Geral

Os melhores destinos para viajar em julho

Vista traseira da família feliz em pé perto de um grande avião com duas malas ao ar livre.
Está buscando planos para as férias de inverno? Confira os melhores destinos para viajar em julho no Brasil e no mundo.
9 abril 2024

Você está planejando uma viagem para aproveitar o inverno brasileiro ou fugir para o verão do hemisfério norte? Viajar em julho pode ser uma das melhores opções para conhecer destinos imperdíveis que ficam ainda mais especiais em cada estação. 

Há opções para todos os gostos, quentes e frios, dentro ou fora do país. Hoje, fizemos uma lista dos melhores destinos para viajar em julho para te ajudar a decidir sua próxima parada. 

  1. Porto de Galinhas, Pernambuco
  2. Fortaleza, Ceará
  3. Salvador, Bahia
  4. Lençóis Maranhenses, Maranhão
  5. Paraty, Rio de Janeiro
  6. Belo Horizonte e Ouro Preto, Minas Gerais
  7. Campos do Jordão, São Paulo
  8. Gramado e Canela, Rio Grande do Sul
  9. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Destinos internacionais

  1. Santiago, Chile
  2. Cusco e Machu Picchu, Peru
  3. Ushuaia, Argentina
  4. Mendoza, Argentina
  5. Cinque Terre, Itália
  6. Paris, França
  7. Lisboa, Portugal
  8. Londres, Inglaterra
  9. Barcelona, Espanha
  10. Chicago, Estados Unidos
  11. Banff, Canadá

Lugares para viajar em julho no Brasil

No Brasil, assim como em todo hemisfério sul, julho é o ápice do inverno, o que torna o mês especial para conhecer destinos mais gelados. No entanto, as temperaturas continuam altas em algumas partes do país, especialmente no nordeste. Neste post, você pode conhecer algumas opções de destinos populares para as férias de julho no Brasil.

Porto de Galinhas, Pernambuco

Porto de Galinhas é um dos melhores destinos para viajar em julho se você ainda quer aproveitar o calor do nordeste brasileiro. Nessa época, o clima geralmente é quente e ensolarado, ideal para desfrutar das praias e das piscinas naturais da região. 

Vista aérea de um mar turquesa repleta de barcos e casas de Porto de Galinhas
Porto de Galinhas

Há diversas opções do que fazer em Porto de Galinhas e, por isso, é um destino popular para quem busca relaxar e desfrutar das praias e piscinas naturais, nas quais você poderá fazer passeios de jangada para observar a vida marinha e nadar em águas tranquilas e cristalinas. 

Se tiver mais tempo, você pode, inclusive, fazer uma excursão até Recife e Olinda para conhecer mais de Pernambuco ou aproveitar para fazer uma rápida excursão à Maragogi, no estado vizinho de Alagoas.

Fortaleza, Ceará

Embora seja inverno, Fortaleza também é um dos melhores destinos para viajar em julho, já que seu clima geralmente é quente e ensolarado, perfeito para fazer um tour pelas melhores praias do Ceará ou fazer uma excursão até o Beach Park, um dos seus maiores atrativos turísticos.

Além disso, em julho ainda estão acontecendo as festas juninas e, em Fortaleza, você poderá participar de festividades locais, com danças folclóricas, comidas típicas e apresentações de quadrilhas.

Para saber mais sobre esse destino do nordeste brasileiro, leia nosso post sobre o que fazer em Fortaleza

Salvador, Bahia

Julho é um mês animado na cidade de Salvador, com várias festas e eventos culturais, incluindo o famoso Festival de Inverno Bahia, que traz uma série de shows e apresentações musicais.

O clima em Salvador em julho é agradável, com temperaturas amenas e menos chuva do que em outros períodos do ano, tornando o mês ideal para explorar as belas praias da região, fazer um passeio de barco ou conhecer a cidade reservando um free tour pelo Pelourinho e pelo centro histórico de Salvador

Há muito o que explorar na cidade, mesmo no inverno, e você encontrará diversas atividades para fazer em Salvador que parecerão que você nunca deixou o verão para trás.

Lençois Maranhenses, Maranhão

Os Lençóis Maranhenses são uma das paisagens mais deslumbrantes do Brasil, conhecidos por suas dunas brancas e imensas lagoas de água cristalina, formadas pelas chuvas entre os meses de janeiro e junho.

Os lençóis também são um dos melhores destinos para visitar em julho, pois é o auge da estação seca na região, o que significa que as lagoas formadas pelas chuvas anteriores estão cheias e cristalinas. Isso cria um cenário deslumbrante, com as dunas de areia branca que constrasta com as águas azuis das lagoas, o que proporciona paisagens incríveis para desfrutar e fotografar.

Vista aérea das dunas de Lençóis Maranhenses com as lagoas turquesas entre elas e diversos jipes e turistas
Vista aérea dos Lençóis Maranhenses

Durante sua visita, você encontrará diversas atividades para fazer nos Lençóis Maranhenses, como um passeio de jipe pelas dunas, além de nadar nas lagoas de água doce, algumas delas com até 10 metros de profundidade. Leia nosso guia de viagem aos Lençóis Maranhenses para conhecer mais sobre esse incrível destino.

Paraty, Rio de Janeiro

Paraty é uma encantadora cidade colonial localizada no estado do Rio de Janeiro, fundada no século XVII, conhecida por suas ruas de pedra, casarões coloniais bem preservados e sua rica história. Para conhecê-la, você pode fazer um free tour pelo centro histórico da cidade, declarado Patrimônio Histórico Nacional por sua beleza e valor histórico e cultural.

Paraty também é famosa por suas praias, ilhas paradisíacas e a frondosa vegetação de Mata Atlântica. Por estar localizada entre o mar e montanhas, há uma grande variedade de coisas para fazer em Paraty, como mergulho, passeios de barco, trilhas e cachoeiras.

É considerada um dos melhores destinos para viajar em julho, já que a cidade costuma estar mais tranquila, ideal para quem prefere evitar multidões. O clima costuma ser ameno, com temperaturas agradáveis durante o dia, com temperaturas um pouco mais baixas à noite.

Belo Horizonte e Ouro Preto, Minas Gerais

Belo Horizonte é conhecida por sua arquitetura moderna, cultura e gastronomia mineira. É um dos melhores lugares para viajar em julho se você quer aproveitar o clima ameno para explorar a cidade. 

Você poderá desfrutar de museus, teatros, restaurantes e bares, além de parques e áreas verdes para relaxar e aproveitar o clima agradável. Há muitas opções de atividades para fazer em Belo Horizonte.

Rua estreita e descendente de paralelepípedos com casinhas coloniais brancas e detalhes coloridos
Rua de paralelepípedos de Ouro Preto

Se você quer estender um pouco mais sua viagem e conhecer outro destino imperdível em julho, pode ir até Ouro Preto, a 100 quilômetros de distância, uma cidade histórica conhecida por sua arquitetura colonial bem preservada, igrejas barrocas deslumbrantes e cena cultural vibrante.

Faça uma excursão a Ouro Preto para conhecer essa cidade, perfeito para explorar a história e a cultura do Brasil colonial. Se você preferir ir por conta própria à cidade, pode aproveitar as diversas atividades que Ouro Preto tem a oferecer

Campos do Jordão, São Paulo

Localizado na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, Campos do Jordão é conhecida como a Suíça brasileira. A cidade é famosa por seu clima frio, suas belas paisagens montanhosas e sua arquitetura europeia.

Conheça as 10 cidades brasileiras para se sentir na Europa.

Campos do Jordão é um destino turístico popular durante o ano inteiro, mas é um dos melhores lugares para viajar em julho, quando as temperaturas caem e a cidade se torna ainda mais especial. Durante a época fria, a cidade recebe o Festival de Inverno, um evento cultural que atrai músicos, artistas e turistas de todo o país.

Além disso, Campos do Jordão é uma cidade repleta de atrações, como o Parque Estadual de Campos do Jordão, que oferece trilhas ecológicas, cachoeiras e paisagens naturais.

Gramado e Canela, Rio Grande do Sul

Se o seu intuito é aproveitar o inverno no Brasil, as cidades da região sul são os melhores lugares para passar as férias de julho.

Gramado é famosa por seu charme europeu, com ruas arborizadas, casas com estilo enxaimel e jardins bem cuidados. A cidade também é conhecida por sua gastronomia, com diversos restaurantes que oferecem pratos típicos da culinária italiana e alemã, além de diversas atividades que você encontrará em Gramado

A apenas 8 quilômetros da cidade fica Canela, uma cidade encantadora na serra gaúcha, famosa por sua arquitetura europeia, festivais culturais e belas paisagens naturais. Se você não planeja ficar tanto tempo nessa região, pode reservar um ônibus turístico para conhecer Gramado e Canela de uma só vez.

Imponente Catedral de Pedra de Canela rodeada de vegetação
Catedral de Pedra de Canela

Ao fazer uma visita à cidade, você verá diversas atrações e atividades em Canela como o Parque do Caracol, com a sua cascata, e poderá experimentar a deliciosa gastronomia local.

Bento Gonçalves Rio Grande do Sul

Se você é apaixonado por vinhedos e vinícolas, outro dos melhores destinos dentro do Brasil para conhecer em julho é Bento Gonçalves, a capital brasileira do vinho

Em julho, a cidade costuma ter temperaturas baixas, o que a torna um destino ideal para quem busca fugir do calor e aproveitar o inverno. Você poderá fazer um tour pelas vinícolas da região e degustar os deliciosos vinhos produzidos. Além disso, a gastronomia da cidade é baseada em pratos típicos italianos, alemães e gaúchos, perfeitos para acompanhar com um bom vinho.

A cidade também oferece uma série de atrativos culturais e históricos, como museus e igrejas antigas, que contam a história dos imigrantes italianos que colonizaram a região. Há atividades em Bento Gonçalves para todos os gostos!

Destinos internacionais para viajar em julho

Você está planejando viajar para o exterior? Se você prefere o calor, pode visitar o hemisfério norte, mas, se você quer aproveitar o clima frio e seus encantos, há diversas opções no hemisfério sul. Listamos aqui os melhores destinos internacionais para viajar em julho.

Santiago, Chile

A capital chilena, Santiago, é uma cidade fascinante com uma mistura única de história, cultura e natureza, rodeada pela Cordilheira dos Andes. É um dos melhores destinos para visitar em julho se você quer aproveitar as vantagens das temperaturas baixas com esportes de inverno, atividades na neve e os excelentes vinhos da região. Não deixe de conhecer os vinhedos chilenos, perfeitos para os amantes do enoturismo!

Vista aérea de Santiago repleta de edifícios e um arranha-céu com as montanhas nevadas ao fundo
Panorâmica de Santiago do Chile

Além das diversas atividades invernais para fazer em Santiago ao ar livre, você também pode aproveitar para conhecer a cidade com um free tour ou um tour panorâmico. Além disso, uma excursão ao Valle de Colina no inverno é perfeito para admirar a paisagem nevada enquanto aproveita das águas termais. 

Cusco e Machu Picchu, Peru

Cusco é uma cidade incrível com uma rica história e cultura. Você sabia que é a antiga capital do Império Inca? Hoje, a cidade está declarada como Patrimônio da Humanidade e é conhecida por sua arquitetura colonial espanhola, construída sobre os fundamentos incas, e por suas ruas de paralelepípedos que abrigam muitos museus, igrejas e praças históricas.

A cidade é um dos melhores destinos para visitar em julho devido ao clima ameno que permitem realizar atividades em Cusco com mais facilidade. O inverno também é a estação mais seca do ano e, por isso, você tem grandes chances de não pegar chuvas durante a viagem.

Panorâmica de Machu Picch rodeada de montanhas
Machu Picchu

Cusco também é o principal ponto de partida para Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas. Situada no topo de uma montanha na região dos Andes, é uma das maravilhas arqueológicas mais impressionantes do planeta. 

