Os melhores lugares do Chile para ver estrelas
O turismo astronômico vem se popularizando nos últimos anos. Por isso, nós da Civitatis queremos lhe apresentar os melhores lugares do Chile para ver as estrelas, considerado a capital mundial da astronomia.
Chile, paraíso da astronomia
O país sul-americano é um dos principais destinos astronômicos da América do Sul e possui um dos céus mais limpos do hemisfério sul. Graças ao clima e sua posição no mapa, algumas zonas do país chegam a ter, por ano, mais de 300 noites que reúnem as condições perfeitas para os amantes da astrofotografia e da observação dos astros celestes. Você sabia há 40 observatórios no Chile, sendo 27 deles abertos para os turistas?
Portanto, o céu do Chile é ideal tanto para contemplar planetas, galáxias, constelações e, é claro, estrelas. Você vem conosco nesta viagem super espacial? Ops, especial!
Conteúdo
Melipeuco, um céu estrelado em plena Araucanía
A comuna de Melipeuco, situada na região chilena de La Araucanía, possui um céu livre de poluição luminosa, é perfeito para realizar uma observação astronômica.
Centenas de apaixonados pelas estrelas vão anualmente a Melipeuco para admirar o céu do Chile e tirar fotos incríveis da abóboda celeste. Isso porque, além de ser um dos melhores lugares do Chile para ver as estrelas, sua diversidade de paisagens é outro dos seus grandes atrativos. O melhor momento para admirar essa zona da Araucanía é ao cair da tarde, quando melhor se sente a tranquilidade e calma da natureza. E, para completar, se tivermos céus limpos, claros e cheios de estrelas, a combinação é perfeita, sem dúvida.
Neste tour de observação de estrelas em Melipeuco, você será acompanhado por um guia profissional que lhe mostrará todas as maravilhas do céu chileno. E se você quiser combinar essa atividade incrível com um passeio de bike, pode reservar o tour noturno de bicicleta por Melipeuco.
O vale do rio Elqui, um dos melhores lugares do Chile para ver estrelas
A cosmovisão dos povos chilenos que habitaram, e ainda continuam vivendo aos pés da Cordilheira dos Andes, é muito rica. Os motivos que explicam esse conhecimento são muito variados, embora a ausência de cidades grandes que causem poluição luminosa seja uma das principais causas.
Aos pés dos gigantescos picos e montanhas da grande cordilheira andina que atravessa a América do Sul se encontra o majestoso vale do rio Elqui, um dos melhores lugares do Chile para ver estrelas.
Desde épocas remotas, as paisagens situadas junto ao leito do rio Elqui foram fontes de inspiração de inúmeras gerações para parar e contemplar as estrelas do firmamento. Atualmente, essa zona do Chile é muito famosa pelo turismo astronômico e diversos lugares da comarca, como Diaguitas e La Viñita, contam com os seus próprios pontos de observação para deixar voar a imaginação contemplando o céu do Chile à noite.
Neste tour de observação de estrelas no vale do rio Elqui, você poderá observar o manto celestial com um telescópio de 20 polegadas e, além disso, desfrutar de um delicioso jantar.
O deserto do Atacama, um extenso observatório natural
Em toda lista que se preze sobre os melhores lugares do Chile para ver estrelas não pode faltar o extenso, árido e cativante deserto do Atacama, um dos lugares mais secos que existem no planeta Terra.
Apesar do seu terreno árido, o deserto do Atacama é um dos espaços naturais mais fascinantes do Chile. Isso porque a ausência de cidades próximas que possam cobrir o céu faz desse lugar um grande destino para fotógrafos de estrelas e para os amantes da astronomia no geral.
Não é preciso ter um grande conhecimento astronômico para poder desfrutar desse mágico e encantador lugar. A olho nu, é possível ver com total nitidez o maravilhoso espetáculo que acontece todas as noites no céu estrelado do Atacama.
Se você é apaixonado por astronomia, este tour de observação de estrelas no deserto do Atacama saindo de San Pedre de Atacama é, definitivamente, a escolha ideal.
Observatório Mamalluca, entre os principais lugares do Chile para ver estrelas
A zona interior do Chile possui os seus próprios “templos da astronomia” e um deles é, sem dúvida, o observatório Mamalluca. Trata-se de um dos centros de referência na astronomia chilena, pois sua equipe é formada por profissionais reconhecidos e prestigiados nessa área.
Normalmente, o conhecimento e compreensão da astronomia pode ser complexo para o público geral. Por isso, um dos objetivos desse observatório no Chile é tentar fazer uma visita amena e instrutiva, a fim de que todas as pessoas possam entender igualmente as explicações sobre astronomia.
O observatório Mamalluca conta também com um telescópio de alta tecnologia que permite observar estrelas, planetas, constelações e galáxias durante as mais de 300 noites por ano com visibilidade.
Os espetaculares céus estrelados das Torres del Paine
O Parque Nacional das Torres del Paine é um dos melhores lugares do Chile para ver estrelas devido à qualidade, claridade e grandiosidade do seu céu noturno.
Esse gigantesco espaço protegido da Patagônia chilena fica ainda mais bonito à noite. As estrelas iluminam suas imponentes montanhas, criando um fenômeno natural digno de se ver.
Se você reservar este tour de 2 dias pelas Torres del Paine, terá a oportunidade de fazer uma observação noturna de estrelas única.