Os mosteiros mais bonitos da Espanha
Imponentes, lendários, misturados com a paisagem natural, históricos… Os mosteiros mais bonitos da Espanha têm muitas qualidades que os tornam únicos. No entanto, quais são os mais destacados? Na Civitatis decidimos mostrar o que há de mais original e espetacular nos mosteiros espanhóis.
A Espanha é um país com uma história rica e longa e isso se nota nos conventos e edifícios monásticos distribuídos pelo território de norte a sul e de leste a oeste. Esses edifícios religiosos refletem muito bem a evolução cultural, histórica e, claro, artística do país. Nas suas paredes podemos ver como a arquitetura mudou ao longo dos anos, do mais puro gótico ao neoclássico, passando pelo renascentista ou barroco.
Conhecer a história monástica da Espanha é descobrir a história religiosa, cultural e artística do país ao longo de muitos séculos. Seria impossível resumir e detalhar em poucos parágrafos os mosteiros espanhóis mais espetaculares. No entanto, vamos tentar. Se ainda não sabe o destino da sua próxima viagem, fique atento!
San Lorenzo de El Escorial
O Real Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial é tradicionalmente considerado a Oitava Maravilha do Mundo. E não é para menos, pois esse mosteiro do século XVI continua atraindo a admiração e o interesse de inúmeros visitantes. Essa joia, também declarada Patrimônio da Humanidade, é um dos principais tesouros arquitetônicos da Comunidade de Madrid.
Nesse mosteiro, construído por odem do rei Felipe II da Espanha, encontramos inúmeras salas de elevado valor artístico e cultural. Particularmente notáveis são a biblioteca e a Sala de Batalhas. Você também não pode perder uma visita à basílica ou à cripta, onde repousam os restos mortais dos reis e rainhas da Espanha das dinastias de Áustria e Bourbon.
Portanto, se você não quer perder nenhum detalhe deste colossal monumento localizado na base da Serra de Guadarrama, recomendamos esta visita guiada pelo Mosteiro de El Escorial.
Santa María de Guadalupe
Localizado na província de Cáceres, o espetacular Real Mosteiro de Santa María de Guadalupe é considerado um dos mais belos mosteiros da Espanha. Essa joia monumental, declarada Patrimônio da Humanidade, combina perfeitamente vários estilos, como o gótico, mudéjar, renascentista, barroco e neoclássico.
Esse lugar foi testemunha de grandes acontecimentos, pois foi um dos mosteiros preferidos dos Reis Católicos. De fato, Isabel I e Fernando II se reuniram em Guadalupe com o próprio Cristóvão Colombo. Além disso, o convento guarda também numerosas lendas relacionadas com a Virgem de Guadalupe, também padroeira da Estremadura.
Nesta visita guiada por Guadalupe, você desfrutará tanto da vila quanto do mosteiro com um guia e também terá vistas extraordinárias do Geoparque Villuercas Ibores Jara.
Mosteiro de Pedra
Você sabia que o primeiro chocolate da Europa foi cozinhado no Mosteiro de Pedra? Não é a única curiosidade desse mosteiro histórico localizado no extremo sudoeste da província de Zaragoza, muito perto da fronteira com Sória e Guadalajara.
Porém, o que mais chama a atenção nesse local são as famosas cachoeiras naturais que envolvem todo o entorno do mosteiro. Essas quedas d’água, quase uma dúzia no total, chegam em alguns casos até 50 metros de altura. É o caso da Cola de Caballo, a maior cachoeira de todo o complexo.
A natureza do Mosteiro de Piedra é, sem dúvida, o seu grande atrativo, mas não é o único. Também vale a pena parar para contemplar a arquitetura gótica e barroca desse mosteiro situado nas margens do rio Piedra, com destaque para o maravilhoso claustro.
Se você está na capital aragonesa, não pode perder esta excursão ao Mosteiro de Pedra saindo de Zaragoza.
Mosteiro de la Encarnación e Mosteiro de las Descalzas
No coração da Madrid dos Áustrias, muito perto da Plaza Mayor e do Palácio Real, encontram-se o Real Mosteiro de La Encarnación e o Mosteiro de Las Descalzas Reales. O primeiro mosteiro foi fundado no século XVII por Margarita da Áustria, esposa do rei Felipe III de Espanha. Já o Las Descalzas, mais antigo que o anterior, foi fundado no final do século XVI por Juana da Áustria, filha de Carlos V.
Em ambos os conventos de Madrid, a apenas 10 minutos a pé um do outro, podem-se ver inúmeras obras de arte sacra da época dos Áustrias. No da Encarnación, destaca-se a relíquia de sangue de São Pantaleão, que se liquefaz todo dia 27 de julho. No que diz respeito a Las Descalzas, você não pode perder a sua elegante escadaria monumental, onde verá debruçadas sobre um balcão real duas pinturas muito realistas do rei Felipe IV e da sua segunda esposa, Mariana da Áustria.
Outros detalhes e surpresas artísticas lhe aguardam nesta visita guiada pelo Mosteiro de las Descalzas Reales.
Santo Domingo de Silos
Outra joia conventual na Espanha é, sem dúvida, o Mosteiro de Santo Domingo de Silos, localizado na província de Burgos, uma verdadeira obra-prima do românico. Essa tranquila abadia beneditina reflete misticismo por todos os lados. De fato, os discos de canto gregoriano gravados neste local são um verdadeiro sucesso de vendas.
Esse misticismo atraiu (e ainda atrai) muitos personagens ao longo da história, como, por exemplo, o escritor Gerardo Diego, que em 1924 dedicou um conhecido poema ao cipreste de Silos.
O que este mosteiro terá que despertam tanto interesse e atração? Certamente você irá entender após visitá-lo!
San Juan de la Peña
Diz a lenda que, na base do Pirineu Aragonês, o Santo Graal foi guardado em San Juan de la Peña. Esse lugar místico da província de Huesca conta atualmente com dois mosteiros: o Antigo e o Novo. O Antigo, que data da Idade Média, foi devastado por um terrível incêndio. Esse trágico acontecimento levou à construção do Novo Mosteiro, que remonta ao século XVII.
Para conhecer os segredos de ambos, recomendamos esta excursão ao Mosteiro de San Juan de la Peña saindo de Huesca.
Histórias e lendas, arte e arquitetura, natureza… Sem dúvida, os mosteiros espanhóis são uma excelente atração para planejar uma escapada. E você, já pensou na sua próxima viagem?