O que fazer na Albânia: 15 lugares imperdíveis no país balcânico

Muito desconhecida até alguns anos atrás e enormemente popular nos últimos tempos. Esta é Albânia, um país fascinante onde você pode respirar cultura e natureza em cada esquina. Altas montanhas, praias paradisíacas, belos lagos, anfiteatros romanos e charmosas vilas nas alturas são algumas das grandes atrações dessas terras da Península Balcânica. Então, para aproveitar suas riquezas naturais e cidades históricas, preparamos esta lista sobre o que fazer na Albânia com 15 lugares imperdíveis.
Começaremos partindo da capital, Tirana, e viajaremos pelo norte do país até chegar aos Alpes Albaneses. Em seguida, iremos a explorar sua região central e o seu litoral. Dessa forma, você terá uma visão geral completa dos seus ícones mais emblemáticos para se inspirar para sua viagem.
Além disso, recomendamos que você veja as excursões, visitas guiadas e atividades em Albânia que oferecemos na Civitatis. Hora de viajar!
1. Tirana, a capital da Albânia
A capital costuma ser a principal porta de entrada para turistas estrangeiros que vêm ao país ansiosos para explorar seus muitos tesouros. Essa é a maior cidade da Albânia e seu principal motor econômico.
Caminhando por esse destino, é fácil reconhecer a mistura cultural que Tirana vivencia há milhares de anos desde o seu passado otomano aos tempos comunistas ou ao seu espírito mediterrâneo. Entre seus lugares mais emblemáticos está a praça Skanderbeg, que abriga o Teatro Nacional de Ópera e Balé, o Museu Histórico Nacional e o Banco Nacional da Albânia, entre outros edifícios importantes.
Além disso, uma visita ao Novo Mercado e à Mesquita Namazgah, um templo religioso financiado pela Turquia que surpreende com seus altos minaretes de quase 50 metros de altura, também é obrigatória. Isso porque ela é a maior mesquita dos Bálcãs!
Para ajudar você a se orientar no seu centro histórico e começar a descobrir alguns dos capítulos mais fascinantes do seu passado, nada melhor do que participar de um free tour por Tirana ou um free tour pela Tirana comunista. Claro que há muito mais atividades em Tirana, mas essas duas visitas guiadas são quase obrigatórias para um primeiro contato com o local.

2. Monte Dajt, o melhor mirante de Tirana
Por sua vez, o Monte Dajt está localizado muito perto da capital e seu ponto mais alto atinge 1.613 metros. Ele faz parte do Parque Nacional Dajti e está conectado não apenas por estrada, mas também por um teleférico: o popular Dajti Ekspres. Aliás, esta atração turística é altamente recomendada já que um percurso de nem cinco quilômetros por esta reserva fará você chegar a uma das melhores vistas de Tirana.
Portanto, para desfrutar desse lugar como ele merece, você poderá reservar uma excursão ao monte Dajt saindo de Tirana. Dessa forma, você desfrutará das melhores vistas panorâmicas da Albânia, admirando a capital das alturas. Com certeza você não vai parar de tirar fotos!

3. Dürres e os vestígios do Império romano
Menos de 40 quilômetros separam Dürres de Tirana. Esta cidade costeira é muito visitada por suas praias, mas gostaríamos de destacar sua grande atração monumental. As origens da localidade encontram-se na Antiguidade Clássica e, por isso, gregos e romanos estão intimamente ligados ao passado dessas terras. Por essa razão faz delas mais uma ótima opção para entrar na sua lista sobre o que fazer na Albânia.
Lá, restos de muralhas, ruínas de um aqueduto e, principalmente, um anfiteatro romano do século II dão boas-vindas a turistas e moradores. Além disso, a cidade tem um fórum bizantino onde as colunas de mármore de um antigo mercado do século V estão preservadas. Se você se animar, poderá até participar de um free tour por Durrës.
Ainda hoje mais vestígios arqueológicos estão sendo encontrados no subsolo, quase por acaso. A razão? Após a queda do Império Romano, a cidade foi saqueada e muitos edifícios foram construídos aproveitando as estruturas sólidas dos monumentos anteriores. Por isso, durante reformas em casas particulares, verdadeiros tesouros históricos foram encontrados.

4. Shkoder, a capital cultural da Albânia
Já ao explorar o norte do país encontramos Shkoder, ou Shkodër. Esta cidade está localizada muito perto da fronteira com Montenegro e também perto dos chamados Alpes Albaneses. Você sabia que essa localidade é considerada a capital cultural do país? Isso se deve ao fato de ter sido o berço de inúmeros músicos, pintores, poetas e outros artistas nacionais.
Além disso, a convivência religiosa é muito evidente neste lugar. Aqui encontramos desde a Grande Mesquita até a catedral ortodoxa da Natividade de Cristo e a Catedral de Santo Estêvão, a igreja católica mais importante para conhecer na Albânia. Fascinante!
No entanto, um dos principais monumentos para ver em Shkoder é o Castelo de Rozafa. Esta é uma das fortalezas mais importantes do país e destaca-se tanto pelo seu bom estado de preservação bem como pelas vistas incríveis que oferece das paisagens ao redor. Com objetivo de descobrir sua lenda e outros lugares próximos, o tour pela ponte Mesi, Drisht e castelo de Rozafa é algo que você deve fazer na Albânia.
Além do mais, como se fosse pouco, Shkoder está localizada na região sul de um belo manancial. Esse é um dos maiores lagos dos Bálcãs, onde você pode fazer passeios de barco, alugar um caiaque ou andar de bicicleta ao longo de suas margens. Assim, se você quer aproveitar os melhores planos na entrada dos Alpes Albaneses, pode ver a lista completa de excursões e atividades de Shkoder.

5. Lago Koman e… os fiordes albaneses?
Uma viagem de duas horas de carro separa Shkodër do Lago Koman. Esta represa armazena água do Rio Drina e é totalmente navegável, oferecendo uma rota idílica entre montanhas cársticas. Tamanha é a sua beleza que muitos a comparam às paisagens dos fiordes noruegueses.
Além das travessias de balsa, essa zona é perfeita para entusiastas de trekking. As inúmeras trilhas que atravessam as cadeias de montanhas vão deixar você impressionado.
A excursão ao lago Koman, por exemplo, é uma opção perfeita para chegar mais perto deste lugar. Inclui transporte e guia para que você não precise pensar em mais nada além de se divertir.

6. Theth, um povoado imperdível
Continuamos no norte do país para descobrir um dos povoados mais bonitos da Albânia. Desde da sua origem, ele foi um verdadeiro refúgio de paz, algo que segue até hoje. Acredita-se que esta pequena vila tenha sido fundada por católicos que fugiam dos otomanos e ficou praticamente escondida e isolada por quase três séculos. Interessante, não é mesmo?
Quando o assunto é monumentos, a igreja de Theth, fundada em 1892, se destaca. A vista deste templo sob as montanhas Prokletije é uma verdadeira imagem de cartão-postal e é sem dúvida uma das vilas mais charmosas dos Alpes Albaneses. E então? Pronto para uma excursão a Theth?
Além dos tours organizados, outra maneira de chegar aqui é de veículo particular ou fazendo uma trilha saindo de Valbona. No entanto, essa caminhada dura cerca de seis horas, por isso é indicada apenas para quem está em boas condições físicas.

7. Korçë e seu espírito boêmio
Deixaremos o norte de lado e começaramos a descobrir agora a região sul. Assim chegamos a Korça, ou Korçë, outro lugar imperdível nesse país fascinante. Está localizada a menos de 50 quilômetros da fronteira com a Macedônia do Norte e a Grécia e a cerca de três horas de carro de Tirana.
Junto com Shkodër, ela compete pelo título de capital cultural da Albânia, com seus museus e festivais de música ao vivo, teatro e gastronomia. Seu festival de cerveja em agosto, Festa e Birrës, e seu Carnaval, por exemplo, são atividades especialmente populares para fazer na Albânia.
No seu centro podemos encontrar os cinemas Majestik, um dos primeiros do país, o Museu de Arte Medieval, o bazar otomano, a mesquita Mirahori ou a Catedral da Ressurreição de Cristo. Esta última é o maior templo ortodoxo da Albânia!
Portanto, se você decidir ir para esta cidade, não deixe de reservar a visita guiada por Korçë. Este percurso a pé, permitirá a você mergulhar no passado desse destino e aprender mais sobre seus principais monumentos.

8. Berat, uma cidade Patrimônio da Humanidade
Se você tem dúvidas sobre qual é a cidade mais bonita para ver na Albânia, Berat pode ser a resposta, já que é protegida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Situada na encosta de uma colina, é conhecida como a cidade das mil janelas, devido à curiosa vista que suas casas, que parecem estar penduradas nas montanhas, oferecem. Além disso, caminhar pelas ruas de paralelepípedos é uma verdadeira maravilha e uma viagem por vários séculos de história. Arquitetura tradicional otomana, igrejas ortodoxas e mesquitas se reúnem nesse centro histórico incomparável.
Na Civitatis, você encontrará numerosas excursões, visitas guiadas e atividades em Berat, desde um free tour até uma aula de cozinha albanesa.

9. Apolônia, um dos parques arqueológicos mais importantes para visitar na Albânia
Já a menos de uma hora de carro de Berat encontramos Apolônia da Ilíria, um verdadeiro tesouro arqueológico que foi uma pólis da Grécia Antiga e, mais tarde, do Império Romano. De fato, de acordo com alguns escritos, acredita-se que o homem que mais tarde seria conhecido como Imperador Augusto estudou aqui.
No local, você pode ver os templos, as ruínas de um arco triunfal e um odeón, onde eram organizadas apresentações teatrais e musicais. No entanto, seu monumento mais emblemático é o buleutério, onde o conselho do governo se reunia.
A título de curiosidade, vale destacar o porto fluvial que já trouxe prosperidade à região. Após um terrível terremoto, o curso do rio Vjosë foi desviado, fazendo com que a cidade caísse no esquecimento. Para descobrir essa historia, a excursão a Apolônia e Mosteiro de Ardenica saindo de Berat é perfeita. E, então, você se anima?

10. Vlorë, a porta de entrada para a Riviera Albanesa
A Albânia também é conhecida por suas praias e, nesse quesito, a cidade de Vlorë é perfeita para desfrutar de um mergulho. Afinal, é considerada a porta de entrada para a região da Riviera Albanesa. Esta localidade, cada vez mais popular e turística, surpreende pelas suas costas paradisíacas, seu clima mediterrânico característico, suas aldeias pitorescas e, em parte, pelos seus preços acessíveis.
Algumas das melhores praias de Vlorë são plazhi i Vjeter, plazhi i Ri ou Bora Bora. Mas há outros motivos para visitar esse lugar. A Mesquita Muradije, construída em 1542, ou o santuário Kuzum Baba, localizado no ponto mais alto da cidade, são alguns dos seus edifícios principais.
Como bônus, para aqueles que desejam se aprofundar nos capítulos mais fascinantes de sua história, existe a possibilidade de reservar uma visita guiada por Vlorë.

11. Parque Nacional de Llogara, natureza pura
Ao sul de Vlorë fica o Parque Nacional Llogara, uma incrível área natural montanhosa no litoral albanês. É um lugar imperdível na Albânia, especialmente para os apaixonados por caminhadas, ciclismo ou natureza em geral. É também um lugar popular para os amantes de esportes radicais que querem embarcar em uma aventura como um voo de parapente com vistas de tirar o fôlego.
Pinheiros da Bósnia, abetos búlgaros e freixos são a principal flora da área. Também é possível avistar águias, abutres, perdizes e muitos outros animais típicos das altas montanhas.

12. Blue Eye, o monumento natural mais bonito para visitar na Albânia
Continuando nossa jornada pelo sul da Albânia, nos aproximarmos do Blue Eye ou Syri i Kaltër. Esse é um dos lugares mais visitados do país, e com razão. Isso porque é uma nascente cujas águas cristalinas que brotam diretamente da terra, alimentando um rio que deságua em um grande lago.
As águas do Blue Eye assumem um tom azul intenso ou, dependendo da luz, uma cor azul-esverdeada que deixa qualquer um que se aproxima desse lugar sem palavras. Além disso, vegetação exuberante que cerca este monumento natural o torna ainda mais deslumbrante, se ainda possível.
Se você quer chegar aqui e não sabe como, a opção mais prática e simples é reservar uma excursão a Blue Eye saindo de Tirana ou outras áreas próximas como a excursão saindo de Saranda.

13. Gjirokastra, um destino protegido pela Unesco
Outra bela cidade para entrar no seu roteiro sobre o que fazer na Albânia é Gjirokastra. Isso porque ela foi declarada Patrimônio da Humanidade e está repleta de lugares que farão qualquer um se apaixonar. Ruas de paralelepípedos, casas que expressam fielmente a arquitetura tradicional otomana, um museu etnográfico, um dos maiores castelos dos Bálcãs e até um túnel da Guerra Fria compõem este lugar.
Além disso, um plano obrigatório durante um passeio pela cidade é fazer compras no antigo bazar, conhecido localmente como Qafa e Pazarit. Você encontrará nessa área lojas de artesanato, lojas de souvenirs, cafés e restaurantes.
Como em outros destinos populares do país, você tem a possibilidade de fazer parte de uma visita guiada por Gjirokastra para investigar todos os segredos do lugar. Uma localidade que, aliás, foi o local de nascimento do ditador albanês Enver Hoxha.

14. Ksamil, com algumas das melhores praias da Albânia
Já em um dos pontos mais ao sul do país, Ksamil. Localizada em frente à ilha grega de Corfu, é conhecida por vários apelidos: Caribe da Albânia, Pérola do Mar Jônico, Costa Azul da Albânia ou a Joia da Riviera Albanesa. Quem é capaz de resistir a um paraíso como este?
Suas águas cristalinas e praias de areia branca fazem dela um dos destinos mais procurados para visitar na Albânia. É tanta beleza que não pode ser descrita com palavras, você simplesmente tem que vê-la pessoalmente e dar mais de um mergulho no seu litoral.

15. Butrint, um Parque Nacional e sítio arqueológico
Não poderíamos concluir esta lista do que fazer na Albânia sem mencionar o Parque Nacional Butrint. Embora seja um local de natureza exuberante, sua fama como destino turístico vem do seu sítio arqueológico, espaço tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, e que conta mais de 3000 anos de história!
Diferentes culturas e civilizações deixaram suas marcas nesta cidade antiga. Atualmente, podemos ver algumas representações delas, como o santuário de Asclépio, dedicado ao deus grego da medicina, as ruínas de algumas termas romanas, um batistério bizantino, uma basílica, algumas muralhas e até um castelo veneziano. Para visitar este espaço acompanhado de um guia recomendamos a excursão ao parque nacional de Butrint saindo de Saranda.

Dessa forma, está mais que demonstrado que, de norte a sul, vale a pena conhecer esse país em detalhes. Há muito o que fazer na Albânia. Aqui mostramos apenas uma pequena parte dos muitos lugares que essas terras oferecem. Agora é só montar seu próprio roteiro com as atrações que você mais gostou e embarcar na aventura para curtir esse destino mágico.