Onde passar o Natal? Descubra os 10 melhores destinos
Árvores de Natal, luzes pisca-pisca, pratos de dar água na boca… O Natal e o ano novo são uma época mágica! Conhecemos as nossas tradições, mas você já se perguntou como essas datas são celebradas em outros lugares do mundo? Começamos uma aventura pela Europa e América do Norte para descobrir os 10 melhores destinos para visitar na época do Advento. Se você ainda não sabe onde passar o Natal, está no lugar certo!
Por isso, decidimos preparar uma lista com os 10 destinos mais bonitos para celebrar o Natal. E, claro, cada um deles irá oferecer uma experiência única: da mítica árvore de Natal do Rockefeller Center de Nova York até os doces natalinos da Cracóvia, passando pelos mercados de Budapeste e pelas luzes de Natal de Vilnius.
1. Nova York, Estados Unidos
O Natal não começa na Big Apple até que seja iluminado o grande pinheiro da praça do Rockefeller Center. A partir desse momento, milhares de luzes iluminam Manhattan entre o final de novembro e começo de janeiro. Você sabia que a história da Árvore de Natal mais famosa de Nova York começou em 1931? É um grande ícone!
Os enormes ornamentos natalinos da Sexta Avenida, o mercado de Bryant Park, as vitrines da Macy’s… Tudo parece estar dentro de um filme! Durante a sua viagem, você poderá participar de uma visita guiada pelos cenários de séries e filmes de Natal ou subir a bordo do barco natalino de Nova York. E, nos arredores de Manhattan, você pode participar de um tour natalino por Nova York para admirar a decoração do bairro de Dyker Heights, cuja iluminação é um grande clássico.
É verdade que não é um dos destinos mais baratos para viajar, mas visitar Nova York no Natal vale muito a pena. É algo que se deve fazer pelo menos uma vez na vida, se você é apaixonado pelas celebrações e decorações do Advento.
2. Madrid, Espanha
Se tivéssemos que fazer uma lista com os melhores destino onde passar o Natal só em relação à Espanha, Madrid estaria nela, sem dúvidas. Por isso, não poderia faltar também nesse ranking internacional.
A área da Gran Vía, Plaza Mayor e Puerta del Sol se transformam nesses dias no epicentro do Natal madrilenho recebendo visitantes de todas as partes do país e, inclusive, do mundo. Outras ruas emblemáticas como a Calle Alcalá ou a Calle Mayor também são enfeitadas com decorações natalinas a partir do final de novembro e se mantêm iluminadas até 6 de janeiro, Dia de Reis.
Para contemplar dua decoração sem se cansar, você pode reservar um tour natalino de tuk tuk por Madrid. E, se quiser mergulhar ainda mais nas tradições dessas datas, como a das 12 uvas na Puerta del Sol ou a paixão pela loteria de Natal, nada melhor do que fazer um tour natalino a pé.
3. Estrasburgo, França
Os mercados natalinos da Europa Central e Oriental são um grande clássico das festas de Advento no Velho Continente. Estrasburgo, uma bela cidade do leste da França, é considerada nada menos que a capital europeia do Natal. Seu mercado natalino é também um dos mais antigos do continente, já que remonta ao no de 1570. Impressionante, não é?
Se você se animar em se juntar ao free tour natalino por Estrasburgo descobrirá o motivo dessa cidade ser a combinação perfeita entre o melhor do Natal francês e alemão. Além disso, recomendamos aproveitar a oportunidade para participar no tour pelos mercados de Natal da Alsácia.
Se você quiser ainda mais informações, pode conseguí-las com o guia que preparamos com os melhores planos em Estrasburgo. A melhor forma de planejar a viagem perfeita!
4. Berlim, Alemanha
Junto da França, a Alemanha é outro dos países que não podem faltar em nenhuma lista de onde passar o Natal. Em Berlim, a capital do país, os principais eventos e mercados natalinos acontecem em dois emblemáticos lugares da cidade: a Potsdamer Platz e a Gendarmenmarkt. Em ambas as praças, tal como manda a tradição, não pode faltar o clássico glühwein, o vinho quente de Natal.
Se você vista a cidade durante a temporada de Advento, não deixe de consultar o catálogo completo de excursões, visitas guiadas e atividades em Berlim que oferecemos na Civitatis. Há planos para todos os tipos de viajantes!
5. Estocolmo, Suécia
Na Suécia e, particularmente, em sua capital Estocolmo também é muito popular tomar um vinho quente. No entanto, nesse país ele se chama glögg, e costuma ser consumido nos mercados natalinos da cidade. Outro dos produtos mais tradicionais do Natal sueco são os biscoitos de gengibre com especiaria, elaborados com uma receita muito antiga que foi sendo transmitida de geração em geração. Sem dúvida, um dos melhores destinos onde passar o Natal!
Desfrutar da pista de patinação no gelo do parque Kungsträdgården, fazer compras na confeitaria do barco de Marsipanbaten, percorrer o mercado natalino de Gamla Stan ou assistir à procissão de Santa Luzia são alguns dos planos típicos associados a essas datas. Você vai perder? Então não deixe passar a oportunidade de participar em um free tour por Estocolmo.
