O que fazer na Alsácia: 10 lugares de visita obrigatória
A parte oriental da França, bem na fronteira com a Alemanha, reúne a encantadora Alsácia, considerada por muitos uma das regiões mais bonitas da Europa. Caracterizada pelos seus canais e belas casas em enxaimel, essa região também se destaca pela sua suculenta cozinha que mistura a perfeição a cozinha gaulesa com receitas tradicionais alemãs. Se você está planejando sair da rotina para o leste da França, apresentaremos as cidades e povoados mais bonitos para você ver na Alsácia.
Embora a beleza dessa região seja indiscutível em qualquer época do ano, o Natal na Alsácia é um dos seus momentos mais incríveis. No entanto, a decoração da temporada do Advento não é a única razão para visitar esta zona. Também vale a pena visitar esse lugar para conhecer os seus vinhedos tradicionais e degustar os seus requintados vinhos.
Seja qual for o motivo, a verdade é que não faltam motivos para viajar para a Alsácia. Você está animado para vir conosco neste roteiro tão especial? Anote tudo!
1. Estrasburgo, a capital da Alsácia e do Natal
Embora a Alsácia faça atualmente parte da região francesa do Grande Leste, a verdade é que os alsacianos sempre mantiveram raízes culturais, históricas e gastronômicas muito fortes, que têm como núcleo a grande cidade de Estrasburgo. Portanto, se você não sabe o que fazer na Alsácia, sua viagem poderia muito bem começar nessa cidade.
Estrasburgo concentra tudo o que se pode esperar da Alsácia: canais, casinhas típicas em seu tradicional estilo enxaimel, restaurantes de cozinha franco-alemã… Como se não bastasse, lá está uma das sedes do Parlamento Europeu, um importante órgão da União Europeia, bem como outras instituições como o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, que faz parte do Conselho da Europa.
A visita ao bairro Petit France, com as suas casas tipicamente alsacianas, que parecem ter saído de um conto de fadas; a Catedral, com o seu lendário relógio astronômico; ou a igreja de São Paulo, cujas torres chegam a 76 metros de altura; são apenas alguns dos ícones mais emblemáticos desse destino. Vale muito a pena contemplar toda essa beleza participando do free tour por Estrasburgo.
2. Colmar e sua Pequena Veneza, um must para você ver na Alsácia
Poderíamos definir Colmar como o povoado alsaciano por excelência. Seus românticos canais atraem centenas de milhares de turistas todos os anos. Esses visitantes vêm em busca do colorido das casas tipicamente alsacianas, decoradas em marcantes tons pastel.
É justamente por causa de sua rede de canais que quem visita Colmar não deve hesitar em se perder no bairro de La Petite Venise, ou Pequena Veneza. Ao passear por essa zona, você certamente se sentirá como se estivesse em um filme. E não é de se admirar, já que dizem que os diretores do longa-metragem A Bela e a Fera se inspiraram na arquitetura de Colmar e de outras cidades próximas para recriar o vilarejo fictício no qual se passa o filme de animação.
Para conhecer o seu centro histórico, nada melhor do que participar do free tour por Colmar, embora também o encorajemos a visitar uma das suas exposições mais populares reservando um ingresso do Choco Story, o Museu do Chocolate de Colmar. Este último plano é especialmente recomendado se você viajar para a Alsácia com crianças. Elas vão se divertir muito!
A título de curiosidade, você sabia que Colmar e Nova York estão intimamente ligadas? Frédéric Auguste Bartholdi, o escultor da Estátua da Liberdade, nasceu aqui. Não devemos esquecer que esse ícone monumental foi um presente da França ao povo americano para comemorar o centenário da Declaração de Independência dos Estados Unidos. Hoje, existe uma réplica dessa escultura numa rotunda situada nos arredores dessa cidade alsaciana.
3. Castelo de Haut-Koenigsbourg, a grande fortaleza alsaciana
Na metade do caminho entre Estrasburgo e Colmar, entre as florestas dos Vosges alsacianos, está localizada a fortaleza mais espetacular da Alsácia: o castelo de Haut-Koenigsbourg.
De origem medieval, este impressionante baluarte está localizado no topo do monte Stophanberch, de onde se tem uma vista panorâmica privilegiada das florestas ao redor. No seu interior, o castelo é como uma vila alsaciana em miniatura, com o seu poço, as suas tabernas e, claro, a clássica estrutura em enxaimel das casas tradicionais.
Se você não possui veículo próprio, uma das melhores maneiras de chegar a esse lugar é reservando um tour pela Alsácia + Castelo de Haut-Koenigsbourg, uma excursão organizada que inclui transporte saindo de Estrasburgo. Se você quiser ir por conta própria, o ingresso da fortaleza está incluído no cartão turístico Pass’Alsace. Você não pode perder!
4. Obernai, uma verdadeira surpresa na Alsácia
Outro povoado imperdível para visitar na Alsácia é Obernai, localizado a apenas 30 minutos de trem de Estrasburgo. Esse pitoresco município está cercado por um perímetro amuralhado que lhe confere um aspecto ainda mais medieval.
Passear por esta pequena localidade é como viver dentro de um conto, e isso não é exagero. Basta dar um passeio pela Place du Marché, ao lado da Câmara Municipal de Obernai, para ver a magia e o encanto das suas ruas. Não saia sem antes tirar uma foto no Poço dos Seis Cubos ou sem visitar a igreja dos Santos Pedro e Paulo, um templo que data de 1872 e cuja altura é de quase 190 metros.
Uma dica para quem está viajando. Por esse povoado se mais desconhecido, comprar souvenirs é muito mais barato aqui do que em outras cidades da região. Se você quer levar alguma lembrança da região sem gastar muito dinheiro, suas lojas são perfeitas para você.
5. Mulhouse, outra cidade de visita obrigatória na Alsácia
Na sua lista dos lugares para visitar na Alsácia, a cidade de Mulhouse também não pode faltar. Entre as suas principais joias monumentais estão o templo protestante de Santo Estêvão, bem como a sua antiga Prefeitura. Como bônus, os apaixonados por carros antigos irão certamente adorar o Cité de l’Automobile, um gigantesco museu que reúne uma ampla coleção de veículos de diferentes épocas.
Mulhouse também é perfeita para uma escapadela à Suíça, já que a cidade fica a apenas meia hora de trem de Basileia. Você pode visitar dois países no mesmo dia!
6. Kaysersberg, um charmoso povoado banhado pelo rio Weiss
O povoado de Kaysersberg está localizado a menos de 30 minutos de carro ou ônibus do centro de Colmar. Na verdade, é uma parada regular ao reservar o tour pelos povoados da Alsácia e do tour completo pela Aláscia saindo de Colmar.
As fachadas de suas casas são muito semelhantes às das demais cidades da região. Então, o que podemos dizer como ponto diferencial? O rio Weiss divide o povoado em duas áreas, oferecendo um passeio fluvial realmente encantador em qualquer época do ano. As vistas da sua ponte de pedra são verdadeiramente espetaculares. Você ficará desllumbrado!
Em termos de monumentos, destacam-se a igreja de Santa Cruz, datada do ano de 1227, e a fonte de Constantino, do século XVI. O edifício da Prefeitura também é um dos grandes exemplos da arquitetura renascentista para você ver na Alsácia.
7. Eguisheim, um dos povoados mais bonitos para visitar na Alsácia
Eguisheim é considerado um dos povoados mais bonitos da Alsácia e é outro dos lugares que serviram de inspiração para os cenários do filme A Bela e a Fera, da Disney. Como curiosidade, a distribuição concêntrica de suas ruas lhe dá um toque realmente original. É totalmente impossível passar despercebido! De uma forma ou de outra, você acabará na praça principal mais de uma vez.
Os destaques incluem a capela de Leão IX, com seu afresco colorido e bem preservado, a Maison Paul Schneider, com sua arquitetura tipicamente alsaciana, e o Devecote, um dos símbolos da cidade. Um passeio por essa pequena cidade é um verdadeiro prazer para os sentidos.
8. Ribeauvillé, entre igrejas e praças na mesma rota
Outro pequeno povoado de visita obrigatória para fazer na Alsácia, e que pode ser conhecida em pouco tempo, é Ribeauvillé. Seus principais pontos de interesse turístico ficam na mesma rua principal. Por este motivo, é ideal combinar a sua visita com outras localidades vizinhas.
A fachada da Casa dos Violinistas, originária de 1663, a capela de Santa Catherine, o convento dos Agostinianos e a igreja de São Gregório, são alguns dos monumentos que se encontram no seu centro histórico. Também se destacam a torre dos Açougueiros, uma construção de 29 metros de altura que, segundo contam, já serviu de prisão.
9. Gertwiller, com um dos museus mais curiosos da Alsácia
Localizado entre Estrasburgo e Colmar, Gertwiller é conhecido como a capital do Pão de Especiarias. Esse produto gastronômico, denominado pain d’épices em francês, é um ícone da Alsácia. É uma massa tipo pão de ló aromatizada com mel e gengibre que é comercializada em diversos formatos e tamanhos. Você vai adorar!
Em Gertwiller, você encontra um museu dedicado ao pão de especiarias. Essa exposição reúne até 10.000 objetos relacionados com a história desse produto, desde antigos utensílios de cozinha ou cortadores de biscoitos até formas de confeitaria em madeira. O edifício também dispõe de uma loja especializada onde será difícil resistir a algumas compras.
10. Riquewihr, um povoado cercado por vinhedos
E chegamos a Riquewihr, um lugar ideal para ver de perto os vinhedos da Alsácia. Você pode começar a sua visita a essa localidade passando por baixo do arco da Prefeitura e continuando a subir a rua até chegar à torre Dolder, uma torre de vigia do século XIII, situada no ponto mais alto da localidade. À medida que for ganhando altitude, você verá como a vista panorâmica do povoado e dos seus vinhedos fica cada vez mais bonita. Um passeio agradável repleto de lugares encantadores.
Como se não bastasse, em Riquewihr você encontra uma das lojas Käthe Wohlfahrt, famosa marca de decoração de Natal com estabelecimentos espalhados por inúmeras cidades como Barcelona, Heidelberg, Rüdesheim am Rhein, Berlim e York. Natal o ano todo!
Como se locomover na Alsácia
Talvez você esteja se perguntando como chegar à Alsácia. Se estiver vindo de fora da França, a maneira mais fácil é de avião. E a pergunta é: qual é o aeroporto mais próximo da Alsácia? Estrasburgo é o aeroporto “oficial” da região. No entanto, muitos viajantes chegam à Alsácia aterrissando em cidades próximas, como Basileia, Baden-Baden ou até mesmo, um pouco mais longe, Luxemburgo.
Dependendo do seu aeroporto de origem, há muitas maneiras de chegar às cidades e vilarejos da Alsácia. Você pode alugar um carro, comprar passagens de trem ou optar por transfers de ônibus.
Quando viajar para a Alsácia
Se estiver se perguntando qual é a melhor época para viajar para a Alsácia, há claramente duas épocas de pico na região. Uma delas é o Natal, quando todas as suas cidades e povoados ficam ainda mais bonitos graças às decorações características dessa época festiva. Passeando por aí, você encontrará gnomos sentados em bancos, animais de pelúcia com renas e outras criaturas em quase todas as esquinas, árvores bonitas com enfeites e estrelas e uma iluminação realmente elegante. Não há palavras para descrever!
Além desse período, os meses de verão também são ideais para visitar a Alsácia. Muitas de suas cidades e vilarejos celebram vários festivais tradicionais, repletos de danças e outros espetáculos, com o vinho como protagonista principal. De fato, durante essa estação, muitos proprietários de vinícolas abrem suas instalações ao público para mostrar a riqueza da bebida mais famosa da região.
Seja qual for a estação, independentemente de quando você viajar, essa região agrada a todos os visitantes. Você não pode perder!
Alsácia no Natal
Já dissemos que viajar para a Alsácia no Natal é pura magia e uma das melhores épocas do ano para visitar esta região é de meados de novembro até o fim de dezembro. Não é à toa que essas terras aparecem sempre em todos os rankings dos melhores destinos para viajar no Natal. Por isso, listamos aqui alguns planos para você conhecer o s seus principais povoados e cidades durante o período de festas.
- Tour pelos mercados de Natal de Estrasburgo
- Free tour natalino por Estrasburgo
- Tour natalino por Colmar
- Tour pelos mercados de Natal da Alsácia saindo de Estraburgo
- Tour pelos mercados de Natal de Alsácia saindo de Colmar
Leve em conta que, devido à popularidade da Alsácia no Natal, muitas dessas visitas guiadas se esgotam cedo, por isso é importante reservar com antecedência. Durante o restante do ano, essas atividades permanecem sem datas abertas, mas novos locais costumam abrir várias semanas antes da chegada de novembro. Fique atento e acesse de vez em quando para estar entre os primeiros a escolher uma data e horário.
Gastronomia típica da região
Nesta lista de povoados e cidades para conhecer na Alsácia, não poderia faltar uma menção à sua deliciosa gastronomia. A culinária da região é uma fusão perfeita de receitas de origem francesa e alemã. Além de um bom vinho, recomendamos experimentar o queijo local, especialmente a variedade Munster, e a lendária tarte flambée, uma espécie de pizza com uma massa muito fina e leve coberta com cebola, nata e bacon.
Chucrute, um dos pratos mais famosos da Alemanha, bretzels, pão de especiarias e baeckeoffe, um delicioso ensopado de carne de porco cozido com vinho branco, também são populares na Alsácia. É mais uma desculpa para você visitar a região!
Você já conhece as 10 cidades mais importantes para visitar na Alsácia. Porém, se quiser procurar mais planos na região, pode consultar o catálogo completo e reserve excursões, visitas guiadas e atividades na Alsácia. E agora só falta o mais divertido de tudo: curtir a sua viagem!