Geral

Os lugares mais remotos do mundo

Isla de Pascua
29 setembro 2023

Você pode estar se perguntando o que é uma área remota? Na Terra existem pontos aos quais é praticamente impossível chegar, situados no meio do nada e a centenas de quilômetros de outras cidades ou centros urbanos. Essa são os lugares mais remotos do mundo!

Claro que eles estão fora dos itinerários habituais, no entanto, existem várias formas de chegar a esses lugares, seja por terra, mar ou ar. Neste post, descobriremos onde estão situados esses lugares. Quem sabe? Talvez algum deles seja o próximo destino que a Civitatis comece a oferecer…

Ilha Alejandro Selkirk (Chile)

Essa pequena ilha do arquipélago Juan Fernández, no Chile, já teve vários nomes ao longo da sua história: isla de los Perros (ou ilha dos Cachorros, em português), Más Afuera (por ser a mais afastada do arquipélago) e finalmente, desde 1966, Alejandro Selkirk.

O nome foi dado em homenagem a um marinheiro escocês que no século XVIII teve que sobreviver como náufrago em uma das ilhas remotas do arquipélago. A história de Selkirk inspirou o escritor Daniel Defoe a escrever o seu famoso romance Robinson Crusoe.

Poucas vezes por ano, um barco mercante viaja para essa ilha para levar suprimentos aos pescadores e suas famílias que vivem lá durante a temporada de pesca de lagostas.

Paisagem da vegetação das montanhas e vales na ilha Alejandro Selkirk.
Ilha Alejandro Selkirk

Tristão da Cunha (Reino Unido)

Tristão da Cunha é considerada a ilha habitada mais inacessível do mundo. O território mais próximo está a 2.173 quilômetros e é a ilha de Santa Elena, no Atlântico Sul, que, por sua vez, está situada a uma distância de 1.800 quilômetros do continente africano. Lá não existe aeroporto, por isso é possível chegar apenas por mar. Não há dúvida de que ess é uma das ilhas mais remotas do mundo.

Há tão poucos moradores (aproximadamente 300) que a endogamia é bastante habitual, assim como as doenças genéticas. Além do mais, os habitantes da ilha têm a sua própria língua, um dialeto do inglês

Letreiro de boas-vindas à lha de Tristão da Cuña
Tristan da Cunha

Tepuy Roraima (Venezuela)

O Tepuy ou Monte Roraima é o ponto mais alto da cordilheira de Pacaraíma, entre o Brasil, a Guiana e a Venezuela. Trata-se de uma das formações geológicas mais antigas da Terra, cuja origem remonta ao período Pré-Cambriano, há aproximadamente dois milhões de anos. É possível subir ao seu topo através de trilhas que podem durar até uma semana, mas é necessário superar trechos difíceis, como o Passo das Lágrimas e, claro, suportar condições extremas.

Essa montanha tão espetacular também aparece em livros e filmes, como o cativante Up, da Pixar, um dos filmes de desenhos animados inspirados na América Latina. Você se lembra do Paraíso das Cachoeiras com o qual Carl e Ellie sonhavam? Então, elas estão inspiradas na cachoeira Salto del Ángel do monte Roraima.

Vista da montanha do Tepuy Roraima com nuvens abaixo
Tepuy Roraima

Rapa Nui (Chile)

Talvez este seja o lugar mais famoso da nossa lista de lugares mais remotos do mundo. Rapa Nui, mais conhecida como a Ilha de Páscoa, é uma ilha remota do Chile situada na Polinésia e a mais de 3.000 quilômetros de distância da América do Sul. Para chegar lá, é necessário pegar um voo de sete horas que parte de Santiago.

Apesar da sua distância, a Ilha de Páscoa é conhecida no mundo inteiro pelos seus moais, enormes estátuas antropomorfas que são um verdadeiro mistério. Hoje em dia, ainda se desconhece como os nativos da ilha construíram e moveram esses enormes monólitos com forma de cabeça. Foram encontrados aproximadamente mil na ilha!

Nesse caso, você não precisa se preocupar em como chegar lá porque a Civitatis pode lhe levar para fazer um tour pela Ilha de Páscoa.

Quinze esculturas Moais da Ilha de Páscoa
Moais da Ilha de Páscoa

Alert (Canadá)

Alert é outro dos lugares mais remotos do mundo. Está situado a aproximadamente 817 quilômetros de distância do Polo Norte e seus únicos habitantes são os que ocupam a base militar e a estação meteorológica canadense. Além do mais, a cidade mais próxima está a mais de 2.000 quilômetros.

As temperaturas em Alert também são extremas: quase -40ºC no inverno e uma máxima de 3º no verão. No entanto, Alert é um magnífico ponto de observação de auroras boreais.

Céus esverdeados pela aurora boreal no Canadá
Aurora boreal no Canadá

Ilhas Pitcairn (Reino Unido)

As Ilhas Pitcairn são conhecidas pelo motim do navio HMS Bounty, em 1789, cuja história é retratada pelo filme Mutiny on the Bounty. Essa ilha remota está localizada a 2.100 quilômetros do Taiti e possui apenas 50 habitantes, a grande maioria com o sobrenome de um dos amotinados.

Foto da paisagem da famosa ilha de Pitcairn
Ilhas Pitcairn, a 2.100 quilômetros do Taiti

Para chegar até lá, é preciso enfrentar mais de 36 horas de travessia em embarcações que partem da Polinésia Francesa. Esta ilha conta com pouca infraestrutura e é ideal para viajantes que gostem de viver no limite e sem conforto. No entanto, tenha certeza que você realmente quer conhecer esse local isolado do mundo, pois os barcos fazem esse trajeto apenas a cada três meses.

Ittoqqortoormiit (Groelândia)

Um lugar que não é difícil só de pronunciar, mas também de chegar. Ittoqqortoormiit é um povoado situado ao leste da Groelândia, perto da desembocadura do fiorde de Scoresby Sund, acessível apenas de helicóptero ou através de um barco que navega até lá alguns meses por ano. O lugar foi fundado por um grupo de colonos noruegueses nos anos 1920 e, hoje em dia, ainda vivem lá cerca de 500 pessoas, além de ursos, raposas-do-ártico, baleias e morsas.

Ittoqqortoormiit com suas casas coloridas e montanha ao fundo, na Groelândia
Ittoqqortoormiit

La Rinconada (Peru)

Além do ser um dos lugares mais remotos do mundo, também é a cidade mais alta do planeta. La Rinconada é uma cidade dos Andes peruanos situada a 5.100 metros de altitude. É possível chegar lá por terra, mas apenas com veículos 4×4. Além do mais, está situada em um glaciar permanentemente congelado.

Embora pareça mentira, ainda existem pessoas que vivem por lá. O motivo principal são suas minas de ouro, a base da economia dessa cidade.

Casas da cidade de La Rinconada com as montanhas circundantes, Peru
La Rinconada, a cidade mais alta do mundo

Ilha Macquarie (Austrália)

A Ilha Macquarie está no hemisfério sul, no meio do Oceano Pacífico, entre a Nova Zelândia e a Antártida. Foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1997 por sua importância geológica, sendo provavelmente o local mais inacessível designado com esse título no mundo. Seus únicos habitantes são cientistas e aves, especialmente uma grande colônia de pinguins-rei.

Pinguins-rei em frente ao mar na Ilha Macquaire
Pinguins-rei na Ilha Macquaire

Motuo (China)

Motuo é um condado situado nas montanhas tibetanas que, devido à sua altitude, esteve isolado do resto do mundo até 2013, quando o governo chinês completou a construção de uma estrada que passava por baixo da montanha. É um destino especialmente popular entre mochileiros, embora a rota seja considerada bastante arriscada.

Montanhas nevadas de Motuo, no Tibet
Motuo, no Tibet

Oimiakon (Rússia)

Oimiakon é um povoado da República de Sakha, situado no coração da Sibéria e conhecido por ser o lugar habitado mais frio da Terra. Para chegar a Oimiakon é necessário viajar dois dias de carro saindo de Yakust, a cidade mais próxima. Além do mais, só é possível chegar no inverno, quando os lagos e rios dos arredores estão congelados. A autopista que é preciso atravessar para chegar lá é conhecida como a Estrada dos Ossos e sua história é tão sinistra quanto parece. Foi construída por milhares de presos provenientes dos Gulags de Stalin e a maioria morreu durante as obras, ficando sepultados ao longo da estrada.

Um cavalo branco em sua cerca em Oimiakón, na Sibéria
Oimiakon, na Sibéria

Preparado para fazer as malas rumo a um destino remoto? Sem dúvida, são uma ótima opção para aqueles que preferem conhecer um lugar longe dos turistas.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leido de #Multidestino