Europa

O que fazer em Bucareste em 3 dias: as paradas imperdíveis

Vista del centro di Bucarest dall'alto, con palazzi in stile architettonico sovietico, emergono dagli alberi di un parco urbano
A capital da Romênia é um destino que oferece passeios incríveis com um menor custo. Descubra o que fazer em Bucareste com a Civitatis!
27 março 2025

A capital da Romênia é, erroneamente, uma das capitais mais subestimadas da Europa. Por outro lado, é também um dos destinos mais baratos. Você sabia que a taxa de câmbio entre o Euro e o Leu Romeno é de 1 para 5? Por isso, se você quer viajar para um lugar novo e interessante sem gastar uma fortuna, a capital da Romênia é definitivamente uma ótima escolha. E se você ainda não sabe o que fazer em Bucareste, mas gostaria de ter as melhores informações sobre os roteiros, continue lendo este artigo da Civitatis.

Na nossa opinião, para conhecer bem a cidade e os seus arredores, você vai precisar de pelo menos três dias. Bucareste, embora menor que outras capitais, tem muito encanto a oferecer. E entre uma visita a um museu e uma excursão, o tempo passa voando! Nossa primeira dica é, portanto, reservar um free tour pela Bucareste comunista para ter uma ideia de quais monumentos ou museus você gostaria de visitar depois.

Primeiro dia: o que não pode faltar no centro

Antes de começar, saiba que o transporte público de Bucareste, especialmente o metrô, é muito eficiente. Portanto, você não terá problemas para chegar ao coração da capital, mesmo vindo de bairros mais afastadas. Uma das principais estações é a Praça da União, ponto de partida do nosso roteiro pelos principais monumentos do centro de Bucareste.

Praça da União

A primeira coisa que chama a atenção no centro dessa praça é a incrível fonte circular, embelezada por impressionantes jatos de água. Você também ficará impressionado com a fascinante mistura de estilos arquitetônicos ao redor, muitos deles do período soviético.

As grandes fontes, que lembram piscinas olímpicas, ganham uma iluminação com mil cores à noite, oferecendo um espetáculo divertido e encantador. Ao redor da praça, além de uma ampla avenida arborizada, há uma grande variedade de restaurantes e bares onde você poderá fazer uma pausa e recarregar as energias.

Vista aérea de um complexo de fontes circulares, a menor está no centro da praça, enquanto ao redor há outros tanques que formam dois semicírculos, envolvendo a fonte central de ambos os lados
O tamanho da fonte de Bucareste irá surpreendê-lo

Parlamento de Bucareste

A Casa do Povo, como é chamada pelos romenos, também não passa despercebida. O edifício do governo é de fato de dimensões titânicas, tanto que é conhecido como o segundo edifício parlamentar mais pesado do mundo, ficando somente atrás do Pentágono. Isso faz com que a cada ano ele afunde seis milímetros no solo!

Explorar o seu interior é uma experiência imperdível que você poderá fazer em uma visita guiada pelo Parlamento Romeno com um guia especializado. O gigantesco prédio do governo possui salas minunciosamente decoradas e valiosas obras de arte, mas cuidado para não se perder!

Um imponente edifício branco no final de uma grande avenida em um dia ensolarado
A grandiosidade do Parlamento é difícil de capturar em uma única foto

Lipscani

Continuando pelo lado direito do Parlamento, em direção ao parque Izvor, você chegará mais perto do rio Dâmbovița. Depois de cruzar o rio por uma de suas muitas pontes, você chegará a Lipscani, o verdadeiro centro histórico de Bucareste. Os demais pontos turísticos do primeiro dia estão todos nesta área.

Além de igrejas, museus e edifícios históricos, aqui você também encontrará charmosos restaurantes, cafés e lojas de todos os tipos. É o lugar perfeito para uma pausa para o almoço ou para curtir a noite. Participe do nosso Pub Crawl. Tour de festa por Bucareste! Começaremos na rua Lipscani, o plano perfeito para descobrir o lado mais social da cidade!

