O que fazer no Cairo: 10 ícones da capital do Egito

Quem nunca sonhou com uma viagem ao Egito? A capital é geralmente o ponto de partida para a maioria dos viajantes que decidem ir ao norte da África para explorar esse país fascinante. Para garantir que você não perca nenhum detalhe durante sua viagem, fizemos uma lista do que fazer no Cairo com os principais monumentos e lugares.
Descobriremos alguns fatos históricos muito interessantes sobre os principais ícones monumentais e revelaremos as melhores atividades e visitas guiadas no Cairo. Você gostaria de ver uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo? Ou visitar um dos bazares mais famosos do mundo islâmico? Ou ver sarcófagos autênticos do Egito Antigo? Aqui vamos nós!
1. Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge
Eles não ficam exatamente no Cairo, mas são um dos monumentos mais visitados do mundo e estão localizados a menos de 20 quilômetros do centro da cidade. De fato, devido à sua altura, elas são facilmente visíveis de diferentes partes da capital. Estamos falando, é claro, das míticas pirâmides de Gizé, uma necrópole que nos leva de volta aos tempos do Egito Antigo.
O complexo da pirâmide tem mais de 4.500 anos de história e está em um estado de preservação realmente impressionante. A mais impressionante de todas é a pirâmide de Quéops, que, com 140 metros de altura, é conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé. Mas as pirâmides de Quéfren e Miquerinos são igualmente impressionantes. Ao entrar e caminhar por suas passagens estreitas e em ziguezague, é possível entender a importância dada nos tempos antigos ao sepultamento dos grandes faraós.

A área também abriga a Grande Esfinge de Gizé, outro item obrigatório na nossa lista do que fazer no Cairo. Essa escultura monumental, com o corpo de um animal e uma cabeça humana, foi criada por volta de 2.500 a.C. para proteger o complexo funerário de Quéfren. Você não vai parar de tirar fotos!
Sem dúvida, esse lugar é um dos que merecem ser visitados pelo menos uma vez na vida. Por isso, na Civitatis você encontrará as melhores excursões e visitas guiadas às pirâmides de Gizé, desde um free tour pela necrópole até uma experiência totalmente imersiva que inclui jantar e um espetáculo noturno.
2. Grande Museu Egípcio
Muito próximo às pirâmides de Gizé está o Grande Museu Egípcio. As obras começaram no início dos anos 2000 e, embora ainda esteja em construção, desde 2023, várias de suas salas podem ser visitadas.
Esculturas de deuses e faraós, sarcófagos, pedras e colunas esculpidas com hieróglifos e inúmeros objetos funerários se destacam nesse museu. Quando estiver totalmente aberto, estima-se que essa galeria abrigará cerca de 50.000 peças do Egito Antigo, quase metade das quais nunca foram trazidas à luz e serão exibidas ao público pela primeira vez. E, se você achou pouco, saiba que o museu também terá uma imensa coleção dedicada a Tutancâmon. O que mais você poderia pedir?
Para descobrir todos os segredos dessa extensa exposição, é ideal participar de um tour pelo Grande Museu Egípcio. Essa visita é perfeita, pois inclui um guia e permite que você se concentre nas áreas mais importantes do museu. Se você quiser combinar dois planos no mesmo dia, o tour pelo Grande Museu Egípcio e às pirâmides de Gizé é uma boa alternativa do que fazer no Cairo.

3. Cidadela de Saladino e Mesquita de Alabastro
Agora, voltaremos para o centro da capital do Egito e nos concentramos na Cidadela de Saladino. Essa é uma antiga fortaleza construída no século XII para defender a cidade durante as Cruzadas. A fortificação, que serviu por cerca de 700 anos como residência real e sede do governo, foi declarada como Patrimônio da Humanidade.
Embora a área possa ser visitada por conta própria pagando seu ingresso, nós altamente recomendamos o tour completo pelo Cairo com ingressos para conhecer todos os seus segredos. Ele inclui uma visita à Cidadela, bem como a muitos outros locais emblemáticos.
O complexo da cidadela já chegou a abrigar cerca de 100.000 pessoas. Suas muralhas e torres defensivas estão entre os pontos turísticos imperdíveis da nossa lista do que fazer no Cairo, além da sua famosa Mesquita de Alabastro, também conhecida como mesquita Muhammad Ali. Você sabia que ela é inspirada na Nova Mesquita de Istambul? A decoração de seu amplo salão de orações é realmente impressionante.

4. Mesquita Al Rifa´i
A Mesquita Al Rifa’i é famosa por ser o local de descanso final de muitos membros da família real egípcia, incluindo os reis Fuade I e Faruque. Por esse motivo, ela não poderia faltar nessa lista do que fazer no Cairo.
Além disso, esse templo está localizado próximo à Mesquita do Sultão Hassan, considerada uma das construções islâmicas mais importantes do mundo e um dos santuários mais caros do Egito medieval. Outro fato curioso. Esse edifício foi originalmente concebido como uma madrasa, ou seja, um local para servir como escola do Islã.
Para aqueles que desejam visitar essas mesquitas e outros santuários do mesmo período, o tour histórico pelo Cairo do califado fatímida é a visita guiada mais especializada. Sem dúvida, uma das melhores visitas guiadas pela capital do Egito.

5. Museu Nacional da Civilização Egípcia
Agora vamos para o sul, para o Museu Nacional da Civilização Egípcia, uma das exposições mais importantes para conhecer no Cairo. O NMEC é conhecido por abrigar mais de 20 múmias e sarcófagos reais. O estado de preservação desses corpos é realmente incrível. Essas coleções podem não agradar a todos os viajantes, mas são imperdíveis para todos os amantes do Egito Antigo.
O objetivo dessas galerias é mostrar como os diferentes habitantes dessa região evoluíram ao longo dos anos, desde os tempos pré-históricos até os dias atuais. O NMEC abriu oficialmente suas portas em 2021, após um impressionante desfile televisionado com os corpos dos faraós que viajaram do Museu Egípcio no Cairo para essa nova “casa”.

6. Barrio Copta e Igreja Suspensa
O bairro copta se estende por menos de três quilômetros do Museu Nacional da Civilização Egípcia. É um dos bairros mais antigos do Cairo e abriga a maior parte da comunidade cristã do Cairo. De acordo com as escrituras religiosas, foi nesse local que a Sagrada Família se refugiou durante seu exílio no Egito para escapar de Herodes. Por isso, o importante valor histórico dessa área.
Atualmente, esse bairro é conhecido como uma atração turística por abrigar o santuário de Santa Virgem Maria, conhecido como a Igreja Suspensa. Esse apelido vem de sua localização, pois foi construído sobre um dos portões da antiga fortaleza da Babilônia. Seu interior é notável por seu teto de madeira, construído à imagem e semelhança da Arca de Noé, e suas 13 colunas que simbolizam Jesus e os apóstolos.
A igreja de São Jorge, o complexo de Santa Bárbara e a Sinagoga Ben Ezra também fazem parte dessa área. Ao participar de uma visita guiada ao bairro copta, você será acompanhado por um especialista na história da cidade e em suas ligações com o cristianismo e o judaísmo. Um passeio realmente diferente que não deve faltar em sua lista do que fazer no Cairo.

7. Museu Egípcio do Cairo
O Museu Egípcio do Cairo é outra visita obrigatória para fazer no Cairo. Embora atualmente existam mais coleções em diferentes partes da cidade, esse espaço tem sido tradicionalmente o museu mais importante para visitar na capital egípcia. De fato, suas origens remontam a 1835.
Papiros, objetos funerários do Vale dos Reis, estátuas, pinturas, sarcófagos, vasos e até mesmo um trono pertencente a Tutancâmon. Essas são apenas algumas das muitas peças em suas salas. A coleção exibe mais de 100.000 objetos recuperados de diferentes partes do país e que são indispensáveis para entender como as pessoas viviam nessas terras há milhares de anos.

8. Bazar de Khan el-Khalili
Não podemos falar sobre os pontos turísticos para fazer no Cairo sem mencionar o bazar Khan el-Khalili, um dos maiores e mais famosos do mundo árabe. Ele tem cerca de 1.000 postos e vários cafés. Joias, perfumes, luminárias, especiarias, roupas, souvenir? Você pode encontrar praticamente tudo aqui!
É claro que estamos falando do mercado mais importante do Egito e é preciso ter em mente que a arte de pechinchar é uma questão cultural. Quando você pedir um preço, a resposta será quase ultrajante. É preciso negociar e brincar até obter uma taxa razoável do vendedor. Não é uma questão de classe, nem de educação, é simplesmente algo que você precisa fazer para se sentir como um local.
É possível caminhar pelo bazar durante o dia ou à noite e, de ambas as maneiras, a atmosfera é muito segura e atraente. Se quiser passear pelo bazar após o pôr do sol acompanhado por um guia, uma boa opção é participar de um tour noturno pelo Cairo.

9. Mesquita de Al-Azhar
A menos de 10 minutos a pé do bazar Khan el-Khalili está a Mesquita Al-Azhar, cujas origens remontam ao século X. Como a mesquita-madrassa do Sultão Hassan, esse edifício serviu como um centro de aprendizado e também como local de culto. De fato, até hoje ele ainda atrai estudantes de todo o mundo.
Seu pátio de mármore branco é um de seus espaços mais impressionantes, assim como sua biblioteca e antigas salas de estudo. Em resumo, é uma das mesquitas mais antigas do mundo e um símbolo da cultura islâmica.

10. Torre do Cairo e parque Al-Azhar
Deixamos para o final dois pontos diferentes e distantes, mas que cumprem a mesma função. Qual é ela? Oferecer vistas panorâmicas perfeitas do skyline da cidade.
A Torre do Cairo é um dos melhores mirantes da capital. Ela está localizada na ilha Gezira e conta com um observatório e até um restaurante giratório. Os ingressos são razoavelmente baratos e podem ser obtidos diretamente na bilheteria do edifício. Qualquer hora é boa para ir, mas ao pôr do sol as vistas são realmente mágicas.
O parque Al-Azhar é um dos mais belos espaços verdes da cidade. Seus 30 hectares se estendem entre o bazar Khan el-Khalili e a Cidadela de Saladino. Esse pulmão verde é um verdadeiro oásis de paz em meio ao caos e oferece vistas únicas dos minaretes de sua mesquita. É interessante notar que ele foi construído em 2005 em um terreno que antes abrigava um depósito de lixo.
Se você tiver tempo suficiente na cidade, poderá participar do tour noturno pelo parque Al-Azhar com jantar incluído. O toque final perfeito para uma noite na capital do Egito. Ideal para quem está procurando coisas diferentes e originais para fazer no Cairo.

Como reservar uma viagem ao Egito com tudo incluído
Embora cada vez mais turistas estejam optando por visitar o Cairo e o resto do país por conta própria, um pacote turístico pelo Egito é a opção mais comum e mais prática. A maioria desses circuitos começa e termina na capital e inclui acomodação, taxas de entrada em monumentos e até mesmo um cruzeiro no Nilo para explorar a capital e outros destinos no país.
Esses itinerários geralmente incluem visitas guiadas ao Cairo. No entanto, você pode aproveitar o tempo livre para explorar o restante dos lugares que listamos nesse guia do que fazer no Cairo. De qualquer forma, se você quer optar por um pacote com tudo incluído, aqui estão algumas das melhores opções:
- Egito completo, 8 dias com tudo incluído.
- Egito completo + Mar Vermelho, 11 dias com tudo incluído.
- Egito completo + Lago Nasser, 11 dias com tudo incluído.
- Egito completo + Lago Nasser e Mar Vermelho, 15 dias tudo incluído.

Claramente, a capital do Egito tem muito a oferecer. Mesquitas, igrejas, bazares, museus e, é claro, as pirâmides de Gizé se destacam nesse destino fascinante. Agora que vimos os melhores planos do que fazer no Cairo, a única coisa que resta a fazer é aterrissar nessa cidade e começar a desfrutar de sua extensa história e infinitas possibilidades.
O mais lido #Mais da África
O que fazer em Girona: o top 10 deste destino na Espanha
29 março 2025Parques Warner pelo mundo
21 março 2025O que fazer em Mendoza: 10 planos e dicas imperdíveis
17 março 2025O que fazer em Gênova: 13 dicas para não perder nada
14 março 2025