O verão deixou de ser sinônimo de praia e férias e os festivais de música se tornaram um dos eventos mais esperados por muitos nesta época do ano. Nascidos com enfoque na religião, no folclore e no culto do mundo rural, os festivais de música romperam com todas as normas e se tornaram eventos massivos com a presença de artistas e bandas de todo o mundo. São uma verdadeira festa!
Mas quais são os melhores festivais de música do verão do Hemisfério Norte? Na Civitatis queremos facilitar sua vida e, por isso, selecionamos os 10 festivais aos que você tem que ir pelo menos uma vez na vida.
Tomorrowland
A Bélgica tem a honra de sediar um dos maiores e mais importantes festivais do mundo. Quem nunca ouviu falar do Tomorrowland? Este festival de música é imperdível para os amantes da música eletrônica, pois reúne todos os anos os artistas mais importantes do panorama musical desse gênero desde que sua primeira edição, em 2005.
Além da música, o Tomorrowland se destaca pela encenação. Uma das características mais conhecidas do festival são os seus grandes palcos, decorados todos os anos com diferentes temáticas de magia e fantasia que levam os espectadores a viver uma experiência sensorial única no mundo. Para torná-lo ainda mais especial, a forma como são entregues as pulseiras de acesso ao Tomorrowland não deixa ninguém indiferente. Baús de fadas, máquinas do tempo, teatros de marionetes, caixas de tesouro… O espetáculo começa aqui!
O Tomorrowland acontece de 21 a 30 de julho na cidade de Boom e contará na sua edição 2023 com artistas como Afrojack, Armin Van Buuren, Amber Broos, Amelie Lens, Tale of Us ou R3HAB, entre muitos outros.
Sónar Barcelona
Viajamos até Barcelona para levar até você mais um dos grandes eventos musicais do mundo. O Sónar de Barcelona é o melhor festival de música eletrônica da Espanha. Nesse ano, ele comemora os 30 anos desde sua primeira edição, um evento que, ao longo de sua história, esteve na vanguarda das tendências mundiais.
Os espectadores foram aumentando sua presença no festival ao longo dessas três décadas, tornando-o um dos eventos mais concorridos e esperados do mundo. O primeiro concerto dos Daft Punk na Espanha, a estreia do reggaeton nos palcos com Diplo, Kanye West como convidado surpresa, maratonas de sessões de música ao vivo… Tudo pode acontecer nos palcos do Sónar!
Se não quer perder este festival de verão, ainda há bilhetes disponíveis para viver a emoção ao vivo vendo artistas como Bad Gyal, Bicep, The Blessed Madonna ou Richie Hawtin.
Primavera Sound
Ainda estamos na Espanha e basta ver o grande número de festivais de verão que o país organiza para perceber o panorama musical favorável de que desfruta. Se antes falávamos de um dos grandes eventos de música eletrônica realizados em Barcelona, a capital catalã têm a grande honra de ser o lar do Primavera Sound, um dos festivais de música mais esperados do verão, mas que nesse ano também acontecerá em Madrid.
O line-up de 2023 é uma autêntica maravilha para qualquer amante da música. Liderado por Rosalía, Depeche Mode, Pet Shop Boys, Bad Gyal, Blur ou Kendrick Lamar, o evento desse verão coloca o país europeu no topo do ranking dos melhores festivais de música do mundo. A edição de Barcelona já foi, mas a de Madrid acontece no segundo fim de semana de junho. Ainda vai a tempo de comprar o seu bilhete!
Glastonbury Festival
De um grande evento, seguimos para outro que é um essencial dos festivais de música no verão. Trata.se do Glastonbury Festival of Contemporary Performing Arts, realizado de 21 a 25 de junho em Worthy Farm, entre as cidades de Pylle e Pilton.
Esse festival do Reino Unido conseguiu esgotar todos os seus ingressos em questão de minutos para esta edição, algo que nos faz entender sua grande importância para o panorama musical. Para se ter uma ideia: Guns N’ Roses, Arctic Monkeys ou Elton John como atração principal. Tome nota desse festival para a edição de 2024, você vai nos agradecer!
Sziget Festival
Outro dos 10 melhores festivais de música do Hemisfério Norte é o Sziget Festival, que acontece em Budapeste, mais concretamente na ilha de Ôbuda. Para muitos, é um dos festivais de rock mais importantes do mundo, e isso não é surpresa. A primeira edição remonta a 1993 e, desde então, não parou de realizar shows, produções de teatro e cinematográficas para se tornar em um evento cultural que ninguém quer perder.
Se você está pensando em passar as férias do verão europeu na Hungria, ainda há bilhetes para assistir ao Sziget Festival nessa ilha. Além disso, você pode cantar as músicas de Billie Eilish, Florence + The Machine, Mumford & Sons, Imagine Dragons ou Lorde. Você vem?
Lollapalooza
Qualquer amante de festivais de música tem sob o seu radar o Lollapalooza. E nós não seríamos diferentes. Embora uma das grandes características de qualquer festival de verão seja ter uma sede permanente, o Lollapalooza nem sempre acontece no mesmo local, uma homenagem à turnê que realizou pelos Estados Unidos e Canadá em sua edição inaugural.
Em 1997 sua celebração foi suspensa e só foi retomada em 2003. Desde então, cidades como Chicago, São Paulo, Buenos Aires, Santiago, Paris ou Berlim trouxeram à cena os principais grupos musicais alternativos de rock e electrohouse. Nesse verão, especificamente entre os dias 3 e 6 de agosto, o Lollapalooza vai encher Chicago de vozes cantando músicas de Red Hot Chili Peppers, Odesza, Karol G ou The 1975.
Burning Man
Um dos festivais que mantém sua essência inicial se encontra nos Estados Unidos, e talvez seja um dos mais peculiares desses que lhe apresentamos nesta lista. Ns referimos ao famoso Burning Man, evento que acontece durante sete dias na cidade imaginária de Black Rock, em Nevada. Essa cidade é construída anualmente para receber visitantes que vêm de todo o mundo para viver uma experiência única. Arte, autoexpressão e autossuficiência são alguns dos princípios que regem o Burning Man.
Embora a música não seja a atração principal desse festival, esse evento no deserto do norte de Nevada é um dos 10 melhores festivais do verão. Você já imaginou assistir à famosa queima da enorme estátua feita de madeira, juta e cera? Deixe voar o seu espírito mais criativo e não hesite em viajar até o fantástico mundo de Black Rock no próximo dia 27 de agosto.
Fusion Festival
Continuando com o caráter reivindicativo dos festivais, o Fusion Festival na Alemanha é provavelmente um dos eventos mais esperados do ano na cidade de Berlim. É uma pequena revolução idealizada pelos participantes desse festival que se realiza todos os anos no antigo aeródromo militar soviético em Müritz.
Nos palcos do Fusion Festival se desenvolve uma espécie de sociedade paralela em que as pessoas vivem uma liberdade festiva válida apenas por cinco dias. Artistas de todo o mundo se reúnem nessa particular revolução cultural na qual todos podem fazer parte. Quem disse que em festivais só se ouve música?
Download Festival
AC/DC, KISS, Metallica, Aerosmith, Guns N’ Roses, Rage Against The Machine, Linkin Park… Grupos desse nível só podem estar em um festival especial, e esse se chama Download Festival, um evento realizado em Donington Park, Leicestershire, desde 2003. Esse grande evento do rock atrai anualmente mais de 100 mil pessoas que buscam desfrutar das melhores bandas do panorama musical.
De 8 a 11 de junho de 2023, será realizada a 20ª edição e seu line-up inclui bandas importantes como Metallica, Slipknot, Evanescence, Placebo, Parkway Drive, Simple Plan, Ghost ou Disturbed. Vida longa ao rock and roll
Good Morning America Summer Concert Series
Para terminar, propomos um plano muito atrativo. Um dos 10 melhores festivais de música do verão acontece em Nova York. Trata.se do Good Morning America Summer Concert Series, um evento que acontece todas manhãs as sextas-feiras de verão no Rumsey Playfield, no Central Park, de forma gratuita, durante o programa “Good Morning America”.
Se você tiver a sorte de viajar para Nova York no verão, pode ter a sorte de assistir a espetáculos de One Republic, Demi Lovato, Ozuna ou Miley Cyrus.