Europa

O que fazer em Cracóvia: 10 monumentos e planos únicos

29 novembro 2024

Você não sabe o que fazer em Cracóvia? A cidade polonesa se tornou um dos destinos mais populares da Europa nos últimos anos. Continue lendo para descobrir o porquê!

Cracóvia é uma daquelas cidades que, não importa quantas vezes você a visite, sempre vai surpreender! Com um centro histórico declarado Patrimônio da Humanidade no final da década de 1970, vale a pena passear por suas ruas. Na Civitatis, acreditamos que essa cidade é um dos lugares imprescindíveis da Europa. Por esse motivo, trazemos algumas ideias para orientá-lo sobre o que ver e fazer em Cracóvia. Tome nota!

1. Fazer um free tour por Cracóvia

Bem-vindo a Cracóvia! Se você já chegou à cidade polonesa, a melhor maneira de começar a descobri-la é com um free tour por Cracóvia. Com tanto para ver e fazer, muitas vezes é difícil tentar visitar todos os locais no menor tempo possível e não deixar nada para trás. É por isso que este passeio a pé irá levá-lo a descobrir os recantos e monumentos mais importantes da cidade.

O tour irá levá-lo primeiro a descobrir a Cidade Velha ou Stare Miasto, a atração turística mais importante de Cracóvia. Aqui, você poderá ver a Barbacã, a porta de Florian e a Royal Mile, composta pelas ruas Florianska e Grodzka. Além disso, você também poderá ver outros pontos turísticos essenciais dessa joia polonesa, como a Torre da Antiga Prefeitura ou a Igreja de São Pedro e São Paulo.

A Barbacã e o centro histórico de Cracóvia no outono
Vistas aéreas da Barbacã de Cracóvia

Além disso, a maravilhosa arquitetura gótica, barroca e renascentista que você verá em toda essa área irá deixá-lo maravilhado. O free tour lhe ensinará tudo sobre a fascinante história da cidade, desde os tempos medievais até ao Renasciemento, a Segunda Guerra Mundial e a vida atual da cidade.

Se você quiser um percurso mais personalizado, você sempre pode optar por reservar uma visita guiada privada por Cracóvia ou fazer um tour de bicicleta. Qualquer opção é boa!

2. A Praça do Mercado, uma das mais belas da Europa

A Basílica de Santa Maria, a galeria comercial do Mercado dos Tecidos, a Torre da Antiga Prefeitura e a Igreja de Santo Adalberto. Todos esses monumentos estão concentrados na mesma área: a Praça do Mercado de Cracóvia.

Também conhecida como Rynek Główny, ela é a maior praça medieval da Europa. Conta com mais de 40.000 metros quadrados de área! Construída no século XIII, ela é o centro da cidade e tem grande valor histórico, cultural e social.

Arcos na Praçado Mercado, um dos lugares que ver em Cracóvia
A Praça do Mercado, um dos lugares que ver em Cracóvia

Rodeada de palácios coloridos e casas de aparência medieval, a Praça do Mercado de Cracóvia é uma parada obrigatória para descobrir a cidade. Além disso, na área você pode encontrar um grande número de restaurantes e bares para desfrutar da gastronomia local enquanto ouve a melodia “Hejnal” tocada por um trompetista localizado na mais alta das torres da Basílica de Santa Maria.

Na mesma praça, também está localizado o Rynek Underground. Você sabia que é o maior museu subterrâneo da Europa? Ao realizar um tour pelo museu subterrâneo Cracóvia, você viajará de volta ao passado medieval da cidade enquanto você explora suas ruínas.

3. Explorar o Castelo e a Catedral de Wawel

Localizado imponentemente na Colina de Wawel, junto das margens do rio Vístula, o Castelo de Wawel é um dos monumentos mais visitados da cidade. Considerado um dos símbolos mais representativos da Polônia, serviu originalmente como residência dos reis desse país.

Por outro lado, a Catedral de Wawel foi um verdadeiro símbolo do poder eclesiástico na Polônia e também de sua monarquia. Com mais de 1.000 anos de história, você encontrará vários sarcófagos reais e, é claro, o famoso sino de Sigismundo, com mais de 500 anos de antiguidade!

A imponente fachada da Catedral de Wawel
A Catedral de Wawel

4. Visitar o bairro judeu de Kazimierz e a Fábrica de Schindler

Uma das zonas mais interessantes da cidade e que merece uma visita é Kazimierz, o bairro judeu de Cracóvia. Localizado a poucos minutos a pé do centro da cidade, esse foco da cultura judaica está repleto de história e lugares de grande valor cultural, como suas sete sinagogas, o Museu Judeu Galícia e a Praça Nova. Para descobrir toda sua história, o free tour pelo Bairro Judeu de Cracóvia é absolutamente imperdível.

Kazimierz foi uma das regiões mais afetadas durante a invasão nazista na Segunda Guerra Mundial, já que a maioria de seus habitantes foi deportada para o gueto de Podgorze, deixando-a praticamente abandonada. No entanto, após as filmagens de A Lista de Schindler, a área conseguiu se recuperar.

O filme de Steven Spielberg conta a história do ambicioso empresário alemão Oskar Schindler, que conseguiu salvar a vida de mais de 1.200 pessoas recrutando mão de obra barata entre os judeus do campo de trabalho de Plaszow. Uma visita guiada à fábrica de Schindler ou um tour pelos seus cenários de filmagem são duas atividades imperdíveis em Cracóvia.

Rua Szeroka em Kazimierz, o antigo distrito judeu de Cracóvia
Rua Szeroka em Kazimierz

5. Percorrer o antigo gueto judeu em Podgorze

Muito perto de Kazimierz, atravessando o rio Vístula pela Ponte do Padre Bernatek, encontramos o distrito de Podgorze, um lugar que os nazistas transformaram em um inferno de condições subumanas, doenças e privação de direitos, transformando-o no gueto judeu e assim “libertar” o centro da cidade.

O free tour do Holocausto pelo gueto de Cracóvia irá levá-lo a uma viagem de volta a um dos momentos mais sensíveis da história da cidade, enquanto você passeia por seus principais monumentos. Desde a Praça Bohaterów, onde se selecionavam os judeus que seriam transportados para o campo de concentração e onde se encontra o Monumento das Cadeiras, até a emblemática Farmácia da Águia e os restos do muro do gueto.

Monumento das Cadeiras em Podgorze
Bairro Judeu, uma visita imperdível que ver em Cracóvia

6. Viajar pelo passado comunista de Cracóvia

Como você pode ver, a história de Cracóvia é imensa. Após a Segunda Guerra Mundial, o regime comunista foi estabelecido na cidade, marcando um antes e um depois no estilo de vida de seus habitantes. Mas como foi a era comunista de Cracóvia?

Durante sua viagem à cidade polonesa, você poderá ver como era o período em que nasceu a República Popular da Polônia, enquanto passeia pelos monumentos imprescindíveis do controle soviético, como as Universidades de Ciência e Tecnologia e a Universidade de Agricultura. O tour pela Cracóvia comunista é uma maneira fascinante de ter uma visão do modo de vida do povo polonês durante esta época.

Além disso, nos arredores de Cracóvia se encontra Nowa Huta, um bairro criado do zero para realizar o “sonho soviético”. Essa cidade utópica, construída em 1949, está repleta de construções que mostravam aos seus habitantes que a vida girava à volta do socialismo, como a estátua de Lênin, a Igreja da Arca ou a Praça Central. O free tour por Nowa Huta irá contar-lhe todas as histórias deste bairro.

Vistas aéreas da cidade comunsita de Nowa Huta, em Cracóvia.
Vistas aéreas de Nowa Huta

7. Auschwitz-Birkenau, o campo de concentração mais conhecido na Polônia

Localiza-se a 70 quilômetros da cidade, mas é decididamente uma visita obrigatória para quem viaja para Cracóvia. O campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau é a prova viva de que o mal existe. Sua preservação, em perfeitas condições, permite que você veja os antigos barracões, as câmaras de gás, os fornos crematórios e parte da imensa coleção de objetos que foram roubados aos prisioneiros.

Para aprender com os erros do passado e, acima de tudo, para não cometê-los novamente, recomendamos uma excursão a Auschwitz-Birkenau.

Entrada do campo de concentração Auschwitz-Birkenau
Campo de concentração Auschwitz-Birkenau

8. Admirar Cracóvia navegando pelo rio Vístula

Cracóvia conta com a via fluvial mais importante da Polônia, o rio Vístula. Ele desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da cidade e do país, especialmente no comércio da famosa Mina de Sal Wieliczka. O rio passa pelos principais monumentos da cidade, como o Castelo de Wawel, o Mosteiro das Irmãs Nobertinas, a Igreja do Arcanjo Miguel e São Estanislau.

Se você optar por fazer um passeio de barco pelo rio Vístula, poderá ver a mistura de arquitetura de Cracóvia das suas águas tranquilas e ouvir sua história graças ao audioguia em inglês incluído.

Vista do rio Vístula junto do Castelo de Wawel
Vista do rio Vístula junto do Castelo de Wawel

9. Conhecer e escutar Chopin

Em toda a Polônia, Chopin é um ícone cultural e até mesmo um herói nacional. E não é de se admirar! O romantismo musical de Frédéric Chopin é um dos grandes legados desse famoso compositor. No entanto, sua influência durante a luta do país pela independência e identidade nacional fez de sua obra uma verdadeira fonte de inspiração.

Por isso, se você quiser ter uma experiência cultural imersiva na cidade e descobrir a música clássica em um lugar inesquecível, assistir a um concerto de piano com a música de Chopin nos parece a opção ideal para fazer em Cracóvia.

10. Degustar as delícias da cozinha polonesa

Você é daqueles que adoram experimentar novos pratos quando viaja? A gastronomia de Cracóvia é muito variada. Você pode saborear saborosos bolinhos de carne (pierogi z mięsem) ou bolinhos de queijo e batata (pierogi ruskie), optar por um prato principal farto como o goulash (à base de carne de porco) ou saborear um doce típico como o paczki, uma massa recheada de geleia. O tour gastronômico por Cracóvia inclui mais de dez especialidades da gastronomia polonesa, enquanto você explora alguns dos mercados e restaurantes locais mais tradicionais. Bom apetite!

Outro produto que não podemos ignorar na cultura polonesa é sua famosa vodka. Quais são os ingredientes usados em sua produção? Por que a vodka é tão popular na Polônia? A melhor maneira de descobrir é fazer um tour de bebidas polacas por Cracóvia, o ponto alto de qualquer viagem ao coração da Polônia.

Paczki, um bolo recheado de geleia
Um paczki típico de Cracóvia

Quantos dias são necessários para visitar Cracóvia? 

Para garantir que você não perde nada importante, a Civitatis recomenda passar pelo menos três dias em Cracóvia. Dessa forma, você terá tempo suficiente para ver os principais pontos turísticos da cidade e ter uma ideia completa de sua cultura. Caso passe mais tempo na cidade, esse destino não irá decepcioná-lo, pois há inúmeras excursões, atividades e visitas guiadas para fazer em Cracóvia.

Preços: Cracóvia é cara?

Quanto à moeda, a Polônia usa o zloty, uma moeda equivalente a cerca de 0,20EUR. É claro que o preço de sua viagem e sua experiência na cidade dependerão dos lugares que você visitar. No entanto, para a maioria dos viajantes, Cracóvia costuma ser uma opção muito econômica. Ao planejar sua viagem, você encontrará muitas opções de hospedagens e restaurantes para todos os orçamentos.

Além disso, os ingresso para os principais pontos turísticos também são muito acessíveis. Se você quiser aproveitar ao máximo sua visita e economizar, recomendamos comprar o Krakow Card, que inclui entrada gratuita em mais de 37 atrações e transporte público gratuito. Não há desculpa para não visitar Cracóvia!

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: