As 10 igrejas mais bonitas do Brasil
Famoso por suas belezas naturais, pelo futebol e pelo Carnaval, o Brasil também é um destino ideal para os amantes da história e da arquitetura. O país tem um amplo legado histórico e religioso, e a prova disso são suas igrejas de diferentes estilos arquitetônicos: barrocas, neogóticas, neorrenascentistas e até mesmo de estilo modernista. Hoje, nós da Civitatis fizemos uma lista das igrejas mais bonitas do Brasil. Vamos conhecê-las?
Visitar esses templos vai além dos motivos religiosos. É uma oportunidade perfeita para mergulhar na rica história de cada região brasileira e apreciar impressionantes construções e obras de artes sacras.
As igrejas mais bonitas do Brasil
- Igreja e Convento de São Francisco
- Capela Dourada
- Catedral Metropolitana de Brasília
- Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
- Igreja São Francisco de Assis
- Igreja Nossa Senhora do Ó
- Mosteiro de São Bento
- Catedral Metropolitana de São Sebastião
- Catedral da Sé
- Igreja Nossa Senhora de Lourdes
- Bônus: Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Igreja e Convento de São Francisco – Salvador
Em pleno centro histórico de Salvador, no Pelourinho, podemos encontrar um verdadeiro tesouro do barroco brasileiro: a Igreja e o Convento de São Francisco, um dos mais importantes complexos arquitetônicos e religiosos do Brasil colonial, construídos entre os séculos XVII e XVIII com recursos do governo português e doações de fiéis.
A igreja e o convento foram são dedicados a São Francisco de Assis. Não se deixe enganar por sua fachada simples, pois, ao entrar no local, você ficará maravilhado com o seu interior ricamente decorado, que apresenta altares folheados a ouro, talha dourada, azulejos portugueses e pinturas sacras. Um dos maiores destaques é o chamado “teto de anjos”, uma série de painéis de madeira pintados que retratam anjos e figuras religiosas.
Além de ser uma das igrejas mais bonitas do Brasil, é também um Patrimônio da Humanidade. Para conhecer essa impressionante igreja e convento, você pode reservar uma visita guiada ou um tour privado por Salvador.
Capela Dourada – Recife
Recife também tem uma das igrejas mais bonitas do Brasil, em estilo barroco e detalhes em ouro. Construída no século XVIII, a capela faz parte do complexo do Convento e Igreja de Santo Antônio, aberta ao público em 1697. No entanto, as suas obras só foram finalizadas em 1724.
A decoração interior da Capela Dourada é impressionante, com um altar-mor dourado e detalhadamente decorado, além de pinturas e esculturas sacras de grande valor artístico. O teto da capela é decorado com um magnífico trabalho em estuque, que representa cenas bíblicas e figuras religiosas. Uma visita inesquecível!
Catedral Metropolitana de Brasília – Brasília
A Catedral Metropolitana de Brasília, também conhecida como Catedral de Nossa Senhora Aparecida, é uma das mais famosas e importantes igrejas da capital brasileira. É um marco da arquitetura modernista, projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 1970.
A catedral possui um design único e futurista, com 16 colunas de concreto que se projetam para o céu, formando uma espécie de coroa invertida. No interior da igreja, você verá um espaço amplo e iluminado, destacado por vitrais coloridos que filtram a luz natural.
Além de ter uma arquitetura moderna, a Catedral Metropolitana de Brasília também abriga obras de arte sacra de artistas como Di Cavalcanti, Alfredo Ceschiatti e Athos Bulcão, o que a torna um importante centro cultural e religioso da cidade.
Se você quer conhecer todos os detalhes da sua construção e da sua história, pode fazer uma visita guiada por Brasília ou, se preferir mais exclusividade, pode reservar um tour privado pela capital brasileira.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar – Ouro Preto
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, é uma das mais bonitos e ricas igrejas barrocas do Brasil. Construída entre os séculos XVII e XVIII, possui uma fachada simples, mas seu interior é uma verdadeira obra de arte.
O interior da igreja é decorado com talha dourada, painéis de azulejos portugueses e uma coleção impressionante de arte sacra. Um dos destaques da igreja é o altar-mor, dedicado à Nossa Senhora do Pilar. O teto da nave da igreja também é decorado com pinturas sacras, retratando cenas da vida de Nossa Senhora.
Uma das principais características da igreja do Pilar são os mais de 400 quilos de ouro utilizados em sua ornamentação, uma das mais ricas do Brasil. Em 1980, foi incluída na lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.
Para conhecer essa impressionante igreja, você pode reservar um tour por Ouro Preto e, se você estiver em Belo Horizonte, pode visitar essa igreja fazendo uma excursão até a cidade com transporte incluído.
Igreja São Francisco de Assis – Belo Horizonte
A igreja de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, também conhecida como Igreja da Pampulha, é mais um dos exemplares da excêntrica arquitetura de Oscar Niemeyer e uma das igrejas mais bonitas do Brasil. O templo foi construído entre 1943 e 1945, encomendado pelo então prefeito da cidade, Juscelino Kubitscheck.
Se você é apaixonado por arte e arquitetura, vai ficar encantado com essa igreja, um dos maiores exemplos modernistas do país. Os principais motivos? A sua fachada curvilínea que faz alusão às montanhas mineiras, o painel externo feito de azulejos azuis e brancos, de Cândido Portinari, e os jardins de Burle Marx.
Para conhecer essa peculiar e bela igreja, faça uma visita guiada por Belo Horizonte.
Igreja Nossa Senhora do Ó – Sabará
A Igreja de Nossa Senhora do Ó, localizada na cidade Sabará em Minas Gerais, é outro importante exemplar da arquitetura colonial brasileira. Construída no século XVIII, a igreja é dedicada a Nossa Senhora do Ó, padroeira das grávidas.
Apesar da sua estrutura pequena e simples, o seu interior é surpreendente: elementos barrocos folheados a ouro, pinturas sacras, diversos adornos e traços orientais, conhecidos como “chinecises” e um teto decorado com pinturas representando a vida de Nossa Senhora.
Se você estiver em Belo Horizonte, pode conhecer essa igreja fazendo uma excursão a Sabará.
Mosteiro de São Bento – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
O Mosteiro de São Bento é uma das mais importantes instituições religiosas e culturais do Rio de Janeiro. Localizado no centro histórico da cidade, o mosteiro foi fundado em 1590 pelos monges beneditinos e é conhecido por sua arquitetura colonial, com elementos de estilo barroco e rococó e sua rica tradição litúrgica. Por isso, é considerada uma das mais igrejas coloniais mais bonitas do Brasil.
A igreja possui uma fachada simples, mas seu interior é impressionante, decorado com talha dourada, pinturas sacras e um belo altar-mor. O mosteiro abriga um dos coros de monges beneditinos mais importantes do país, conhecido pelo canto gregoriano e missas solenes. Além disso, o templo também possui uma biblioteca com um acervo de manuscritos e livros raros e um museu com arte sacra e objetos litúrgicos.
Caso você queira se aprofundar na história desse templo, bem como na de outros pontos emblemáticos da cidade, poderá fazer um tour privado pelo Rio de Janeiro ou um tour pelo Museu do Amanhã e Boulevard Olímpico, que passa por esse templo.
Catedral Metropolitana de São Sebastião – Rio de Janeiro
Também conhecida como Catedral do Rio de Janeiro, a Catedral Metropolitana de São Sebastião é um dos templos mais emblemáticos da cidade e uma das igrejas mais bonitas do Brasil.
Projetada pelo arquiteto Edgar Fonseca, a catedral dedicada ao padroeiro do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1979. Sua arquitetura modernista é uma das características mais marcantes, com uma estrutura circular incomum que se eleva em forma de cone, simbolizando uma coroa de espinhos.
Ao visitar seu interior, você verá uma nave ampla e iluminada, decorada com vitrais coloridos que representam diferentes passagens da vida de São Sebastião. Para conhecer essa impressionante igreja, faça o tour completo pelo Rio de Janeiro.
Catedral da Sé – São Paulo
A Catedral Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Catedral da Sé, é um dos marcos arquitetônicos com maior importância histórica, política e religiosa da cidade. Sua construção começou em 1913, mas foi inaugurada em 1954. A catedral é um exemplo notável da arquitetura neogótica no Brasil.
A fachada da catedral é imponente, com duas torres altas e uma rosácea no centro. No seu interior você poderá ver uma nave ampla, vitrais coloridos, arcos ogivais e uma abóbada elevada. A catedral também possui um grande órgão, com mais de 8 mil tubos.
Além de seu valor arquitetônico, a Catedral da Sé é um importante centro religioso e cultural em São Paulo, sendo palco de celebrações religiosas e eventos culturais ao longo do ano. Além disso, você sabia que esse marco da capital paulista é o quarto maior templo neogótico do mundo?
No tour completo por São Paulo você irá conhecer mais detalhes da história da Catedral da Sé. Se você quiser conhecer outras igrejas de São Paulo, pode reservar também o tour privado pelas igrejas católicas de São Paulo.
Igreja Nossa Senhora de Lourdes – Canela
A Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Canela, no Rio Grande do Sul, é uma das igrejas mais famosas e bonitas do Brasil. Construída em 1957, o templo se destaca por sua arquitetura imponente e é um dos cartões-postais mais famosos da região.
A fachada da igreja é marcada por torres altas e uma rosácea no centro, características típicas do estilo gótico inglês. Seu interior é igualmente impressionante, com um altar-mor detalhadamente decorado, esculturas de santos e um órgão de tubos.
A Catedral de Canela, como também é conhecida, é um importante ponto turístico da cidade e, em 2010 foi eleita como uma das Sete Maravilhas do Brasil.
Se você quer conhecer um dos melhores exemplos de igreja gótica no Brasil, pode reservar o ônibus turístico de Gramado e Canela.
Bônus – Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida – Aparecida
Na lista de igrejas mais bonitas do Brasil não poderia faltar o impressionante Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, dedicado à padroeira do país. É o segundo maior templo católico do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano e um dos mais importante centros de peregrinação e fé do Brasil.
Inaugurada em 1980, a basílica, que tem capacidade para abrigar até 45 mil pessoas, é conhecida por sua arquitetura moderna e sua cúpula em forma de cruz. O santuário também inclui outras igrejas, capelas, museus e espaços de devoção e oração.
Uma curiosidade interessante sobre o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é a “Passarela da Fé“. Este caminho liga a basílica à Igreja Velha, que fica do outro lado da rodovia. A passarela tem cerca de 500 metros de comprimento e foi construída para permitir que os fiéis peregrinos possam caminhar em segurança e de forma mais confortável entre os dois locais de culto.
Para conhecer esse impressionante templo, reserve o tour privado pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Se você estiver em São Paulo, pode fazer uma excursão à cidade de Aparecida para conhecer a basílica.
A lista de igrejas mais bonitas do Brasil é extremamente acirrada, pois há milhares de exemplares espalhadas pelo país. A certeza é que você pode contar com a Civitatis para descobri-las!