Uma rua de paralelepípedos com postes de iluminação nas laterais e edifícios Art Nouveau no centro de Bucareste
Um vislumbre do centro histórico de Bucareste

Mosteiro de Stavropoleos

O que fazer em Bucareste? Esta pequena joia escondida traz a resposta. Você estará em um dos mosteiros ortodoxos mais encantadores da capital romena. Tanto o pátio interno quanto a sua igreja apresentam uma mistura de elementos da arte ortodoxa e islâmica. É uma verdadeira obra-prima da arquitetura romena, conhecida como estilo Brâncoveanu.

Pequeno Museu de Paris

No século XIX, Bucareste passou por um período de grande efervescência cultural, especialmente graças à influência de Paris. Uma verdadeira Belle Époque romena, que deixou suas marcas pela cidade. Mas se você quiser ver de perto as provas em primeira mão daquele período, não pode deixar de visitar o Muzeul Micul Paris, o Pequeno Museu de Paris, como Bucareste era conhecida no século XIX.

O pátio interno do Mosteiro de Stavropoleos de arquitetura romena
O eclético pátio interno do Mosteiro de Stavropoleos

Carrossel de luz

Se você é um apaixonado por livrarias, não pode perder esta joia. Lá, você vai encontrar prateleiras e mais prateleiras de livros, distribuídas em três andares, dentro de um edifício elegante com detalhes modernos. No último andar, você ainda poderá aproveitar para tomar algo no café interno enquanto lê o seu livro favorito.

Galeria Macca – Vilacrosse

Ainda para permanecer imerso na atmosfera da Belle Époque, atravessamos a passagem de Macca – Vilacrosse, uma galeria repleta de lojas e restaurantes onde você poderá fumar um narguilé. O teto às vezes fica descoberto, outras vezes coberto com guarda-chuvas coloridos. Um dos lugares mais fotografados de Bucareste!

Uma série de guarda-chuvas coloridos pendurados sobre uma galeria descoberta à noite
Os guarda-chuvas coloridos que decoram uma seção da galeria Vilacrosse

Orla rio Dâmbovița

O rio de Bucareste oferece uma vista privilegiada dos edifícios históricos. Seja qual for a cidade que você for, uma caminhada ao longo do rio é sempre um ótimo passeio para fazer em Bucareste, especialmente se você quiser admirar a arquitetura da cidade com mais detalhes. E a beira-rio de Bucareste não é exceção.

Você vai perceber que a era comunista deixou uma marca indelével no horizonte da capital romena. Para descobrir todas as suas particularidades, recomendamos que você participe do free tour pela Bucareste comunista, uma viagem no tempo pelos edifícios que fizeram a história da Romênia.

Vista dos edifícios que cercam o rio em Bucareste, desde arranha-céus soviéticos até edifícios Art Nouveau
A orla oferece uma perspectiva única sobre a cidade

Segundo dia: um mergulho na Bucareste cultural

Depois de um primeiro dia explorando o perfil arquitetônico do centro histórico, vamos mergulhar no lado cultural da capital romena. Aproveite este segundo dia em Bucareste para descobrir as principais atrações culturais e visitar diversos espaços históricos, alguns deles verdadeiramente únicos!

Museu nacional de história romena

Instalado no antigo edifício dos Correios, na central Calea Victoriei, a poucos passos dos pontos turísticos do primeiro dia, esse museu reúne uma coleção de grande interesse histórico e cultural. Visitá-lo significa conhecer de forma aprofundada a história da Romênia, percorrendo nada menos que 60 salas.

Entre as peças expostas, você encontrará as Joias da Coroa Romena e o Tesouro de Pietroasele, uma coleção de objetos preciosos encontrados em uma tumba, exemplos raros e únicos de arte bárbara. Ou seja, se você é um apaixonado por história, esse museu é uma referência!

Vista de um palácio neoclássico com cúpulas em um dia ensolarado e sem nuvens
O edifício que abriga o Museu de História de Bucareste

Igreja Crețulescu

Caminhando por uma das principais artérias da Romênia, a Calea Victoriei, você encontrará uma construção curiosa, pequena e aconchegante, no meio dos altos prédios ao redor. Trata-se de uma igreja ortodoxa do século XVIII que guarda, tanto por dentro quanto por fora, afrescos coloridos e fascinantes.

Praça da Revolução

A Calea Victoriei leva até a Praça da Revolução, um grande espaço que foi palco de um dos momentos históricos mais significativos da Romênia: a fuga do ditador Ceaușescu em dezembro de 1989. De frente para a praça está o Palácio Real, que abriga o Museu Nacional de Arte.

O ditador sanguinário fez o seu último discurso nesse local que antigamente era a sede do Partido Comunista, também com vista para a praça, diante de uma multidão imensa e furiosa. Sua fuga marcou o início da democracia na Romênia.

Um grande edifício retangular encimado pela bandeira romena
Um dos prédios institucionais de frente para a Praça da Revolução

Estrada Arthur Verona

A poucos passos do Ateneu fica esta rua, o local onde se concentra as mais belas obras de street art da cidade. Bucareste está repleta de murais belíssimos e o local ganha uma magia a mais ao anoitecer quando as luzes dos edifícios históricos são acesas. Além disso, do Ateneu Romeno, você poderá começar o free tour noturno por Bucareste e poderá desvendar os segredos ocultos das suas imponentes construções, enquanto mergulha na história da Romênia.

Ateneu Romeno

Este imponente edifício neoclássico é uma sala de espetáculos elegante e majestosa, tanto por fora como por dentro. Com certeza uma das visitas que você não pode deixar de fazer em Bucareste! A fachada branca com suas colunatas, o foyer decorado com mármore policromado e a sala de espetáculos, entre as melhores do mundo em termos de acústica, garantiram ao Ateneu Romeno a Marca do Patrimônio Europeu em 2023.

Um grande palácio semelhante a um templo, encimado por uma cúpula neoclássica circular em frente a um jardim e cercado por outros edifícios mais baixos
Entre as coisas para fazer em Bucareste não pode deixar de visitar o Ateneu Romeno

Museu Nacional da Aldeia “Dimitrie Gusti”

Este é talvez o museu mais curioso de toda Bucareste, idealizado pelo Dr. Gusti, um folclorista romeno que decidiu reunir todos os tipos de aldeias rurais da Romênia em um só lugar. Aqui, você encontrará exemplos das aldeias reais, que ainda são possíveis de ver ao percorrer a área rural. Na verdade, não é difícil ainda encontrar casas de madeira com telhados de palha, mas com interiores decorados que são tudo, menos simples.

Recomendamos participar de uma visita guiada pelo Museu da Aldeia e pelo Parque Herastrau, você terá a oportunidade de vivenciar a essência da alma romena, além de visitar o principal pulmão verde de Bucareste. O parque está localizado atrás do museu, que se estende ao ar livre em seções com reconstruções de vilarejos feitas com peças originais, incluindo casas, moinhos e poços.

Duas casas de madeira com telhados inclinados de vários andares, divididas por cercas dentro de um parque em Bucareste
O museu ao ar livre oferece uma amostra do espírito mais genuíno da Romênia

Teatro Nacional de Bucareste

Não são apenas os apreciadores das obras teatrais que se encantam com este espaço, sua história de mais de 150 anos é enigmática, marcada pela força e resistência decorrentes das várias reconstruções. Além de aprender sobre o passado, é possível admirar o novo edifício e passear por seu jardim mesmo que não assista a um concerto.

Depois de conhecer o legado de uma das instituições culturais mais importantes da Romênia, você poderá se encontrar com um grupo que parte desse local para mergulhar em uma aventura noturna fazendo o tour de mistérios e lendas por Bucareste. Você descobrirá a parte mais oculta dessa cidade fascinante.

Arquitetura moderna do Teatro Nacional de Bucareste e o seu jardim
Edifício moderno do Teatro Nacional de Bucareste localizado aproximadamente a 500 metros do antigo

Museu do Comunismo de Bucareste

Caminhando ainda pelo pelo centro histórico da cidade, você encontrará o Museu do Comunismo em Bucareste. Neste espaço são retratados a história e o modo de vida dos romenos sob o regime entre os anos 1940 e o final dos anos 1980. Ao adquirir o ingresso do Museu do Comunismo de Bucareste, você viverá uma experiência interativa, podendo vestir as roupas que estão no museu e pegar os objetos expostos da época nas recriações de ambientes domésticos.

Terceiro dia: entre termas e castelos

Guardamos uma surpresa para o final. O complexo termal Therme de Bucareste vai deixar você sem palavras. Há quem diga que não quer relaxar demais e prefere embarcar em novas aventuras. Por isso, reservamos algumas atividades para você fazer em Bucareste neste último dia para agradar a todos os gostos. A diversão está garantida!

Balneário de Bucareste

Se há uma coisa que você não pode deixar experimentar em Bucareste são as termas. O balneário de Bucareste é reconhecido mundialmente e oferece tudo o que se pode desejar de um complexo termal. Ao reservar o ingresso do balneário Therme, você desfrutará de um dia para se desligar da rotina no maior centro de bem-estar coberto da Europa.

Ao lado da capital e com diferentes áreas para você relaxar, piscinas internas e externas, saunas e banhos turcos, além de áreas de refresco e até uma grande rede de lâminas aquáticas. Você também poderá optar por reservar a excursão ao balneário Therme, com ingresso sem fila e transporte incluídos!

Uma grande piscina cercada por uma ampla estrutura de vidro e metal com palmeiras ao redor
O Terme de Bucareste está entre as principais atrações de Bucareste

Castelo do Drácula

Os arredores de Bucareste também oferecem experiências únicas e inesquecíveis. A Idade Média deixou como herança os imponentes castelos à região vizinha da Transilvânia. Entre eles, o de Bran é conhecido como o Castelo do Drácula, por lembrar o que foi descrito pelo escritor irlandês Bram Stoker em seu romance gótico com o mesmo nome.

Então, se você gosta de histórias de vampiros, não deixe de fazer uma excursão ao castelo do Drácula de Bucareste. A Transilvânia certamente saberá como deixá-lo em êxtase. Se além do encanto da Transilvânia quiser conhecer a região montanhosa de Valáquia, poderá reservar a excursão aos castelos da Transilvânia e Valáquia. Lá, você visitará o Mosteiro de Sinaia.

A natureza exuberante dos Cárpatos poderá até convencê-lo para prolongar sua estadia a fim de descobrir outras maravilhas incríveis. Se esse for o seu caso, recomendamos fazer o tour de 2 dias pela Transilvânia. Agora se você quer conhecer o legado histórico e monumental de Veliko Tarnovo, recomendamos que você participe da Excursão à Bulgária. Um cenário de conto de fadas!

Um castelo no alto de uma rocha no meio de uma floresta de pinheiros em um dia ensolarado
O impressionante Castelo de Bran, no coração da Transilvânia

Com esse roteiro, não pretendemos dar uma ideia engessada sobre o que fazer na capital da Romênia, mas sim inspirá-lo. De fato, há muitas outras coisas na lista do que fazer em Bucareste, por isso convidamos você a descobrir essa fascinante capital também um pouco por acaso, simplesmente passeando pelas suas ruas repletas de história.

E por falar em inspiração, não se esqueça de conferir as melhores atividades, visitas guiadas e excursões da Civitatis. Estamos à sua disposição para tornar sua viagem repleta de experiências sempre novas e surpreendentes! Bucareste é realmente encantadora e vai valer muito a pena conhecer esse lugar enigmático e de beleza singular.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leído #França