6. Budapeste, Hungria
A capital da Hungria merece pertencer a este ranking de destinos para onde viajar no Natal. Em Budapeste, não seriam festas de dezembro sem os clássicos kürtőskalács, ou simplesmente kürtős. Não deixe também de degustar os doces tradicionais dessas datas: os szaloncukor. Esses bombons de chocolate são realmente irresistíveis.
Tampouco é possível entender o Natal da capital húngara sem ir até a praça Vörösmarty, onde se encontra o mercado natalino de Budapeste. E o seu pinheiro mais espetacular? Bom, nesse caso devemos nos dirigir à praça de Santo Estêvão, que todos os anos recebe a Árvore de Natal mais impressionante da cidade. Quer conhecer esses lugares que parecem ter saído de um filme? Então junte-se a nós neste tour pelos mercados de Natal de Budapeste.
7. Cracóvia, Polônia
Se você ainda não sabe onde passar o Natal, a Polônia é um ótimo destino, especialmente pelos amantes da arte, já que é a época na qual são expostos seus presépios artísticos. A qualidade desses cenários que representam o nascimento de Cristo, chamados no idioma local de szopkas, são tão impressionantes que foram declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Sem dúvida, um merecido reconhecimento ao trabalho dos artesãos de cidades como a Cracóvia, que trabalham nesses presépios durante o ano todo.
Além de contemplar os presépios, você pode provar produtos típicos dessas datas como sopa de beterraba e cogumelos (barszcz uszka), a massa recheada de queijo, carne e repolho (pierogi), as salsichas na grelha com batatas ou o ensopado de carne estofado de carne (bigos). Verdadeiros manjares da gastronomia natalina polaca!
8. Vilnius, Lituânia
Na Lituânia, o Natal é saudado com um caloroso e amigável Linksmų Šv. Kalėdų! para toda a família, amigos e conhecidos. Como em todos os destinos do Báltico, as decorações de Natal em Vilnius são uma obra de arte. A Praça da Catedral de Vilnius é o centro nevrálgico do Natal em Vilnius, já que essa grande esplanada abriga um pinheiro iluminado de vários metros de altura.
As tradições lituanas nessa época do ano são realmente muito originais. Por exemplo, o jantar do dia 24 de dezembro é chamado de Kūčios e consiste em 12 pratos que simbolizam cada um dos meses do ano. Curioso, não é? Você pode descobrir tudo sobre a história da cidade e seus monumentos mais emblemáticos dando uma olhada em nossas excursões e visitas guiadas em Vilnius.
9. Quebec, Canadá
Quando falamos dos melhores destinos para viajar no Natal, Nova York é um dos primeiros lugares que vem à mente. No entando, há outra cidade na América do Norte que é párea nesse aspecto com a Big Apple. Para isso, vamos nos dirigir ao Canadá e visitar a cidade de Quebec, que no Natal guarda uma grande relação com as comemorações europeias.
A decoração natalina do Velho Continente pode ser apreciada passeando pelas ruas enfeitadas do Old Quebec e do Petit Champlain, que você poderá percorrer no seu ritmo ou acompanhado de um guia fazendo um tour natalino por Quebec. Você decide!
10. Salzburgo, Áustria
A música é vivida intensamente em toda a Áustria, mas especialmente em Salzburgo, outro dos melhores destinos para viajar no Natal. A cidade natal de Mozart celebra a temporada natalina com a música de seu compositor mais famoso. Mercados, concertos e até mesmo um museu especializado na época do Advento podem ser encontrados nessas ruas. Você pode entrar nessa exposição e em muitos outros monumentos reservando o cartão turístico Salzburg Card.
Além disso, muito perto de lá se encontra Oberndorf, uma pequena cidade famosa por ser o primeiro lugar do mundo onde foi interpretada a famosa canção natalina Noite Feliz. Você pode ir até a capela que deu origem a essa melodia de transporte público, a apenas 20 minutos do centro de Salzburgo.
Como bônus, se você tiver a sorte de estar em Salzburgo nesses dias, visitar os mercados natalinos do lago Wolfgang é quase obrigatório. Você conhecerá um dos povoados mais bonitos da Áustria, localizado em um espaço natural declarado Paisagem Cultural.
Bônus: Natal na Disney
Se você está planejando uma viagem para as datas natalinas com crianças, uma ótima opção são os parques da Disney. Se já são mágicos o ano inteiro, no Natal ficam ainda mais! Mas leve em conta que a festa não acontece no dia de Natal, mas em dias selecionados.
Nos parques da Disneyland Paris, é organizado o Natal Encantado da Disney (Disney Enchanted Christmas), que neste ano acontece do dia 9 de novembro de 2024 ao dia 6 de janeiro de 2025.
Já em Orlando, o Mickey’s Very Merry Christmas Party está previsto para algumas noites que vão de 8 de novembro e até o dia 20 de dezembro de 2024. Sem dúvida, celebrar essa data tão especial com os personagens Disney é uma opção mágica e inesquecível para adultos e crianças!
Como você pode imaginar, essa lista é apenas alguns exemplos dos melhores destinos onde passar o Natal, mas há muitos outros. Além disso, você também pode explorar o a nossa classificação dos melhores mercados de Natal na Europa, locais fascinantes para viver a mágia do Advento. Feliz Natal!