América

O que fazer em Bonito: 10 planos no paraíso do ecoturismo

Prática de mergulho de flutuação em um rio verde esmeralda de Bonito
Um destino que faz jus ao nome! Venha descobrir o que fazer em Bonito e desfrute ao máximo desse paraíso do ecoturismo brasileiro.
22 março 2025

Um destino que faz jus ao nome. Bonito, no Mato Grosso do Sul, é o paraíso do ecoturismo brasileiro, ideal para quem gosta de entrar em contato com a natureza e aproveitar aventuras inesquecíveis. Você planeja viajar, mas ainda não sabe o que fazer em Bonito? Hoje, vamos te ajudar a planejar sua aventura no Centro-Oeste do país.

Localizada no sudeste de Mato Grosso do Sul, Bonito faz parte da Serra da Bodoquena, um conjunto de formações calcárias que formam a deslumbrante paisagem da região. Rios de águas cristalinas, trilhas no meio da mata, grutas e cavernas com formações rochosas de tirar o fôlego, experiências inesquecíveis… Bonito tem muito a oferecer. Anote tudo!

1. Visite um dos balneários em Bonito

Para começar a explorar a cidade, a melhor opção é conhecer um dos balneários em Bonito. São lugareis ideais para quem quer aproveitar a natureza e relaxar em um ambiente estruturado e acessível, com espaço para banhos, descanso e restaurantes. Você pode aproveitar as belezas da cidade sem precisar fazer passeios mais intensos, como trilhas e mergulhos.

Há mais de dez balneários em Bonito, com diferentes atrações e estruturas. Na Civitatis, você pode comprar o ingresso para os melhores balneários da cidade.

Rio cristalino com diversos peixes e vegetação frondosa
Um dos balneários de Bonito

2. Pratique o famoso mergulho de flutuação

Uma das atividades mais icônicas que não poderiam faltar em uma lista do que fazer em Bonito é o mergulho de flutuação. Você vestirá uma roupa de neoprene, colete salva-vidas e mascará de snorkel enquanto desliza suavemente pela correnteza dos rios de água cristalinas da cidade. Enquanto boia, você verá a rica biodiversidade fluvial, repleta de peixes, plantas subaquáticas e formações rochosas. É muito divertido!

Aqui estão as melhores opções para você praticar mergulho de flutuação em Bonito:

Mergulhadores no rio da Prata, de águas cristalinas e rodeado de vegetação
Mergulho de flutuação no rio da Prata

3. Conheça as incríveis grutas de Bonito

A natureza não para de surpreender em Bonito! A cidade não é famosa só por seus rios de águas cristalinas e vegetação frondosa. Você também encontrará grutas e cavernas que oferecem cenários impressionantes.

Gruta do Lago Azul

Uma das mais famosas e visitadas grutas de Bonito é a gruta do Lago Azul. A principal atração dessa caverna é, como o próprio nome diz, o lago azul, cujas águas apresentam uma coloração intensa graças ao processo de filtragem natural. Além da lagoa, você também verá grandes formações de estalactites e estalagmites que enfeitam a gruta e paredes ricas em minerais.

A gruta do Lago Azul foi descoberta em 1924, mas estudos indicam que ela foi formada há aproximadamente 100 milhões de anos, graças ao processo de dissolução de calcário que formam as cavernas de Bonito. Por ser tão antiga, você também encontrará vestígio de animais pré-históricos, como preguiças-gigantes e tigres-dente-de-sabre. Faça a visita guiada pela gruta do Lago Azul para conhecer esse lugar incrível de Bonito.

Gruta com formações rochosas, estalactites e o famoso lago azul
Gruta do Lago Azul em Bonito

Gruta de São Mateus

Outro ponto de visita obrigatória na lista do que fazer em Bonito é a gruta de São Mateus. Ao explorá-la, você verá as belas formações rochosas de estalagmites e estalactites que criam formas curiosas, além de lagoas e piscinas naturais. Impossível não se apaixonar!

Para conhecê-la, faça a visita guiada pela gruta de São Mateus, que inclui uma trilha fácil até a entrada da gruta, um guia que lhe explicará tudo sobre as características geológicas do local e o ingresso do museu de História Cultural.

Gruta de São Miguel

Outra opção de visita para quem gosta de espeleologia é à gruta de São Miguel, conhecida por suas formações rochosas de estalactites e estalagmites, que criam belos cenários dentro da caverna. Você também verá piscinas naturais de água cristalina, alimentadas por uma nascente subterrânea.

Para conhecer essa paisagem natural, faça essa visita guiada pela gruta de São Miguel, que inclui um guia que lhe contará sobre a história, geografia e curiosidades do ecossistema da caverna.

4. Faça uma trilha pelas cachoeiras de Bonito

O próximo item da nossa lista do que fazer em Bonito são as trilhas pela natureza. É um plano ideal para ter um contato direto com a fauna e flora da região e conhecer paisagens impressionantes. As trilhas podem ter diversos níveis de dificuldade e extensão, mas garantimos que todas valem a pena!

A maioria das trilhas de Bonito levam a cachoeiras, uma maneira prática de descobrir esses cenários naturais da cidade. Aqui estão algumas das opções de trilhas que você pode fazer na sua viagem a Bonito. Todas incluem guia em português que levará você para conhecer as melhores cachoeiras da cidade.

Cachoeira rodeada de vegetação em um dia ensolarado
Uma das cachoeiras de Bonito

5. Dê um passeio de barco pelos rios de Bonito

Um passeio de barco em Bonito é um plano imperdível para fazer na cidade. É uma das melhores maneiras de você ver as paisagens naturais, que combinam a frondosa vegetação de Bonito com os rios de águas cristalinas, além de observar fauna local, como peixes e aves nativas. Nesse passeio de barco pelo rio Formoso ou pelo rio Sucuri, você verá todas as maravilhas naturais de Bonito enquanto desfruta de um divertido percurso.

Se preferir, pode optar por este passeio de barco pela Barra do Sucuri, um lugar onde os rios Sucuri e o Formoso se encontram, formando um contraste incrível. Nessa atividade, você poderá também fazer mergulho de flutuação para conhecer as maravilhas subaquáticas do local. Imperdível!

O rio Sucuri passando por Bonito, com águas turquesas cristalinas rodeado de vegetação frondosa
Passeio de barco pelo rio Sucuri

6. Visite o Abismo de Anhumas

Para os amantes de esportes radicais, o Abismo de Anhumas é uma visita obrigatória para fazer em Bonito. Esse local é uma caverna com uma grande galeria subterrânea, acessível apenas por uma descida de rapel de 72 metros. Ao chegar ao fundo, você encontrará um lago de 80 metros de profundidade com águas cristalinas.

Você também ficará impressionado com as formações rochosas, com estalactites e cones calcários submersos. Sabia que alguns chegar a medir 20 metros? Além de todas essas maravilhas, você também verá como a iluminação natural entra pela abertura superior criando um efeito deslumbrante na água. Se você quer conhecer esse lugar mágico, faça esse rapel elétrico no Abismo de Anhumas, que inclui um passeio de bote. Imperdível!

7. Encante-se no Buraco das Araras

A natureza de Mato Grosso do Sul não cansa de surpreender! O próximo ponto da lista do que fazer em Bonito é visitar o Buraco das Araras, uma impressionante dolina a cerca de 50 quilômetros da cidade. Ao visitá-lo, você verá essa imensa cratera natural, com aproximadamente 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade, formada pelo colapso do solo ao longo de milhares de anos. Não é incrível?

Para melhorar, o Buraco das Araras é o lar de uma rica biodiversidade de fauna e flora endêmicas, mas é especialmente conhecido por ser o refúgio de araras-vermelhas, que são frequentemente avistadas em voando em bandos e nidificando nas paredes rochosas. Você também poderá observar outros animais, como jacarés e outras espécies de aves.

Se você quiser visitá-lo, faça essa visita guiada pelo Buraco das Araras, na qual você será acompanhado de um especialista que te contará todas as curiosidades do local.

Buraco das Araras visto de cima, uma grande abertura na natureza e uma visita obrigatória do que fazer em Bonito
Buraco das Araras

8. Conheça o Aquário de Bonito

Se você está buscando um plano para fazer em Bonito com crianças, uma ótima opção é visitar o Aquário da cidade, localizada no centro. O local conta com mais de 30 tanques de água doce onde você encontrará diversas espécies de peixes típicos do Pantanal e da Serra da Bodoquena.

Além de ver peixes como dourados, piraputangas, pintados e pacus, você também poderá participar de experiências interativas e aprenderá mais sobre as espécies, seus hábitos e a importância da preservação ambiental.

Reservando essa visita ao Aquário de Bonito, você poderá conhecer esse espaço educativo acompanhado de um guia que explicará sobre as espécies e suas curiosidades.

9. Aprenda sobre a biodiversidade no Bio Park de Bonito

Outro plano incrível para fazer em Bonito em família é visitar o Bio Park, um centro de conservação e reabilitação de animais silvestres. O principal objetivo do parque é cuidar de animais resgatados de tráfico, maus-tratos ou que não podem retornar à natureza, além de buscar conscientizar os visitantes sobre a importância da fauna endêmica.

Ao visitar o Bio Park, você verá diversas espécies do Cerrado e do Pantanal, como onças-pardas, antas, tamanduás-bandeira, lobos-guará, entre outros. Os animais vivem em grandes espaços que simulam seu habitat natural. É um verdadeiro santuário! Durante a visita, você pode ver as informações sobre cada animal em painéis informativos ou tirar dúvidas com a equipe do parque, formada por veterinários, biólogos e zootecnistas.

Você também pode participar de atividades interativas na área da mini fazenda, onde conhecerá diversos animais em miniatura com os quais poderá interagir, como pôneis, mini vacas, coelhos, entre outros… Impossível não se apaixonar! 

Compre seu ingresso do Bio Park de Bonito para conhecer esse refúgio de animais e aprender sobre a biodiversidade do Centro-Oeste brasileiro.

Uma onça-parda dentro do seu viveiro no Bio Park
Onça-parda no Bio Park de Bonito

10. Faça um tour de aventuras em Bonito

Nossa lista do que fazer em Bonito já é bem ampla, mas ainda há mais! Se você quer se divertir no meio da natureza de Bonito, pode fazer esse tour de aventuras, que inclui um circuito de arvorismo com 18 plataformas que vão de 4 a 15 metros, e duas tirolesas.

Você também pode optar por outros planos para se aventurar pelas paisagens naturais da cidade. Que tal participar de um passeio de quadriciclo por Bonito ou um tour de bicicleta pelo Bosque das Águas? Se quer aproveitar ainda mais as águas cristalinas da cidade, opte por essa atividade de tubing pelo rio Formoso, no qual você deslizará em uma grande boia em formato de rosquinha. Será muito divertido!

Pessoas flutuando em boias em formato de rosquinha no rio Formoso
Tubing pelo rio Formoso

Qual é a melhor época para ir a Bonito?

A melhor época para visitar Bonito depende do seu interesse na viagem. Se você quer encontrar os rios cristalinos, ideal para mergulho de flutuação e outras atividades aquáticas, prefira ir na temporada seca, de abril a setembro. No período chuvoso, as cachoeiras ficam mais cheias e a vegetação fica ainda mais exuberante, mas há riscos de chuva nos seus dias de viagem.

A alta temporada acontece nos meses de julho, dezembro e janeiro, e você encontrará uma maior afluência de turistas e preços mais elevados. Se você quer economizar e evitar multidões, opte por viajar em abril, maio, agosto ou setembro.

Como chegar em Bonito?

Você pode ir a Bonito de carro ou de ônibus, mas, depedendo de onde estiver no país, pode ser uma viagem longa. De São Paulo a Bonito, por exemplo, são 1.200 quilômetros, o que dá cerca de 14 horas de viagem.

A melhor maneira de chegar em Bonito é de avião, pelo Aeroporto de Bonito (BYO), que recebe voos diretos de São Paulo, por Congonhas. Outra opção é voar até o Aeroporto de Campo Grande (CGR), a capital do Mato Grosso do Sul, com mais opções de voos. A cidade fica a 300 quilômetros do seu destino e você pode reservar um transfer entre Aeroporto de Campo Grande até Bonito para não precisar se preocupar com nada na sua chegada.

Água cristalina de um rio fluindo cercado por floresta em um dia nublado
Rio de Bonito

Com tantas maravilhas naturais, conseguimos entender o motivo do seu nome ser Bonito. Agora, que você já sabe tudo o que a cidade tem a oferecer, pode começar a planejar para aproveitar ao máximo a sua viagem. E, se quiser mais, consulte o catálogo completo da Civitatis com mais planos e atividades do que fazer em Bonito.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: