Europa

O que fazer na Croácia: 10 pontos turísticos obrigatórios

Ruas de paralelepípedos ladeadas de edifícios
O que fazer na Croácia? A Civitatis selecionou os 10 pontos turísticos obrigatórios que você deve visitar na península balcânica.
23 novembro 2024

Nos últimos anos, a Península Balcânica tornou-se um dos destinos mais procurados por viajantes de todo o mundo. E não é por acaso! Suas paisagens deslumbrantes, o rico patrimônio cultural e suas costas banhadas por águas cristalinas são apenas alguns dos atrativos que fazem dessa região um verdadeiro paraíso. Desta vez, vamos dar uma olhada em um de seus países mais visitados para descobrir o que fazer na Croácia.

Da histórica cidade de Dubrovnik, famosa por seus telhados de terracota e ruas sinuosas de paralelepípedos, até o deslumbrante Parque Nacional dos Lagos Plitvice, com sua vegetação, as opções que oferece a Croácia são simplesmente infinitas. Se você está pensando em visitar essa maravilha do Leste Europeu, a Civitatis vai ajudá-lo a planejar sua viagem.

1. Zagreb

Um local indispensável que deve estar na sua lista do que fazer na Croácia é a capital, Zagreb. Com suas ruas charmosas de estilo medieval, uma rica oferta de restaurantes que servem pratos tradicionais únicos, além de sua arquitetura impressionante, história e beleza natural, Zagreb encanta os visitantes à primeira vista.

Para começar, o centro histórico da cidade é repleto de atrações imperdíveis, como a icônica Praça de São Marcos, a imponente Torre Lotrščak e a majestosa Catedral. Para explorar esses e outros pontos turísticos, lhe recomendamos um free tour por Zagreb. Essa é, sem dúvida, a melhor maneira de começar a descobrir a capital croata.

A igreja de São Marcos sob o entardecer
Igreja de São Marcos

Além disso, um passeio pelo centro de Zagreb é uma verdadeira viagem no tempo, onde cada monumento conta uma parte da rica e complexa história do país. Se você é apaixonado por história, não pode deixar de fazer o tour da guerra da Croácia, uma experiência que revela como a cidade viveu a desintegração da antiga Iugoslávia enquanto explora suas ruas encantadoras.

Zagreb também é uma cidade com uma rica tradição culinária, oferecendo uma vasta gama de sabores, desde ensopados substanciosos até doces delicados que encantam os amantes de guloseimas. Para quem deseja explorar a cultura local através de sua comida, um tour gastronômico por Zagreb é a oportunidade perfeita para provar pratos típicos como burek, ćevapčići e o štrukli, o prato mais emblemático da capital croata.

2. Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

O parque nacional mais famoso do país, reconhecido mundialmente por sua beleza deslumbrante, também integra a prestigiada lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco. E, como não poderia ser de outra forma, também está presente em nossa lista sobre o que fazer na Croácia.

Você sabia que é o maior e mais antigo parque nacional do país? Com mais de 30.000 hectares e 16 lagos de um turquesa deslumbrante, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice impressiona os visitantes com sua beleza cênica. Ao chegar, você será recebido por lagos cujas cores parecem brilhar sob a luz do sol, criando uma vista de tirar o fôlego. Além disso, as cachoeiras e as exuberantes paisagens arborizadas tornam a experiência ainda mais especial.

Vista aérea de uma das cachoeiras de Plitvice cercada de vegetação
Cachoeira no Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Uma extensarede de trilhas e passarelas oferece a oportunidade de explorar com facilidade as diversas cachoeiras e os contornos rochosos dos lagos. Para os amantes da natureza e da aventura, visitar os Lagos de Plitvice é uma experiência imperdível ao viajar para a Croácia. 

Para organizar bem sua viagem, recomendamos que você dedique pelo menos um dia inteiro para explorá-lo. Com a Civitatis, você pode realizar uma excursão ao Parque Nacional dos Lagos de Plitvice saindo de Zagreb e Split. Não há desculpa!

3. Dubrovnik

Bem-vindo à Pérola do Adriático! Dubrovnik é, sem dúvida, uma das grandes joias da Croácia e um dos principais destinos da Europa. Localizada no ponto mais meridional do país, a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e ostenta uma beleza incomparável graças às suas muralhas, seus edifícios antigos e seus fortes.

A Pérola do Adriático reflete sua força e resiliência através de sua arquitetura, destacando-se por suas muralhas. Para mergulhar na rica herança desta cidade, recomendamos um free tour por Dubrovnik, onde você poderá explorar suas charmosas ruas de paralelepípedos e descobrir suas principais atrações, como a Igreja de São Salvador e São Brás, a icônica Rua Stradun, o Palácio do Reitor e a histórica Fonte de Onofrio.

A Fortaleza de São Lourenço, em Dubrovnik em um dia ensolarado
A Fortaleza de São Lourenço, em Dubrovnik

Mas, sem dúvida, um dos motivos pelos quais Dubrovnik se colocou no mapa para muitos turistas foi por seu papel em Game of Thrones. A Pérola do Adriático, foi escolhida como cenário para essa famosa série poissuas ruas estreitas e construções antigas proporcionaram os lugares perfeitos para as histórias épicas que foram narradas.

Se você é fã da série, não pode perder a oportunidade de subir as escadas que levam ao Grande Septo de Baelor, ver a Baía da Água Negra ou admirar a Fortaleza Vermelha no tour pelos cenários de Game of Thrones. Você sentirá como se estivera dentro do seriado!

4. Zadar

Nossa próxima dica sobre o que fazer na Croácia é visitar Zadar, uma charmosa cidade costeira com mais de 3.000 anos de história. Com uma rica herança de influências romanas, venezianas e bizantinas, Zadar oferece um passeio fascinante pelo tempo.

Ao explorar seu centro histórico, você se sentirá como transportado para um labirinto de ruas de paralelepípedos, rodeado por igrejas medievais, ruínas romanas e palácios imponentes. Você sabia que seu centro histórico foi declarado recentemente como Patrimonio da Humanidade pela Unesco?

Vista aérea de Zadar durante o entardecer
Entardecer em Zadar

Ao chegar em Zadar, é imprescindível que visite o Fórum Romano, construído pelo imperador Augusto no século I a.C., e a Igreja de São Donato, o símbolo indiscutível da cidade croata. Para uma experiência completa, aproveite este free tour por Zadar e conheça esses pontos históricos, além de icônico Órgão do Mar, um sistema de tubos gigantes embutidos em uma escadaria de pedras à beira-mar. O movimento das ondas empurra o ar para dentro dos tubos, criando sons que variam a cada momento. Você nunca ouvirá a mesma melodia duas vezes!

Outro grande motivo pelo qual consideramos Zadar um lugar imperdível na Croácia é sua proximidade com as centenas de ilhas do país. De lá, você poderá visitar, por exemplo, a ilha Dugi Otok, um destino menos conhecido, mas que vale muito a pena descobrir.

5. Omiš

Viajamos para Omiš, uma cidade e um porto croata considerado por muitos como um tesouro preservado. Se você está procurando entrar na mais pura essência da Croácia, uma visita a esta localidade é o lugar certo para você. Com numerosas praias, fortalezas antigas e um impressionante cânion natural, Omiš é um destino perfeito. E graças à sua proximidade com Split, chegar lá não demandará nenhum esforço.

Vista panorâmica de Omiš a partir do mar, com a Fortaleza Mirabella ao fundo
Omiš e a bela Fortaleza Mirabella

Ao percorrer as ruas de Omiš, é possível sentir os rastros deixados pelas diferentes civilizações que a habitaram, como os ilírios, gregos, romanos, venezianos, austríacos e até mesmo os franceses. No entanto, uma das grandes marcas da cidade costeira é sua história pirata, pois os bucaneiros governaram essa parte do Adriático usando Omiš como sua principal fortaleza.

6. Split

Continuamos nosso percurso pela Costa Dálmata e nos deteremos em Split, outro dos grandes enclaves que é preciso conhecer. Este destino, combina história e culturas diversas, além de ser reconhecido como uma das áreas costeiras mais bonitas da Europa. Não é à toa que se tornou um dos destinos mais populares entre os europeus durante o verão.

Por todo o mencionado anteriormente, a segunda maior cidade do país não poderia ficar de fora da nossa lista sobre o que fazer na Croácia, pois oferece algo para todos os tipos de turistas, desde os que buscam os melhores pratos da culinária croata até as melhores paisagens da região.

Vista de um pátio do Palácio de Dicleciano em um dia sem nuvens
Interior do Palácio de Diocleciano

Além de toda sua beleza, merece um destaque o Palácio de Diocleciano, um dos pontos turísticos imperdíveis de Split. Encomendado pelo imperador romano Diocleciano, esse palácio é um dos monumentos romanos mais bem preservados do mundo. Junto a ele, o Templo de Júpiter ou o Mausoléu de Diocleciano, que mais tarde se tornou a Catedral de São Duque, fazem de Split um território apaixonante para os amantes da história antiga.

Depois de explorar as ruas de Split, um plano ideal para fazer é navegar de catamarã pelas águas cristalinas do Adriático e visitar algumas das ilhas próximas, como Hvar e as Ilhas Pakleni. Dessa forma, você poderá completar sua estadia em Split explorando as paisagens naturais da costa enquanto relaxa em um barco.

7. Parque Nacional Krka

Os amantes da natureza estão com sorte, pois outra atração imperdível da Croácia está novamente em um parque nacional deslumbrante. Estamos falando do Parque Nacional Krka, que, embora menor que Plitvice, é considerado um dos destinos mais incríveis do país. Localizado na cidade de Šibenik, o Krka é famoso por suas espetaculares cachoeiras, interligadas por uma rede de passarelas e trilhas ideais para explorar e se perder em um bucólico.

Cachoeiras cercadas de vegetação no Parque Natural Krka vistas do ar
Cachoeiras no Parque Natural Krka

Além disso, o parque abriga diversas cavernas e fortalezas medievais que tornam a visita ainda mais fascinante. Um dos principais destaques é o Mosteiro de Krka, o mais importante mosteiro ortodoxo sérvio do país e um local de grande reverência. No entanto, outro ponto imperdível é o Mosteiro de Viskovac, situado na pitoresca ilha de mesmo nome. Um lugar que você não pode deixar de conhecer!

8. Pula

Vamos levá-lo ao extremo sul da península para a maior cidade da Ístria. Trata-se de Pula, um dos tesouros mais bem guardados da Croácia. Este destino encanta com sua fascinante mistura de estilos arquitetônicos, que vão desde o antigo classicismo romano até a arquitetura brutalista da era soviética.

Mas Pula não é apenas um dos mais lindos destinos costeiros da Croácia, com belas praias e reservas naturais. Esta antiga cidade croata também se destaca pela sua gastronômica, repleta de sabores únicos que tornarão sua visita ainda mais especial. Que tal embarcar em um tour gastronômico pela Ístria e descobrir o melhor da culinária croata? Será toda uma aventura para seu paladar!

Vistas aéreas del Anfiteatro de Pula en un día soleado
El Anfiteatro de Pula

Outro ponto positivo é sua localização, pois Pula é a base perfeita para explorar mais a península da Ístria. Um exemplo disso é a excursão a Rovinj, Porec e Bale, três dos lugares imperdíveis da região. Durante esse percurso, você descobrirá as semelhanças entre essas localidades e a vizinha Itália.

9. Šibenik

Se estamos falando sobre o que fazer na Croácia, não podemos deixar de mencionar Šibenik, a cidade mais antiga do Adriático. Situada entre Zadar e Split, essa encanadora cidade é um verdadeiro tesouro, já que possui uma rica história medieval, uma impressionante diversidade de estilos arquitetônicos e paisagens marítimas fascinantes.

Para conhecê-la em detalhe, esta visita guiada por Šibenik lhe oferece a oportunidade de explorar esta joia dálmata, onde suas charmosas casas de pedra e os vestígios das antigas muralhas da cidade se harmonizam com monumentos históricos de grande importância. Entre eles, destacam-se a igreja e o mosteiro de São Francisco, a imponente Catedral de São Jacó e a caverna de Santa Maria de Lourdes.

Vista panorâmica de Šibenik do mar ao anoitecer
Šibenik à noite

10. Ilha de Hvar

O último destino da nossa lista sobre o que fazer na Croácia é a deslumbrante Ilha de Hvar. Famosa por seu litoral paradisíaco e clima ensolarado, Hvar é um verdadeiro refúgio para os amantes do sol e do mar. Com dias de sol predominantes durante a maior parte do ano, tanto os moradores locais quanto os turistas aproveitam ao máximo suas paisagens e o clima agradável.

Mas Hvar não se resume apenas a paisagens de tirar o fôlego, a ilha também tem um lado vibrante e agitado, muito parecido com outros destinos badalados do verão europeu, como Mykonos, na Grécia, e Ibiza, na Espanha. Hvar é um destino perfeito para quem busca diversão!

Por outra parte, Hvar é especialmente conhecida por ser o ponto de partida ideal para explorar as ilhas Pakleni. Seja em um cruzeiro durante o dia ou ao entardecer, você navegará pelo mar Adriático, descobrindo esse pequeno paraíso de águas cristalinas e pequenas praias idílicas. Além disso, a partir de Hvar, é possível realizar uma excrusão de barco até a Gruta Azul e a Gruta Verde, duas joias submarinas que lhe proporcionarão a sensação de estar em um mundo de fantasia.

Várias embarcações na costa da Ilha de Hvar
Barcos nas águas critalinas da Ilha de Hvar

Embora esta seja a nossa seleção dos 10 principais pontos turísticos da Croácia, o país abriga muitos outros destinos igualmente fascinantes e imperdíveis. Se está planejando sua viagem, convidamos você a explorar todas as excursões e visitas guiadas da Civitatis. Garantimos que sua estadia será inesquecível!

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: