América

Guia para visitar as Cataratas do Iguaçu

Cataratas de Iguazú
Neste guia para visitar as cataratas do Iguaçu elaborada pela Civitatis, vamos dar dicas para você conhecer esse tesouro natural.
16 outubro 2024

Na fronteira entre o Brasil e a Argentina estão situadas uma das atrações naturais mais populares da América do Sul e do mundo. De fato, você sabia que elas são consideradas como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo? Hoje, nós da Civitatis fizemos um guia para visitar as Cataratas do Iguaçu para ajudar você a conhecer esse tesouro natural da maneira mais fácil possível.

Um pouco de história

Em 1541, o explorador espanhol Álvar Núñez se deparou com as Cataratas do Iguaçu durante suas expedições na América do Sul. Mas, muito antes da chegada dos europeus, a região já era habitada por povos indígenas, como os guaranis e os caingangues. Eles viviam em harmonia com a natureza e acreditavam que as cataratas eram um local sagrado, com significado espiritual.

Um paisagem tão estonteante vem, é claro, acompanhado de uma lenda indígena que explica a origem das cataratas. Segundo a mitologia guarani, o rio Iguaçu era habitado pelo deus-serpente M’Boy, que se apaixonou por uma bela Naipi, filha do cacique.

Cataratas do Iguaçu com uma vegetação densa ao fundo
Cataratas do Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e a Argentina

A jovem foi prometida ao deus, vivendo apenas pelo seu culto. No dia da consagração de Naipi, Tarobá, um jovem guerreiro aproveitou uma distração para fugir com a jovem em uma canoa. Furioso, M’Boy penetrou as entranhas da terra e produziu uma enorme fenda, formando uma gigantesca catarata que engoliu os fugitivos.

 A lenda diz que Naipi foi transformada em uma das rochas das cachoeiras e Tarobá, em uma palmeira situada à beira de um abismo. Debaixo da palmeira está a entrada de uma gruta sob a Garganta do Diabo onde o deus-serpente vigia eternamente as duas vítimas.

Onde ficam as Cataratas do Iguaçu?

As Cataratas do Iguaçu ficam na fronteira entre o Brasil, no estado do Paraná, e a Argentina, na província de Misiones. Por isso, você pode visitá-las de ambos os lados ou (porque não) dois dois!

Localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, as cataratas tem aproximadamente 80% das quedas d’água no lado argentino, e 20% no brasileiro que, apesar de ter menos território, tem as maiores e mais impressionantes cataratas.

Qual é a melhor época para visitar as Cataratas do Iguaçu?

A melhor época do ano para visitar as cataratas é a temporada de março a maio e de outubro a dezembro, quando as temperaturas são mais suaves.

Entre os meses de dezembro e fevereiro, as temperaturas são mais altas nessa parte do continente e, durante os meses de julho, agosto e também na Semana Santa e no Natal, costuma haver mais turistas. Porém essas são apenas considerações para levar em conta, pois qualquer época pode ser boa para visitar as Cataratas do Iguaçu.

Visitantes em uma passarela vendo  as quedas d'água
Visitantes em uma passarela para ver as Cataratas do Iguaçu

Como chegar nas Cataratas do Iguaçu?

Visitar as Cataratas do Iguaçu é relativamente fácil. Você só deverá levar em consideração se está hospedado no lado argentino ou no brasileiro.

Saindo do Brasil

Para o lado brasileiro, os passeios costumam partir de Foz do Iguaçu. Além da opção de fazer uma excursão ao lado brasileiro, também é possível pegar o ônibus 120 na estação urbana de Foz, que faz um trajeto de aproximadamente 40 minutos, ou ir de táxi. 

Mulher de costas para a fotografia observando as cataratas do Iguaçu
Admirando a beleza das cataratas do Iguaçu

Já se você quer visitar o lado argentino, mas está em Foz, recomendamos reservar um tour ao lado argentino das Cataratas do Iguaçu ou pegar o ônibus da empresa Itaipú na rua paralela à estação urbana de Foz para ir até Puerto Iguazú. O ônibus atravessa a alfândega e para na estação central de Puerto Iguazú.

Além disso, se você estiver na cidade brasileira, pode aproveitar para conferir o nosso guia do que fazer em Foz do Iguaçu, com dicas e pontos turísticos imprescindíveis.

Saindo da Argentina

No lado argentino, Puerto Iguazú é certamente a cidade mais procurada para se hospedar por quem vai fazer um passeio pelas cataratas. Você pode ir até lá com seu próprio carro, de táxi, de transporte público ou, se quiser, pode reserva uma excursão às Cataratas do Iguaçu para não ter que se preocupar com nada. 

Se você escolher o transporte público, há vários ônibus da empresa Río Uruguay que partem da estação central de Puerto Iguazú a cada 15 ou 20 minutos e chegam às cataratas em 30 minutos.

Um exemplar da fauna autóctone
Fauna autóctone no Parque Nacional do Iguaçu

Além disso, também é possível fazer uma excursão ao lado brasileiro das Cataratas saindo de Puerto Iguazú. Se preferir, pode também visitá-la de táxi ou de ônibus saindo da estação central, que para na alfândega e finaliza o trajeto na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. Leve em conta que você terá que apresentar o seu passaporte. No entanto, se você é cidadão de um dos países do Mercosul, poderá mostrar apenas o seu RG (emitido há menos de 10 anos).

Em ambos os casos, a opção mais recomendada é contratar uma excursão, principalmente pelo conforto e praticidade, já que inclui a retirada e a viagem de volta ao hotel.

Como visitar as Cataratas do Iguaçu?

Tanto no lado argentino como no lado brasileiro, é possível comprar o ingresso diretamente no dia da visita ou com antecedência pelo site do parque. Essa última opção é a mais recomendada se você quiser evitar as filas. Compre aqui o ingresso do lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu.

O que fazer no lado argentino das Cataratas do Iguaçu?

Se você quer visitar as cataras do Iguaçu pelo lado argentino, precisará de, ao menos, um dia completo para percorrer seus vários caminhos. Os mais populares são as trilhas Macuco e Garganta do Diabo. A primeira delas, de 3,5 quilômetros, passa pela floresta e chega até a catarata Salto Arrechea e é a melhor para observar a fauna autóctone.

Lado argentino das Cataratas do Iguaçu em um dia ensolarado
Lado argentino das Cataratas do Iguaçu

A segunda é uma rota linear com uma passarela que leva até a queda d’água mais alta do Iguaçu, de 80 metros. Ainda há o passeio superior, em que você poderá observar as cascatas de cima, ou o inferior, para vê-las de baixo. Em resumo, você poderá vê-las dos mais diferentes ângulos.

O que fazer no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu?

Escolher uma rota para visitar as Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro é mais simples, pois as opções não são tantas. O Parque Nacional do Iguaçu tem apenas uma trilha de um quilômetro e meio, ou seja, os ônibus deixam os passageiros onde no começo da trilha e a rota permite admirar as cataratas durante toda a caminhada. Você vai encontrar vários pontos de onde terá vistas espetaculares, como, por exemplo, o famoso mirante da Garganta do Diabo, no final da trilha. 

Passeios originais para fazer nas Cataratas do Iguaçu

Listamos algumas recomendações de passeios nas Cataratas do Iguaçu para fazer sua visita ainda mais especial. As opções são infinitas e cada uma mais divertida do que a anterior. Adrenalina pura!

Agora você leu nosso guia para visitar as Cataratas do Iguaçu, pode começar a preparar sua viagem e descobrir uma das maiores maravilhas naturais do Mundo. Você também pode explorar mais atividades e planos para fazer nas Cataratas do Iguaçu no site da Civitatis.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leido de #Multidestino

Lo más leído #Multidestino