A cidade, considerada hoje como uma das Sete Maravilhas do Mundo, foi construída no século XV durante o auge do Império Inca, e posteriormente abandonada com a chegada dos espanhóis e as guerras incas pelos poderes imperiais. Para conhecer esse impressionante sítio arqueológico, você pode uma reservar uma excursão a Machu Picchu.

Ushuaia, Argentina

A cidade mais austral do mundo não poderia ficar de fora dos melhores destinos para viajar em julho. Ushuaia, na Argentina, oferece uma mistura de paisagens deslumbrantes, aventuras ao ar livre e cultura. 

Conhecida como “a cidade do fim do mundo”, Ushuaia é cercada pela beleza natural da Terra do Fogo, com montanhas cobertas de neve e glaciares imponentes. Você pode conhecer esse charmoso lugar com uma excursão à Terra do Fogo.

Panorâmica de Ushuaia mostrando a cidade em frente às montanhas nevadas
Ushuaia

Em julho, há uma grande variedade de atividades de inverno para fazer em Ushuaia, como esqui e snowboard ou trilhas com raquetes de neve para explorar a paisagem nevada.

Passeios de trenó puxados por cães, passeios de barco pelo Canal Beagle e visitas à fazendas de criação de huskies siberianos também são populares nesta época do ano.

Mendoza, Argentina

Localizada no no oeste da Argentina, Mendoza é famosa por suas vinícolas e paisagens de tirar o fôlego. A região é conhecida principalmente por sua produção de vinho Malbec, e há muitas vinícolas onde os visitantes podem fazer degustações e passeios pelos vinhedos.

Apesar do clima frio, Mendoza é um dos melhores lugares para viajar em julho, pois oferece paisagem deslumbrantes que combina o cenário dos vinhedos com o das montanhas nevadas dos Andes. 

Além disso, há diversas atrações e atividades em Mendoza para aproveitar essa estação, como esqui e snowboard, conhecer os restaurantes, reservar um passeio por suas vinícolas e conhecer a cidade com um tour por Mendoza.

Cinque Terre, Itália

Cinque Terre é uma deslumbrante região costeira da Itália, conhecida por seus cinco pitorescos povoados à beira-mar. São eles Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore, cada um com seu próprio charme e beleza única.

As vilas são famosas por suas casas coloridas, construídas na encosta íngreme das montanhas que se encontram com o Mar Mediterrâneo. Além disso, suas ruas estreitas e sinuosas, os terraços de vinhedos em socalcos e as vistas panorâmicas do mar tornam as Cinque Terre um destino encantador para os visitantes. Você sabia que suas paisagens inspiraram a criação de Portorosso do filme Luca, da Pixar? 

Mar Mediterrâneo banhando um povoado encravado nas rochas repleto de casas coloridas
Um dos povoados de Cinque Terre

Julho é o mês ideal para visitar as Cinque Terres. Isso devido às temperaturas amenas, você poderá desfrutar das praias locais e fazer as trilhas que ligam as vilas. Você também conhecerá a vida e a cultura local, com festivais, eventos e atmosfera animada nas ruas, além de desfrutar da deliciosa culinária, baseada em massa caseira e frutos do mar.

Para conhecer esse lugar incrível da maneira mais confortável possível, você poderá fazer uma excursão às Cinque Terre saindo de Florença, Milão, La Spezia ou Montecatini

Paris, França

A capital francesa, Paris, é um dos destinos mais icônicos e românticos do mundo. A Cidade da Luz é famosa por sua arquitetura, sua rica história cultural, sua culinária deliciosa e sua moda elegante.

Há muitas atrações e atividades para fazer em Paris, e alguns dos seus pontos turísticos mais famosos incluem a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre-Dame, o Museu do Louvre, o bairro de Montmartre e a avenida Champs-Élysées. 

Paris é um dos melhores destinos para visitar em julho, pois o clima geralmente é quente e agradável, ideal para fazer um free tour pela cidade, visitar parques e jardins ou até fazer um passeio de barco pelo rio Sena

Lisboa, Portugal

Lisboa é uma cidade encantadora conhecida por sua história, cultura, arquitetura e clima agradável. Localizada nas margens do Rio Tejo, a capital portuguesa oferece uma mistura única de tradição e modernidade, com ruas estreitas e sinuosas, edifícios históricos, bairros pitorescos e uma cena artística e gastronômica em ascensão.

Um bonde amarelo descendo uma rua estreita com casas coloridas
Bonde passando pela rua de Lisboa

As temperaturas de julho, o mais quente do ano na Europa, proporcionam um clima perfeito para explorar Lisboa e desfrutar das suas muitas atrações ao ar livre. Além dos muitos atrativos para ver e fazer em Lisboa, em julho você também contará com eventos culturais e festivais acontecendo ao longo do mês. 

Londres, Inglaterra

Uma visita a Londres não poderia faltar na lista dos melhores destinos para viajar em julho, uma ótima escolha se você gosta de explorar os lugares a pé  graças às temperaturas mais altas do verão europeu. Você pode explorar a capital britânica com um free tour por Londres ou um com passeio de barco ao entardecer pelo Tâmisa.

Além das atrações turísticas mais famosas de Londres como o Palácio de Buckingham, o Parlamento e o Big Ben, a Torre de Londres, e a Abadia de Westminster, a cidade também é conhecida por seus belos parques, ideais para conhecer no verão.

Você também poderá aproveitar os eventos ao ar livre e festivais em Londres que acontecem em julho, como o Wimbledon Tennis Championships e o Pride in London.

Se você quer saber mais sobre as atividades e atrações da capital britânica, não deixei de conferir nosso post onde damos dicas do que fazer em Londres

Barcelona, Espanha

Conhecida por sua arquitetura, praias, culinária e cultura, Barcelona é a capital da Catalunha, local adotado por Antoni Gaudí para a criação de suas obras mais famosas, como a Sagrada Familia, a Casa Batlló e o Parque Güell.

Vista aérea de Barcelona com o mar ao fundo e a Sagrada Familia ao centro
Vista aérea de Barcelona com a Sagrada Família

A capital catalã é um dos melhores destinos para viajar em julho, pois o clima agradável do mês é perfeito para desfrutar das praias da cidade e das muitas atividades para fazer em Barcelona.

Além de free tours pela cidade e visitas guiadas pelos principais pontos turísticos, você também poderá aproveitar diversos eventos e festivais como o Festival Grec e a Festa Major de Gràcia.

Chicago, Estados Unidos

Chicago é a terceira maior cidade dos Estados Unidos e é conhecida por sua arquitetura, culinária, cultura e localização à beira do Lago Michigan. Em julho, o mês mais quente do ano, é o melhor momento para visitar a cidade.

Há muitas atividades para fazer em Chicago, especialmente no verão. Você poderá conhecer os principais atrativos ao ar livre, como fazer um passeio pelo Navy Pier ou um passeio de barco pelo rio Chicago. Além do mais, há diversos eventos e festivais que acontecem no verão, como o Lollapalooza ou o Taste of Chicago. 

Banff, Canadá

Banff é uma cidade localizada no Parque Nacional de Banff, nas Montanhas Rochosas do Canadá, considerado Patrimônio da Humanidade. Em julho, embora seja verão, o clima em Banff tem temperaturas entre 7°C e 21°C, com dias mais longos. 

Um dos pontos turísticos mais famosos de Banff é o lago Louise, conhecido por sua água turquesa e pelas montanhas que o cercam. 

Panorâmica de um lago turquesa rodeado de vegetação e montanhas nevadas
Parque Nacional de Banff

Banff definitivamente é um dos melhores destinos para visitar em julho se você curte a natureza e a vida selvagem. Você pode aproveitar para fazer trilhas pelo Parque Nacional, dar um passeio de barco ou fazer uma excursão até um refúgio de ursos grizzly.

Além de atividades para fazer em Banff, a cidade conta também oferece uma variedade de restaurantes, lojas e galerias de arte para explorar. Há opções para todos os públicos!

Agora que você já descobriu os melhores lugares para viajar em julho, pode reservar as melhores atividades da Civitatis com antecedência, fazer as malas e… bon voyage!

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: