América

As melhores vinícolas de Mendoza

Hoje na Civitatis vamos lhe contar quais são as melhores vinícolas de Mendoza, uma das principais zonas vitivinícolas da Argentina.
13 agosto 2024

Aos pés da cordilheira dos Andes se estende um vasto e fértil terreno que origina os melhores vinhos argentinos. Existem tantos centros de enoturismo nessa zona que fica até difícil escolher. Por isso, nós da Civitatis escolhemos uma rota pelas melhores vinícolas de Mendoza.

Tanto a cidade de Mendoza quanto a província homônima fazem parte das principais áreas vinícolas da Argentina. Nessa parte do país da sul-americano se destacam especialmente as zonas de Luján de Cuyo, Vale do Uco, Maipú e Camino del Vino El Sol.

As vinícolas que se concentram nestes lugares são centros enoturísticos muito populares, onde é possível visitar tanto as instalações onde são fabricados os vinhos como a zona dos barris. Além do mais, muitas delas possuem restaurantes de primeira classe em que você poderá almoçar contemplando as vistas dos vinhedos aos pés dos Andes e, claro, tomando um bom vinho de Mendoza.

Vinícolas de Mendoza

  1. Andeluna
  2. Terrazas de los Andes
  3. Bodega Santa Julia
  4. Casa Vigil
  5. Rosell Boher
  6. Vistalba

1. Vinícola Andeluna

Situada a apenas uma hora da cidade de Mendoza, a Bodega Andeluna é uma das principais vinícolas do Vale do Uco. Essa área vitivinícola da província de Mendoza é conhecida por sua produção de vinhos argentinos de alta qualidade. A Andeluna foi inaugurada em 2005 e possui uma grande cave subterrânea com mil barris de carvalho.

Mulher contemplando os vinhedos de Andeluna com os Andes argentinos ao fundo
Os vinhedos de Andeluna estão situados aos pés da cordilheira dos Andes

O nome da adega procede da fusão entre Ande, que faz referência à cordilheira dos Andes, e a Lua, que exerce uma grande influência nos vinhedos. E, se esse nome parece singular, seus reconhecidos produtos são ainda mais. Destacam-se principalmente os vinhos de altitude ou de montanha, em que predominam as uvas de classe Merlot, Malbec e Pinot Noir.

A vinícola Andeluna também conta com um restaurante de cozinha autoral que você poderá visitar neste tour pelo norte da região vitivinícola do Vale do Uco.

2. Terrazas de los Andes

Outro dos grandes destaques não apenas da área vitivinícola de Luján de Cuyo em particular, mas de toda a província de Mendoza, é a vinícola Terrazas de los Andes. Como seu próprio nome indica, deste lugar é possível desfrutar de extraordinárias vistas panorâmicas da principal cordilheira da América do Sul. Seu design está inspirado na arquitetura espanhola do século XIX.

Montanhas atrás dos vinhedos da vinícola argentina Terrazas de los Andes
Na adega Terrazas de los Andes você poderá desfrutar da paisagem montanhosa atrás dos vinhedos

E, claro, a Terrazas de los Andes é especializada em vinhos de altitude, como são chamadas as bebidas produzidas a partir de uvas cultivadas em terras acima do nível do mar. Entre suas principais variedades se destacam os vinhos Reserva das classes Malbec, Cabernet Sauvignon e Chardonnay. Também vale a pena provar o Petit Manseng, um vinho branco, elegante e intenso cujas uvas são cultivadas de maneira orgânica na Paraje Altamira do Vale do Uco.

Se você quer desfrutar dos vinhos de Terrazas de los Andes, este tour pelo sul da zona vitivinícola de Luján de Cuyo é perfeito para você.

3. Bodega Santa Julia

Além do Vale do Uco, outra zona vitivinícola de visita obrigatória é a área de Maipú. Nessa região fica uma das melhores vinícolas de Mendoza, Santa Julia, um importante produtor orgânico que também conta com uma certificação vegana. A empresa nunca deixou de inovar e já lançou até vinhos na lata e espumantes orgânicos.

Mulher segurando uma taça de vinho da Bodega Santa Julia
Na vinícola Santa Julia é possível tomar excelentes vinhos orgânicos

Em 2001, a vinícola foi a primeira de Mendoza em abrir um centro enoturístico com restaurante próprio. Hoje em dia, seu menu, que fusiona tradição e vanguarda, é preparado por Julia Zuccardi, cuja família administra a adega. Seus deliciosos pratos são harmonizados, como não poderia ser de outra maneira, com os excelentes vinhos de Santa Julia.

Há tantas variedades da bebida que seria impossível mencionar todas nessa lista. No entanto, não podemos deixar de falar sobre a linha Magna, que conta com um envelhecimento de mais de 10 meses em barris de carvalho francês.

Com este tour pela zona vitivinícola de Maipú, você vai chegar de uma maneira rápida e confortável à popular Bodega Santa Julia.

4. Casa Vigil

A província de Mendoza é tão famosa por seus vinhos que, além das zonas de Luján e Maipú, também conta com sua própria rota vitivinícola. Trata-se do chamado Camino del Vino El Sol. Este itinerário enoturístico faz parte a aclamada Casa Vigil, outra das melhores vinícolas de Mendoza. Seus vinhos mais populares são os da chamada linha Gran Enemigo, dos que formam parte as variedades Blend e Agrelo.

Brindando com uma taça de vinho na adega Casa Vigil da província de Mendoza, Argentina
Os vinhos tintos da adega Casa Vigil são de excelente qualidade

A vinícola Casa Vigil se diferencia das anteriores por sua diversidade de produtos. O motivo? Além dos vinhos, eles também produzem azeites e cerveja. Sua decoração também é outra razão para visitar este lugar, pois está inspirada no mundo da Divina Comédia de Dante Alighieri. Não são poucos os turistas que se surpreendem ao entrar nessa vinícola!

Se você ficou curioso e quer conhecer esse lugar, não pode perder o tour pela zona vitivinícola do Camino del Vino El Sol.

5. Rosell Boher

Mas se o que você prefere é provar os deliciosos espumantes argentinos, recomendamos a vinícola Rosell Boher e sua variedade Grande Cuvée Millésimée. É uma visita que vale a pena não apenas para quem gosta de espumantes, mas também para os amantes da boa comida. O motivo? Em 2020, ela foi reconhecida pelo Best of Great Wine Capitals com o prêmio de ouro ao melhor restaurante do mundo situado em uma adega. Há motivos de sobre para visitá-la!

Empanadas argentinas no restaurante da vinícola Rosell Boher
A gastronomia típica argentina é a marca de identidade da adega Rosell Boher

O tour pelas adegas de Luján de Cuyo + Degustação de espumantes é perfeito para visitar tanto o restaurante como as instalações da vinícola Rosell Boher.

6. Vistalba

Para finalizar essa rota, voltaremos à zona vitivinícola de Luján de Cuyo para visitar Vistalba, outra das melhores vinícolas de Mendoza. Neste caso, trata-se de uma vinícola familiar liderada pelos Paula Pulenta. Seus produtos são muito variados e vão desde Blend até Bonarda e Cabernet Franc, passando por outras classes relevantes.

Vinhedos da vinícola Vistalba de Mendoza, Argentina
Vinhedos da vinícola Vistalba

Você pode conhecer esses vinhedos com seus acompanhantes neste tour privado pelas adegas de Luján de Cuyo. Com vistas para a Cordilheira dos Andes e restaurantes de primeira linha, com decorações exclusivas e amplas salas de barris. Uma visita obrigatória!

Em resumo, as melhores vinícolas de Mendoza nunca deixam de surpreender. Só é necessário que você decida visitar uma delas para brindar com um bom vinho argentino. E se você quer conhecer mais planos e atividades para fazer nos arredores das vinícolas de Mendoza, conheça o catálogo completo da Civitatis.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leido de #Argentina

Lo más leído #Argentina