Geral

Os 10 estádios de futebol mais importantes do mundo

Você é fã do esporte que mais emoções desperta no mundo? Conheça os 10 estádios de futebol mais importantes do mundo com a Civitatis.
28 outubro 2024

Parecerá ousado afirmar isso, mas acreditamos que nenhum esporte desperta tantas paixões como o futebol. É exatamente essa paixão que fez com que os estádios se tornassem verdadeiras atrações turísticas capazes de atrair milhões de visitantes de todo o mundo. Por isso, a Civitatis preparou uma lista de 10 estádios de futebol que qualquer fã do esporte deve visitar pelo menos uma vez na vida.

1. Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro, Brasil)

O Estádio do Maracanã é um dos mais famosos do mundo graças a um episódio que, apesar de ter ocorrido em território nacional, atormenta o Brasil desde 1950: o “Maracanaço“. Na Copa daquele ano, a seleção canarinha foi surpreendida na final por um Uruguai aguerrido, que venceu por dois gols a um e assim conquistou a sua segunda Taça do Mundo.

Maracanã visto de fora e do alto com a cidade do Rio de Janeiro ao fundo
Maracanã, um dos estádios de futebol mais importantes do mundo

Embora ainda seja o maior estádio do Brasil, o Maracanã foi durante muitos anos o maior estádio de futebol do mundo, com capacidade para 78.000 espectadores. Além disso, o local emana uma energia que o torna imprescindível para qualquer amante do esporte rei que pense viajar ao Rio de Janeiro. Por isso, que tal fazer um tour pelo Maracanã e pela Cidade do Samba?

2. Old Trafford (Manchester, Reino Unido)

Outro estádio que dispensa apresentações para os fãs de futebol é o Old Trafford, também conhecido como O Teatro dos Sonhos. A casa do Manchester United é o segundo maior recinto esportivo do Reino Unido, com capacidade para 74.000 pessoas e um dos mais tradicionais do Velho Continente, já que foi a casa dos Red Devils durante mais de um século.

Campo vazio do estádio Old Trafford com arquibancadas vermelhas
Estádio de Old Trafford

3. La Bombonera (Buenos Aires, Argentina)

Dizem que o Estádio Alberto J. Armando, mais conhecido como La Bombonera, tem pulsação própria durante os jogos do Boca Juniors. Isso porque as quase 60.000 pessoas que enchem esse estádio de futebol de Buenos Aires abanam seus alicerces ao ritmo dos cânticos de seus fãs, La 12, gerando uma atmosfera única no mundo desse esporte.

Não foi a toa que Diego Armando Maradona o definiu como “o templo do futebol”. Se você é apaixonado pelo esporte, não perca o tour do futebol, Boca Juniors e River Plate, no qual poderá conhecer La Bombonera.

Arquibancadas azuis e amarelas do estádio La Bombonera, um dos mais famosos do mundo
Arquibancada do famoso estádio La Bombonera

4. Santiago Bernabéu (Madrid, Espanha)

Segundo Juanito, “noventa minuti en el Bernabéu son molto longos” (“Noventa minutos no Bernabéu são muito longos”, em português). Essa frase, dita depois do Real Madrid perder um jogo em Milão para o Inter, se tornou um emblema do Real Madrid e um símbolo do seu estádio de futebol, o Santiago Bernabéu, uma das atrações turísticas mais populares de Madrid.

Arquibancadas e campo vazios no estádio Santiago Bernabéu
Santiago Bernabéu, uma das principais atrações de Madrid

Depois de uma grande reforma, que durou seis anos, o estádio Santiago Bernabéu reabriu em 2024 com capacidade para 84.000 pessoas. Além disso, é possível realizar um tour pelo estádio Bernabéu, uma atividade bastante popular em Madrid. Se estiver na capital espanhola, não perca!

5. San Siro (Milão, Itália)

Em Milão se encontra um estádio peculiar. Ele pode ser conhecido como San Siro, quando você se referir à cada do AC Milan ou como Giuseppe Meazza, quando estiver se referindo ao Inter de Milão. Dois estádios em um! Curioso, não é? Isso acontece porque as tifosi (torcidas de futebol italianas) desses dois times simplesmente decidiram chamá-lo de maneira distinta para se diferenciarem dentro dessa rivalidade.

Quando foi inaugurado em 1926, foi considerado o maior estádio do mundo em capacidade, chegando a receber até 100.000 torcedores. O volume foi reduzido por medidas de segurança nos anos seguintes. No entanto, ainda hoje é o maior estádio de toda a Itália, com capacidade para mais de 80.000 espectadores, e um dos recintos esportivos mais emblemáticos de toda a Europa. Por isso, a sua arquitetura exterior e as suas bancadas coloridas são inconfundíveis para qualquer amante de futebol.

Estádio San Siro visto de fora e do alto com a cidade de Milão ao fundo
Estádio San Siro

Se você é amante do esporte-rei e quer conhecer esse monumento icônico do esporte em Milão, reserve um tour pelo estádio San Siro. Imperdível!

6. Camp Nou (Barcelona, Espanha)

O Camp Nou de Barcelona não é apenas um dos maiores estádios de futebol do mundo; é também o de maior capacidade em toda a Europa, chegando a receber 99.350 espectadores. Por isso, a sede do FC Barcelona é um verdadeiro ícone do esporte.

Além de receber os jogos do Barça e finais da Champions League, como a de 1999, o Camp Nou também recebeu a final dos Jogos Olímpicos de 1992, na qual a Espanha saiu vencedora com a medalha de ouro. Com a Civitatis, você pode visitá-lo comprando o ingresso ou fazendo uma visita guiada pelo Camp Nou.

Símbolo do FC Barcelona no gramado do Camp Nou com as arquibancadas vazias ao fundo
Símbolo do FC Barcelona no gramado do Camp Nou

Atualmente, o Camp Nou passa por um processo de reforma, e algumas de suas áreas estão sendo desmontadas. Ainda não há uma previsão para que reforma seja concluída, mas o Barça pretende voltar ao seu campo em novembro de 2024, com pelo menos 60% da capacidade total. Com a mudança, o estádio conseguirá receber até 110 mil espectadores.

7. Anfield Road (Liverpool, Reino Unido)

O estádio Anfield Road está tão intimamente ligado ao Liverpool FC como You’ll never walk alone ou à cor vermelha. No entanto, curiosamente as origens desse estádio estão relacionadas a outra equipe da cidade do rio Mersey: o Everton. Os Toffees, apelido do time, usaram o Anfield como sua casa até 1982 desde sua construção em 1884.

Fachada do Estádio Anfield com tons avermelhados
Fachada do Estádio Anfield

A partir de daí, a história do Anfield e do Liverpool FC têm sido uma só. Qualquer fã de futebol que planeje uma viagem à cidade dos Beatles deve incluir como atividade obrigatória o tour do Estádio Anfield para fazer uma selfie no seu mítico túnel e conhecer os troféus de um dos times mais premiados de Inglaterra.

8. Estádio Azteca (Cidade do México, México)

O Estádio Azteca consolidou-se como um verdadeiro ícone do futebol mexicano, tanto pelo seu tamanho, com a capacidade para quase 90.000 espectadores, como por ter sido sede de jogos da seleção mexicana e de equipes como o Cruz Azul ou o América.

O Estádio Azteca já sediou duas finais de Copas de Mundo da Fifa, em 1970 e em 1986. Da primeira vez, presenciou a alegria brasileira ao receber o título de tricampeão mundial. Já da segunda vez, entrou para a história por receber o gol mais famoso e polêmico da história, conhecido como La Mano de Dios, ou a Mão de Deus, feito por Diego Maradona.

Estádio Azteca visto do alto, com o campo e as arquibancadas vazias
Estádio Azteca visto do alto

9. Wembley Stadium (Londres)

Embora não seja o maior estádio do mundo, o Wembley Stadium é, sem dúvidas, o maior do Reino Unido, com capacidade para 90.000 espectadores. Um dos maiores destaques é o seu arco de 134 metros de altura, o grande ícone do estádio.

O estádio, casa da seleção inglesa, foi inaugurado em 1923 e, além da sua arquitetura, é também conhecido por seu legado histórico que incluem momentos inesquecíveis do futebol, como a vitória da seleção inglesa na Copa do Mundo de 1966. O Wembley Stadium também já foi palco de várias finais da FA Cup, Champions League e até da Eurocopa. Se você quer conhecer esse monumento e mais sobre su história, faça esse tour do estádio de Wembley.

Estádio de Wembley, palco de jogos importantes e casa da seleção inglesa, com arquibancadas vermelhas
Wembley Stadium

10. Estádio Cívitas Metropolitano (Madrid, Espanha)

Nenhuma torcida europeia se compara à do Atlético de Madrid, que se consagra religiosamente para ver jogar seu time no Estádio Cívitas Metropolitano, que desde 2017 se encarrega de impregnar as paredes desse moderno recinto esportivo com sua paixão e mística.

O estádio tem capacidade de abrigar até 72.000 espectadores, e foi, inclusive, a sede da final da Liga dos Campeões da UEFA da temporada 2018-2019. Por isso, o Cívitas Metropolitano (que anteriormente se chamava Wanda), juntamente com o museu Territorio Atleti, se tornou uma das principais atrações turísticas da capital espanhola para os amantes da bola. Venha conhecê-lo neste tour pelo Cívitas Metropolitano com ingresso do Museu do Club Atlético de Madrid.

Campo do estádio Cívitas Metropolitano sendo regado em um dia de sol, com as arquibancadas vazias
Cívitas Metropolitano, o novo estádio de futebol do Atlético de Madrid

Bônus: Estádio Lusail (Lusail, Qatar)

O Lusail é o décimo maior estádio do mundo e o maior do Qatar, e tem uma capacidade de aproximadamente 88.000 espectadores. Além disso, ele foi a sede da final da Copa do Mundo da Fifa de 2022, quando a Argentina se consagrou campeã.

No entanto, não é só pela grandeza que esse estádio chama atenção. Isso porque, a arena deixa de legado muito mais do que apenas um campo de futebol e uma competição no país, já que a sua infraestrutura é considerada sustentável. Sua construção foi planejada para receber irrigação com água reciclada e sua estrutura será desmontada para dar espaço às necessidades da comunidade.

O que esperar da Copa do Mundo da Fifa de 2026?

A Copa do Mundo da Fifa de 2026 ainda está, para nós torcedores, longe de acontecer, mas já vem deixando as expectativas cada vez mais altas. Isso porque, essa edição será a primeira que contará com três países-sede diferentes: Estados Unidos, Canadá e México. Ao todo, 16 cidades receberão os jogos do campeonato mundial.

Além disso, diferentemente do formato original que contava com 32 seleções, foi anunciado em 2017 que, primeira vez na história, a Copa do Mundo da Fifa terá a participação de 48 países.

A lista de estádios que receberão os 104 jogos da Copa do Mundo de 2026 já está definida, mas alguns podem passar por algumas mudanças ou reformas. Veja abaixo a lista dos estádios que vão sediar a Copa do Mundo de 2026, lembrando que a lista pode ser alterada a qualquer momento pela FIFA. Acesse o site oficial da FIFA para mais informações.

Estados Unidos

  • Mercedes-Benz, Atlanta
  • Gillette, Boston
  • AT&T, Dallas
  • Lincoln Financial Field, Filadélfia
  • NRG, Houston
  • GEHA Field at Arrowhead, Kansas City
  • SoFi, Los Angeles
  • Hard Rock, Miami
  • MetLife, Nova York
  • Levi’s, San Francisco
  • Lumen Field, Seattle

Canadá

  • BMO Field, Toronto
  • BC Place, Vancouver

México

  • Estádio Azteca, Cidade do México
  • Estádio Akron, Guadalajara
  • Estádio BBVA, Monterrey

Essa será a terceira participação do México na história da Copa do Mundo da Fifa, que sediou o evento em 1970 e 1986, e a segunda dos Estados Unidos, em 1994. O Canadá, por sua vez, será sede pela primeira vez em 2026.

O Estádio Azteca, da Cidade do México, será o grande veterano do torneio, fazendo sua terceira participação na história. Sua participação é tão importante que ele será a sedo do jogo de abertura do mundial.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leido de #Multidestino

Lo más leído #Multidestino