Dicas

As 9 melhores dicas para fazer o Caminho de Santiago

Un peregrino deja la mochila en el suelo y posa victorioso con los brazos abiertos mientras contempla la Catedral de Santiago de Compostela.
Se adora caminhar na natureza, pode ser que já tenha pensado em fazer o Caminho de Santiago. Aqui você encontrará algumas dicas práticas.
23 janeiro 2025

Seja por motivos religiosos, por esporte, para socializar ou simplesmente para viver uma experiência única em conexão com a natureza, a Rota Jacobina atrai peregrinos de todo o mundo. Se você é apaixonado por trilhas ou se gosta de andar de bicicleta, é provável que já tenha pensado em fazer essa aventura em mais do que uma ocasião. Por isso, a Civitatis reúne neste guia algumas dicas para fazer o “Camino de Compostela” ou também conhecido como Caminho de Santiago.

Apresentamos uma série de ideias para você levar em conta tanto nos meses ou semanas anteriores como durante a rota da peregrinação e para saber mais sobre quantos quilômetros de distância irá percorrer.

1. Preparação física prévia ao Caminho de Santiago

É claro que durante o Caminho de Santiago de Compostela você passará praticamente o dia inteiro andando, independentemente da rota que escolher. Por esse motivo, é essencial habituar seu corpo à atividade física se você não estiver acostumado a praticar esporte ou caminhar com frequência.

Um homem de costas sentado em um tronco de árvore com botas de trilha ao lado
Preparação prévia ao Caminho de Santiago

Recomenda-se realizar sessões de caminhada de 30 minutos a uma hora de duração sem pausas pelo menos um mês antes de fazer o Caminho de Santiago. Além disso, se você for usar sapatos novos durante o percurso, o ideal seria fazer essa preparação com eles para que comecem a se acostumar aos seus pés. Uma dica prática que lhe ajudará a evitar bolhas.

2. Que bagagem levar no Caminho de Santiago?

Outra das dúvidas habituais de todos os peregrinos que pela primeira vez enfrentam o Caminho de Santiago é que bagagem levar. Embora seja verdade que existem serviços de transfer de mochila entre as diferentes etapas, o mais habitual é levar a bagagem ao longo da caminhada. Por isso, a máxima é a seguinte: menos é mais.

Mochila, bastão, concha com a cruz de Santiago e tênis esportivo no chão
Mochila, bastão, concha com a cruz de Santiago e tênis esportivo

Lembre-se de que você estará em conexão com a natureza e sem grandes luxos, portanto não precisará de um conjunto de roupa para cada dia. Aconselhamos não carregar mais de sete quilos nas costas.

Um par de peças de roupa interior, meias de algodão, uma capa de chuva, chapéu, forro polar, proteção solar, creme hidratante, bastão e sandálias para descansar os pés ao final do dia são alguns dos objetos indispensáveis na sua bagagem do Caminho de Santiago.

3. Onde dormir no Caminho de Santiago?

Com o corpo acostumado a caminhar e a mochila um pouco mais organizada, surge a questão da hospedagem. Nesse sentido, as opções são múltiplas e todas apresentam vantagens e desvantagens.

Uma das hospedagens mais frequentados são os albergues, ou seja, alojamentos muito baratos onde o espaço, tanto nas áreas comuns como nas de descanso, é compartilhado com outros peregrinos. Eles podem variar desde grandes centros esportivos até acomodações típicas com quartos mistos. Alguns trabalham simplesmente com uma política de doações e outros têm uma taxa fixa, mas raramente ultrapassa EUR 12 por noite.

Um peregrino se aproxima de um albergue carregando uma mochila com uma vieira ao lado de uma placa indicando o Caminho de Santiago de Compostela
Um peregrino se aproxima de um albergue no Caminho de Santiago.

Outra opção mais cômoda é hospedar-se em hotéis, pensões ou casas rurais. Você terá um quarto só para você e seus companheiros nas diferentes cidades em que concluir cada etapa. Uma opção que aumenta um pouco o custo da experiência, mas também a torna mais confortável. Tudo isto sem renunciar aos encantos do Caminho de Santiago e de toda a vivência desta rota de peregrinação.

Se você fizer o Caminho de Santiago nos meses de verão, é recomendável procurar as hospedagens com antecedência, pois muitas podem estar com ocupação máxima, principalmente os albergues.

4. Quantos quilômetros tem o Caminho de Santiago?

Não há uma única resposta a essa pergunta, já que são vários os caminhos e cada um deles tem uma extensão diferente. O mais famoso deles, o Caminho Francês, tem 930 quilômetros e, apesar do nome não começa na França e sim no norte da Espanha: o início oficial pode ser em Orreaga- Roncesvalles (Navarra) ou Somport (Aragão).

Já o Caminho do Norte começa em San Sebastián, no País Basco, e possui 825 quilômetros. O Caminho Primitivo, muito parecido à rota original, tem início em Oviedo e possui 325 quilômetros.

5. Diferentes tipos de rotas

Mais de 80.000 quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela atravessam a Europa, todos eles tendo como destino final o túmulo do apóstolo.

Embora existam rotas que percorram a costa de Portugal ou mesmo peregrinações como o Caminho de Inverno, que liga El Bierzo a Santiago de Compostela, sem dúvida, o mais conhecido e de maior afluência é o Caminho Francês.

Você sabia que já era popular na Idade Média? Roncesvalles, Jaca, El Burgo Ranero, León ou Ponferrada são apenas alguns dos muitos povoados e cidades que compõem esta rota. Tudo vai depender do seu ponto de partida.

Famosa ponte de Cangas de Onís sobre o rio Sella em um dia parcialmente nublado
Cangas de Onís, uma das cidades do Caminho de Santiago que passa pelas Astúrias

O Caminho de Santiago é uma atividade que você pode fazer no seu próprio ritmo. Será você quem decidirá quantos dias deseja dedicar a ele e quanto deseja caminhar em cada etapa. Há quem dedique cinco dias para cobrir exclusivamente os trechos finais de Sarria ou quem decida caminhar por mais de 20 dias. A escolha é sua! O mais comum é caminhar entre 15 e 20 quilômetros por dia, mas, mais uma vez, tudo depende do seu ritmo e organização.

6. Conectar com a natureza e conhecer pessoas para animar o Caminho

É possível fazer o Caminho de Santiago individualmente ou acompanhado, pois os percursos estão muito bem sinalizados. Além disso, devido ao sucesso da Rota Jacobina, você nunca sentirá insegurança ou solidão.

Quatro peregrinos com suas mochilas caminhando pelas ruas de pedra de um povoado do Caminho de Santiago
Percorrendo ruas de paralelepípedos de um povoado do Caminho de Santiago

Durante o Caminho você encontrará peregrinos de diferentes cantos do mundo. Conversar com estranhos, embora possa parecer estranho a princípio, é algo muito comum nessa rota. Você conhecerá pessoas diversas e se enriquecerá compartilhando histórias e experiências. Além disso, falar fará com que cada etapa passe muito mais rápido.

Claro que nem tudo vai ser conversa. Você encontrará muitos momentos para desconectar e desfrutar da natureza que caracteriza essa rota de peregrinação. Seja sentado à beira de um riacho ou meditando no meio de um bosque.

Junte-se ao nosso tour do peregrino em Santiago de Compostela para percorrer os últimos quilômetros do Caminho de Santiago conosco!

7. Diários para ter uma recordação única

Além das recordações que ficarão na sua memória por muito tempo, sugerimos que você mantenha um diário. Você pode escrever suas experiências ao final de cada dia de caminhada para ter a oportunidade de reler no futuro.

Um peregrino caminhando 
 entre a grama diante de um enorme mar de nuvens após ter passado por um símbolo do Caminho de Santiago
O Caminho de Santiago pode ser feito em grupo ou sozinho

O que escrever nesse diário? Tudo o que você pensar! Você pode descrever as paisagens naturais que viu, deixar fluir seus sentimentos, anotar algumas curiosidades históricas que aprendeu e anotar os nomes das pessoas que conheceu durante o Caminho de Santiago. Será uma experiência para a vida inteira.

8. Como obter a Compostela do Caminho de Santiago?

A Compostela é o documento que certifica que você completou o Caminho de Santiago. Uma certificação que já existia no século X e que sobrevive até hoje. Para obtê-la, ao chegar a Santiago de Compostela, você deve dirigir-se ao Centro Internacional de Acolhimento ao Peregrino, localizado na parte antiga da cidade.

Carimbos e documentos do Caminho de Santiago com a credencial do peregrino
Carimbos na credencial do peregrino do Caminho de Santiago

Os requisitos para obter a acreditação são claros: ter percorrido pelo menos 100 quilômetros a pé ou a cavalo ou ter percorrido 200 quilômetros de bicicleta em qualquer um dos caminhos oficiais e terminar em Santiago de Compostela. Além disso, solicita-se que o percurso tenha sido realizado por motivos cristãos, mesmo que sejam apenas em busca de espiritualidade.

Para certificar os quilômetros percorridos, existe a credencial do peregrino, que é entregue pelas igrejas e paróquias e carimbada pelos albergues e outros alojamentos do Caminho de Santiago. Você deve ter dois selos em cada etapa, um no início e outro no final. Dessa forma, a rota percorrida será registrada.

9. O que fazer em Santiago de Compostela?

Chegar a Santiago de Compostela é uma verdadeira vitória. Você sentirá a emoção do momento e, provavelmente, derramará alguma lágrima. Além de desfrutar de um merecido descanso, recomendamos que passe pelo menos um dia conhecendo a capital da Galiza.

Não deixe de visitar suas muitas igrejas, saborear sua rica gastronomia, fazer um tour completo por Santiago de Compostela, uma visita guiada à Catedral, ou fazer um tour de tapas pela cidade. Há muitas opções! Veja mais atividades para fazer em Santiago de Compostela.

Uma peregrina sentanda em um banco em um mirante em frente à Catedral de Santiago de Compostela
Uma peregrina em um mirante em frente à Catedral de Santiago de Compostela

Além disso, você pode aproveitar para explorar o legado das meigas galegas participando de uma oficina de queimada, uma bebida típica da Galiza incendiada enquanto se recita o conxuro, para afastar os maus espíritos. Um plano perfeito para mergulhar na cultura de Santiago de Compostela!

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leído #Bélgica