Geral

Uma viagem pelos museus do Titanic espalhados pelo mundo

Il Titanic nel momento della collisione con l'iceberg
O naufrágio do transatlântico mais famoso completou 110 anos e sua história é relembrada nos museus do Titanic espalhados pelo mundo.
29 outubro 2023

Já faz mais de um século de um dos maiores acidentes navais da história, mas a tragédia do Titanic nunca foi esquecida. Pelo contrário, desde o filme homônimo de James Cameron lançado em 1998, a curiosidade em torno à viagem inaugural do navio só cresceu. Você sabia que existe não um, mas vários museus do Titanic espalhados pelo mundo? Venha descobrir quais são os mais importantes com a Civitatis!

O RMS Titanic navegando na sua viagem inaugural em 1912
O RMS Titanic na sua primeira viagem

23:40 horas do dia 14 de abril de 1912. O RMS Titanic, o maior transatlântico do mundo, navega tranquilamente pelo oceano Atlântico na sua viagem inaugural quando o vigia de proa avisa que viu um iceberg. Embora a tripulação tenha conseguido evitar a batida frontal, a parte submersa do enorme bloco de gelo destruiu as placas de aço da lateral do navio e abriu fendas de aproximadamente 90 metros. Às 2:20 horas da madrugada, 2 horas e 40 minutos depois do impacto, o majestoso navio desaparecia para sempre sob as águas gélidas do Atlântico.

A viagem inaugural do Titanic

Doze dias antes, 2 de abril, o Titanic zarpou de Belfast, onde havia sido construído junto a outros dois transatlânticos propriedades da companhia White Star Line. O seu destino era o porto de Southampton, na Inglaterra. Ali começaria a sua viagem inaugural com 2.208 pessoas a bordo, incluindo a tripulação, até a cidade de Nova York. Entre os seus passageiros estava a nata da sociedade da época: aristocratas, banqueiros, grandes empresários, esportistas de elite e vários outros milionários. Além disso, viajavam imigrantes britânicos, irlandeses e escandinavos em busca de uma nova vida na terra das oportunidades, os Estados Unidos. Um total de 1.496 pessoas faleceram no desastre do Titanic.

Placa do estaleiro naval Harland & Wolff, onde o Titanic foi construído, indicando as características do navio
Placa do estaleiro naval Harland & Wolff, onde o Titanic foi construído

Esse naufrágio representou uma das maiores catástrofes da história e durante décadas foi lembrado pela cultura popular através do cinema e da música. Cem anos depois do acidente foi inaugurado o primeiro museu do Titanic em Belfast e, desde então, são muitas as cidades que sediaram exposições e objetos recuperados do navio.

Museu do Titanic de Belfast

O museu e o monumento Titanic Belfast foram inaugurados em 2012, no mesmo lugar onde se encontrava o estaleiro naval Harland & Wolff, onde o famoso navio foi construído. O edifício do museu do Titanic de Belfast tem seis andares e o seu interior abriga a exposição mais completa do mundo sobre o Titanic e seu naufrágio.

Fachada do edifício do Titanic Belfast, inaugurado em 2012
Edifício do Titanic Belfast

As diferentes salas do museu fazem com que os visitantes sintam a atmosfera do Titanic através de objetos, recriações, maquetes e projeções audiovisuais. O Titanic Belfast faz um percurso pela história do navio, desde sua construção até a noite do desastre e as terríveis consequências.

Se você tem uma viagem planejada para Dublin, mas gostaria de conhecer esse museu, não perca a excursão da capital irlandesa até Belfast que inclui um tour pela cidade, a visita à Calçada dos Gigantes e ao Titanic Experience. Um dia completo!

Titanic Museum Attraction em Pigeon Forge

Sabia que também há museus do Titanic nos Estados Unidos, o tão sonhado destino dos passageiros do navio? The Titanic Museum Attraction é uma marca que abriu dois museus do Titanic com exposições permanentes dedicadas à memória do naufrágio e suas vítimas. Um deles se encontra em Pigeon Forge, no Tennessee, inaugurado dia 8 de abril de 2010. Esse museu abriga aproximadamente 400 objetos recuperados da embarcação, além de uma réplica a meia escala do exterior do barco e um iceberg artificial. 

Através de um percurso guiado de duas horas com um audioguia, é possível conhecer a história do Titanic e das pessoas que faleceram no naufrágio. Além do mais, oferece uma experiência imersiva em que é possível tocar um autêntico iceberg ou até ligar o sistema de aquecimento na sala das caldeiras. 

Fachada do The Titanic Museum Attraction em Pigeon Forge, no Tennesse
Titanic Museum Attraction em Pigeon Forge

Titanic Museum Attraction em Branson

O segundo dos museus do Titanic se encontra em Branson, Missouri. Igual ao seu gêmeo do Tennessee, oferece uma visita imersiva ao universo do Titanic entregando um ticket a cada visitante com o nome de um passageiro real do navio, além de expor objetos e réplicas. No entanto, o mais curioso desse museu é que, aparentemente, foi cenário de atividades paranormais relacionadas a alguns objetos resgatados do naufrágio e expostos em suas galerias.

Recriação de uma suíte da primeira classe do Titanic, com uma mesa de escritório, duas cadeiras e um sofá
Recriação de uma suíte da primeira classe

Titanic: The Exhibition

‘Titanic: The Exhibition’ é uma exposição itinerante que passa por várias cidades expondo objetos pessoais dos passageiros do navio, como fotografias, cartas e outros pertences. Nela é possível visitar interiores do navio em tamanho real, como suítes da primeira classe ou cabines da terceira classe.

Através do storytelling, o visitante pode viajar a 1912 enquanto descobre curiosidades e lendas sobre o Titanic. Atualmente, a exposição ‘Titanic: The Exhibition’ faz parada em Washington.

Joia, nota e moeda que pertenceram a viajantes do Titanic expostos na "Titanic: The Exhibition"
Objetos pessoais expostos na ‘Titanic: The Exhibition’

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: