Além de Paris: as 10 melhores cidades do interior da França
Quando pensamos na França, Paris e a icônica Torre Eiffel são as primeiras coisas que vêm à nossa cabeça, certo? Mas o país é muito mais a oferecer do que apenas a capital. Cultura, história, arte, vinhos e gastronomia… Não é por acaso que a França seja um dos países mais visitados do mundo. Hoje, nós da Civitatis listamos 10 cidades do interior da França para conhecer além de Paris.
Castelos, palácios, pinacotecas, abadias, cidadelas e um vasto conjunto de monumentos e lugares imprescindíveis para visitar se destacam nos principais destinos franceses. Você quer descobri-los? Vamos lá!
As melhores cidades do interior da França
1. Lyon
Nosso primeiro destino é Lyon, uma charmosa cidade do interior da França que remonta ao ano 43 a.C., quando foi fundada por romanos. Seu centro histórico, conhecido como Vieux Lyon, foi declarado como Patrimônio da Humanidade. Lá, você verá sua arquitetura medieval e renascentista em edifícios muito bem preservados.
Além disso, o centro histórico também é conhecido por suas traboules, passagens secretas características da cidade. Faça esse free tour pelos traboules e miraboules do Vieux Lyon para conhecer esse local de Lyon. Se preferir conhecer mais atrativos da cidade, pode optar por uma visita guiada por Lyon.
Você também não pode deixar de experimentar a gastronomia da cidade, considerada a capital gastronômica da França. Você encontrará em seus pequenos restaurantes tradicionais, conhecidos como bouchons, brioches de pralinê, cervejas artesanais, chocolates e sorvetes, queijos e, claro, vinhos. Reservando esse tour gastronômico por Lyon, você vai conhecer os sabores da cidade enquanto caminha por suas charmosas ruas.
2. Nice
Embora não seja uma cidade do interior da França, mas do litoral, Nice tem também o encanto de uma cidade pequena e belezas naturais imperdíveis, por isso também está na nossa lista.
Em Nice, você pode conhecer o centro histórico, conhecido como Vieux-Nice, com ruas estreitas e charmosos edifícios coloridos, passear pelo Promenade del Anglais, uma famosa avenida à beira-mar ou conhecer a Colina do Castelo, de onde terá vistas espetaculares da cidade e da Baía dos Anjos. Reservando esse free tour por Nice, você pode conhecer esses e outros pontos turísticos da cidade.
Por estar localizada na Costa Azul, você também pode aproveitar para fazer passeios de barcos ou, inclusive, conhecer outras cidades da região reservando excursões para Saint-Tropez, Mônaco e Cannes.
3. Toulouse
Na nossa lista das melhores cidades do interior da França não poderia faltar Toulouse, conhecida como La Ville Rose, ou a Cidade Rosa, graças aos seus edifícios de tijolos de terracota. A cidade, fundada no século II a.C., oferece uma mistura fascinante de história, cultura e modernidade.
Se decidir visitar Toulouse, você pode conhecer a Place du Capitole, o coração da cidade, onde verá os charmosos edifícios da Prefeitura e do Teatro. Outro monumento imprescindível é a basílica de Saint-Sernin, a maior igreja românica da Europa. Para conhecer esses locais da maneira mais confortável, reserve esse tour panorâmico por Toulouse.
4. Bordeaux
Bordeaux não poderia faltar na nossa lista de melhores cidades do interior da França para conhecer. Localizada no sudoeste francês, o município é conhecido principalmente por seus vinhos, já que conta com uma das regiões vinícolas mais famosas do mundo. Se você é amante dessa deliciosa bebida, não pode perder um tour pelos vinhedos da região com opções que incluem degustação.
Para quem gosta de história, Bordeaux também é um ótimo destino para conhecer. Em seu centro histórico, declarado Patrimônio da Humanidade, você encontrará edifícios que remontam a esse período além de impressionantes monumentos que remontam à Idade Média. Para conhecer alguns dos melhores pontos da cidade, faça um free tour pelo Velho Bordeaux e bairro de São Miguel.
Outros locais imprescindíveis de Bordeaux são a Ópera Nacional na Place de la Comédie, a catedral de Santo André com a torre Pey Berland, a Porte Cailhau e na igreja de São Pedro, o icônico Espelho de Água e a Praça da Bolsa. Conheça todos esses lugares fazendo um free tour por Bordeaux.
5. Mont Saint-Michel
Mont Saint-Michel é uma das atrações mais icônicas da região da Normandia. Esta pequena cidade do interior da França localizada em uma ilha rochosa é famosa principalmente por sua abadia medieval, que leva o nome do arcanjo Miguel.
A história do templo remonta ao século VIII quando o arcanjo teria aparecido ao bispo de Avranches e o instruindo sobre a construção do local. Hoje, a abadia de Mont Saint-Michel é um importante centro de peregrinação.
A cidade também encanta com a mistura de estilos góticos e românicos, que dão um charme medieval à ilha. Mas o mais impressionante acontece com o fenômeno das marés, que variam até 14 metros. Durante a maré alta, a ilha fica isolada do continente, um cenário mágico e encantador!
Nesta excursão a Mont Saint Michel saindo de Paris, você poderá passear por suas ruas estreitas, conhecendo as lojas de souvenirs, cafés e restaurantes da cidade, além, é claro, de visitar a abadia. Imperdível!
6. Montpellier
Na região da Occitânia se encontra uma das mais bonitas cidades do interior da França, Montpellier. Fundada no século X, a cidade combina história medieval e renascentista, refletida em sua bela arquitetura e nos monumentos históricos. Montpellier também é famosa por sua universidade, estabelecida em 1220, uma das mais antigas do mundo.
Se você pretende visitá-la, não deixe de conhecer a Place de la Comédie, o coração de Montpellier, repleta de cafés e restaurantes. Perto de lá, você encontrará a bela catedral gótica de Saint-Pierre, o Promenade du Peyrou, um parque com vistas panorâmicas da cidade e o Jardin des Plantes, o jardim botânico mais mais antigo da França, criado em 1593. Reservando este free tour por Montpellier, você conhecerá alguns dos principais monumentos da cidade.
E não vá embora de Montpellier sem provar seus pratos típicos regionais como a brandade de morue (uma mistura de bacalhau salgado e purê de batata), fougasse (pão típico do sul francês), tapenades (patês típicos), chocolates e, é claro, vinho da Occitânia. Se você quer experimentar alguns desses sabores, não perca este tour gastronômico por Montpellier.
7. Versalhes
Muito próxima da capital Paris, está uma das cidades do interior da França mais famosa do mundo. Versalhes é conhecida especialmente por seu palácio, que foi residência dos reis da França, incluindo Luís XIV e por ter sido o cenário do Tratado de Versalhes, acordo que pôs fim à Primeira Guerra Mundial.
Faça uma visita ao Palácio de Versalhes para admirar a luxuosa arquitetura barroca e entender como ele foi símbolo de poder e esplendor da monarquia francesa. Imprescindível na sua passagem pela cidade! Você conhecerá o famoso Salão dos Espelhos, os apartamentos do Rei e da Rainha e a Ópera Real, um belo teatro dentro do palácio que ainda é usado para apresentações.
Os Jardins de Versalhes é uma atração a parte! Projetados por André Le Nôtre, abrangem cerca de 800 hectares, os jardins são caracterizados por sua simetria e grandiosidade apresentados por suas esculturas, paisagens e fontes, como a Fonte de Latona e a Fonte de Apolo, e o Grande Canal, um canal artificial usado para passeios de barco. Além disso, há bosques mais íntimos e escondidos e o Hameau de la Reine, um refúgio rústico criado para a própria Maria Antonieta.
8. Estrasburgo
Todas as cidades da nossa lista possuem um charme excepcional, mas uma das mais encantadoras é Estrasburgo, na região de Alsácia que faz fronteira com a Alemanha. Fundada no século I a.C. por romanos, a cidade tem uma história rica e complexa, já que durante os séculos, passou por diversos períodos de controles tanto francês quanto alemão.
Hoje, Estrasburgo é uma das três cidades-sede da União Europeia, abrigando o Parlamento Europeu, o Conselho da Europa e a Corte Europeia dos Direitos Humanos. Você pode, inclusive, conhecer mais sobre a importância política da cidade fazendo este free tour pelo bairro alemão e Parlamento Europeu.
La Petite France é um dos bairros mais pitorescos de Estrasburgo, repleto de casas de enxaimel, cafés e restaurantes. Reservando este free tour, você poderá contemplar esse adorável bairro e seus principais monumentos. Prepare a câmera!
Não deixe de conhecer também a Catedral de Estrasburgo, um dos monumentos mais icônicos da cidade. De estilo gótico, o templo impressiona com sua fachada detalhada e seu famoso relógio astronômico. Além disso é uma das maiores catedrais do mundo.
Além disso, se você planeja visitar a cidade na época mais mágica do ano, poderá conhecer seu famoso Mercado Natalino, Christkindelsmärik, um dos mais antigos do mundo, realizado desde 1570. Durante o Advento, o mercado transforma a cidade em um verdadeiro conto de fadas. Você pode conhecê-lo fazendo este tour pelos mercados de Natal de Estrasburgo.
9. Colmar
Também localizada na região da Alsácia, a encantadora Colmar também faz parte da lista das melhores cidades do interior da França para visitar. Por estar próxima à fronteira da Alemanha, também possui influências alemãs, além da francesa. Sua arquitetura medieval e renascentista encanta com as diversas casas de madeira e edifícios históricos.
La Petite Venise, ou a Pequena Veneza, é o bairro mais famoso da cidade e recebe esse nome graças aos canais, pontes pitorescas e casas de enxaimel coloridas. Perfeito para tirar muitas fotos! Reservando este free tour por Colmar, você conhecerá esse charmoso bairro e mais pontos da cidade.
Os amantes de vinhos também se encantam com Colmar, já que a cidade é um dos principais centros da rota de vinhos da Alsácia, conhecida por seus vinhos brancos. Você pode conhecer os vilarejos e vinhedos da região fazendo este tour por Eguisheim e Turckheim com degustação de vinhos.
10. Amboise
Amboise é uma encantadora cidade do interior da França, localizada no Vale do Loire, conhecida por seu castelo histórico e por sua rica herança renascentista. O Château d’Amboise é uma visita obrigatória para fazer na cidade.
Com este ingresso do castelo de Amboise, você poderá admirar a sua luxuosa decoração renascentista, que começou a ser implementada pelo rei Luís XII. Nos seus terraços panorâmicos, você terá uma vista deslumbrante do rio Loire. Além disso, nos jardins do castelo, você encontrará a capela de Santo Huberto, onde está o túmulo de Leonardo da Vinci.
Falando em um dos maiores gênios do Renascimento, você sabia que ele viveu seus últimos anos em Amboise? Com este ingresso do castelo de Clos Lucé, você conhecerá a última morada de Da Vinci, que foi transformado em um museu em homenagem à vida e obra do gênio florentino. Ao visitar o castelo, você verá diversos rascunhos de invenções do artista de 1450, que demoraram séculos para virarem realidade, como o helicóptero.
Depois de conhecer esses fascinantes castelos, não deixe de visitar o centro histórico de Amboise e passear por suas ruas pitorescas com casas antigas, lojas de artesanato e charmosos cafés. Você também pode aproveitar para passear nas margens do rio Loire, conhecer o mercado de Amboise para se deliciar com os sabores de produtos regionais e visitar adegas para experimentar os vinhos da região do Vale do Loire.
Esses são apenas algumas das nossas cidades cidades do interior da França preferidas, mas ainda há muito para conhecer no país. Comece a planejar sua viagem e escolha as melhores atividades para fazer com a Civitatis!