It seems we can’t find what you’re looking for. Perhaps searching can help.
Como é comemorado o Dia dos Mortos no México?
Você quer descobrir como é comemorado o Dia dos Mortos no México? Nós da Civitatis queremos te contar todos os detalhes dessa emblemática festa para que você viva uma experiência única.
Quando pensamos em festividades tradicionais, o Dia dos Mortos é, sem dúvidas, uma das mais fascinantes do México e foi declarada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Você quer conhecer mais sobre essa celebração que enche de vida as casas e ruas do México? Então, continue lendo!
O que é o Dia dos Mortos?
O Día de Los Muertos, ou Dia dos Mortos, é uma festa mexicana, comemorada principalmente nos dias 1 e 2 de novembro de todos os anos. Nela, as famílias homenageiam e relembram seus entes queridos que já faleceram. A diferença de outras tradições fúnebres, essa é cheia de alegria, cores e símbolos que representam a vida e a morte. É uma festividade que mistura elementos pré-hispânicos e católicos, refletindo a riqueza cultural do México.
Durante esses dias, os mexicanos montam altares com oferendas em seus lares, escolas e lugares públicos. Os altares são decorados com fotografias dos entes falecidos, velas, flores de cempasúchil e elementos como o pan de muerto (pão de morto), caveiras de açúcar e as comidas favoritas dos entes queridos que já se foram.
Outra das tradições mais esperada é a calavera literaria, uma composição em verso que satiriza a morte, e as famosas catrinas, essas icônicas figuras esqueléticas que representam o espírito irreverente da celebração.
Origem e história do Dia dos Mortos
O Dia dos Mortos tem raízes profundas nas antigas culturas do México. Os astecas e outras civilizações pré-colombianas já realizavam rituais em homenagem aos seus ancestrais, crendo que a morte era só mais uma etapa do ciclo da vida. Para os antigos astecas, a morte era só o início de uma longa viagem até Mictlantecuhtli, o deus da morte, e Mictecacíhuatl, a Senhora dos Mortos, governantes do submundo. A partir daí, surgiu a necessidade de enterrar as pessoas não apenas com objetos pessoais que os acompanharam durante a vida, mas também com oferendas e elementos que possam ajudá-los em sua longa travessia ao Mundo Inferior.
Com a chegada dos espenhóis e a influência do cristianismo, os costumes indígenas se misturaram com as celebrações católicas, dando origem ao que hoje conhecemos com o Dia dos Mortos.
Onde é comemorado o Dia dos Mortos?
Mesmo que o Dia dos Mortos seja popular em todo o México, algumas regiões são mais especialmente famosas pela forma que o comemoram. Se você está planejando viver o Dia dos Mortos em seu máximo esplendor, recomendamos visitar as cidades de Oaxaca, Pátzcuaro e Mixquic, onde as celebrações são ainda mais mágicas. Nessas cidades, os cemitérios se enchem de luz e. vida durante as noites, quando as famílias se reunem para relembrar e conviver com seus entes queridos falecidos. Também, o impressionante desfile com carro alegóricos coloridos que se comemora na capital do país é um dos planos imprescindíveis para fazer na Cidade do México.
Tradições do Dia dos Mortos
Se você tem a sorte de viajar ao México durante o Dia dos Mortos, a Civitatis facilita as coisas para você com essa lista de planos para mergulhar na cultura mexicana.
Ver os altares do Dia dos Mortos
Se você quer ver os típicos altares do Dia dos Mortos, a resposta é muito simples: em praticamente toda esquina. No México, há muitos lugares decorados com flores, caveiras e outras oferendas, formando os famosos altares. Você poderá vê-los em museus, entradas de edifícios públicos como a Prefeitura e, inclusive, em lojas e centros comerciais.
Sem dúvida, a melhor forma de explorar esses altares acompanhado de um guia especialista no tema. Participe nesse tour do Dia dos Mortos por San Andrés Mixquic ou, se preferir, junte-se nessa atividade que inclui a visita ao Museu Anahuacalli e Xochimilco. Você também pode realizar um tour noturno em Oaxaca ou em Huatulco. Impossível não se surpreender!
Percorrer cemitérios
Visitar cemitérios é outra forma habitual de comemorar o Dia dos Mortos no México. Por exemplo, no campo-santo de San Andrés Mixquic, localizado nos arredores da Cidade do México, é comum encontrar grupos de pessoas sentados sobre as lápides no Dia dos Mortos. Eles passam a noite jantando entre vivos e mortos, criando uma reunião super curiosa.
Para se aprofundar nessa tradição, recomendamos fazer o tour do Dia dos Mortos em San Miguel de Allende, no qual você poderá visitar a cripta da Paróquia de San Miguel de Arcángel, decorada especialmente para esta festividade, e explorar o antigo cemitério da cidade, onde as famílias enfeitam os túmulos de seus entes queridos. Uma experiência inesquecível!
Outra opção fascinante é o tour noturno por Michoacán saindo de Morelia, que te permitirá conhecer esse estado do México em todo seu esplendor. Nessa experiência, você percorrerá os panteões de Tupátaro, Cuanajo e Tzurumutaro, onde observará como as famílias decoram os túmulos com flores, guirlandas e outros elementos. O percurso também inclui a visita à ilha de Pacanda, onde você será testemunha de antigos rituais indígenas.
Assistir a um desfile ou festival
Caso você seja um pouco medroso ou tenha certas hesitações quanto a visitar cemitérios, também há alternativas mais “alegres” para você. Sem dúvida, uma das mais chamativas é o Grande Desfile do Dia dos Mortos que acontece na capital mexicana. Catrinas, enormes balões, carros alegóricos com decoração do Mundo Inferior, esqueletos gigantescos e muita cor se apoderam das ruas da Cidade do México durante algumas horas para comemorar uma das festividades mais importantes do país. Impressionante!
Se você preferir algo mais tradicional fora da capital, recomendamos o tour do Dia dos Mortos no Povoado Mágico de Atlixco. Durante essa atividade, você visitará o Vale das Flores, um festival donde você verá impressionantes catrinas que celebram essa festividade em diversos pontos do povoado. Uma opção que vai te surpreender!
Participar de rituais peculiares
Dependendo da região que visitar, você poderá encontrar rituais de diversos tipos relacionados com essa festividade. Assim como as demais, é impressionante como uma celebração em homenagem aos mortos não é tão triste ou dolorosa como, a priori, se poderia esperar. Trata-se de uma maneira diferente de entender a morte de um ente querido. Por exemplo, em Pomuch, pertencente a Campeche, os ossos dos falecidos são exumados para serem limpos e devolvidos aos seus túmulos todos os anos. Curioso, não é mesmo?
Se você está em Cancún, recomendamos assistir a uma cerimônia do Dia dos Mortos em um cenote. Você também pode reservar essa cerimônia saindo de Playa del Carmen. Durante essa experiência, você será testemunha de como o Dia dos Mortos ganha vida em um local idílico. Além disso, antes da cerimônia, você conhecerá a arte ancestral da pintura corporal maia, uma técnica utilizada para homenagear os falecidos. Uma experiência única que deixará você impressionado!
Fazer uma oferenda aos falecidos
Elaborar uma oferenda leva tempo, mas é, sem dúvida, uma forma de comemorar o Dia dos Mortos e entender o grande simbolismo que cada elemento contém nesse tipo de homenagem aos entes queridos. Além disso, isso é algo que você pode fazer estando tanto no México como em qualquer outra parte do mundo.
Alguns dos elementos importantes desse tipo de oferendas são: as flores de cempasúchil (que ajudam as almas a encontrar o lugar da oferenda), pan de muertos, coloridos confetes e incenso (que simbolizam o ar), água, velas (para que o elemento fogo também esteja presente), uma fotografia do falecido, comida, uma cruz e caveiras de açúcar.
Fazer caveiras de açúcar
Produzir caveiras de açúcar pode ser também uma tarefa divertida para o Dia dos Mortos. De fato, em muitos lugares são organizadas oficinas para aprender a confeccionar essas figuras que simbolizam os diferentes entes queridos aos que serão oferecidas as oferendas. Por isso, se você viajar ao México entre o final de outubro e início de novembro, é recomendável consultar a programação do Dia dos Mortos das cidades ou povoados que você vai visitar.
Definitivamente, é possível comemorar o Dia dos Mortos no México entre multidões ou em tranquilas oficinas em grupos pequenos. Você pode festejar com toques de diversão ou de forma mais íntima, mas essa festividade é, sem dúvidas, uma tradição de grande valor que vale a pena conhecer a fundo. Agora que você já sabe como é comemorado o Dia dos Mortos, é hora de planejar sua próxima viagem ao México para celebrar pessoalmente essa festa tão especial!