Comemorações do St. Patrick’s Day no mundo

No dia 17 de março, todo mundo é um pouco irlandês! Embora originalmente seja um feriado da Irlanda, o St. Patrick’s Day agora é comemorado em todo o mundo. Dos Estados Unidos até a Argentina e a Malásia, esse feriado fascinante se tornou um fenômeno global, e cada um desses países tem sua própria comemoração exclusiva do Dia de São Patrício.
Mas… quem foi St. Patrick? Por que é comemorado nessa data? Com o dia se aproximando rapidamente, aqui na Civitatis achamos que era o momento perfeito para nos aprofundarmos na história e nas tradições associadas a esse fascinante e amado feriado irlandês. Ar aghaidh linn! (Vamos lá!)
Do que se trata o St. Patrick’s Day?
Primeiro, vamos entender do que se trata esse feriado e desfazer alguns dos conceitos errôneos mais comuns sobre essa data e sobre St. Patrick.
Quem foi São Patrício?
Patrício da Irlanda nasceu no final do século IV d.C., na Grã-Bretanha romana. É isso mesmo, São Patrício era britânico! Especificamente, acredita-se que ele tenha nascido na Escócia ou em Gales. Aos 16 anos de idade, ele foi levado como prisioneiro por piratas e conduzido à Irlanda como escravo. Após 6 anos de cativeiro, ele escapou e retornou à sua terra natal. Anos depois, Patrício voltou à Irlanda para difundir o cristianismo no país. Ele viajou pela Ilha Esmeralda fundando escolas, igrejas e mosteiros
No século VII d.C., São Patrício passou a ser venerado como o santo padroeiro da Irlanda. Quase desde então, sua festa é celebrada no dia de sua morte, 17 de março.

St. Patrick expulsou as cobras da Irlanda?
Há uma popular lenda que conta que São Patrício expulsou todas as cobras da ilha da Irlanda, forçando a fuga delas pelo mar. Isso teria acontecido após o santo passar 40 dias em jejum no topo de uma montanha, chamada hoje de Croagh Patrick.
Embora essa lenda popular seja definitivamente interessante, não há evidências científicas de que as cobras tenham existido na Irlanda. Acredita-se que, nessa história, a serpente seja uma metáfora da missão de São Patrício. No início do cristianismo, as cobras eram um símbolo comumente associado ao paganismo.
Qual é a relação do St. Patrick’s Day e o trevo?
Diz-se que São Patrício usou o trevo de três folhas para explicar o conceito da Santíssima Trindade ao povo irlandês quando retornou como missionário.

Porque se usa a cor verde no St. Patrick’s Day?
Um fato curioso é que a Ordem de São Patrício utilizava o azul, mas passou a usar o verde no início do século XX, como uma adoção da cor nacionalista durante a rebelião irlandesa. Os soldados irlandeses optaram por utilizar verde porque era a cor que mais contrastava com os uniformes britânicos vermelhos.
St. Patrick’s Day: uma Comemoração Internacional
Atualmente, o Dia de São Patrício é comemorado em todo o mundo. Embora tenha sido comemorado de alguma forma desde o século VIII, foi somente no século XVIII que muitas das tradições atuais se tornaram comuns. Vamos nos aprofundar em algumas das comemorações mais famosas e interessantes ao redor do mundo!
New York, sede do desfile do St. Patrick’s Day?
O primeiro St. Patrick’s Day registrado foi realizado em 1762, e não foi na Irlanda, e sim na cidade de Nova York. Foram os emigrantes, principalmente os que partiram para os Estados Unidos, que transformaram o Dia de São Patrício em um feriado laico de comemoração dos irlandeses.
Atualmente, é a maior comemoração do Dia de São Patrício no mundo, com cerca de 2.000.000 de espectadores e 250.000 participantes! Embora o dia 17 de março já fosse comemorado há muito tempo como um dia de festa na Irlanda, o primeiro desfile patrocinado só foi realizado em 1931. Esse é um exemplo do papel fundamental desempenhado pela diáspora irlandesa em todo o mundo no desenvolvimento dessa tradição.
Em toda a cidade, há evidências da influência da diáspora irlandesa. Um dos pontos de referência mais importantes associados ao povo irlandês é a icônica Catedral de St. Patrick, um local que recebeu esse nome devido ao grande fluxo de católicos irlandeses na cidade. Se você estiver em Nova York e estiver interessado no papel desempenhado pelos imigrantes da Irlanda nessa cidade, aproveite este tour pela Catedral St. Patrick!

Dublin, uma autêntica comemoração do St. Patrick’s Day
Desde que o primeiro desfile oficial foi realizado em Dublin em 1931, tornou-se um dos eventos mais famosos e esperados na capital da Irlanda. O desfile se enche de cores e carros alegóricos maravilhosos que percorrem o coração da cidade enquanto um mar de verde os observa. Com cerca de 500.000 espectadores, o desfile passa por vários dos principais pontos de referência da cidade, incluindo o Trinity College e a Catedral de St. Patrick.
Não é necessário dizer que a cultura dos pubs é outra parte importante de qualquer comemoração do Dia de São Patrício. De fato, estima-se que 13 milhões de pints de Guinness (quase 8 milhões de litros de cerveja preta) sejam consumidos em todo o mundo no St. Patrick’s Day. Se você estiver em Dublin e quiser conhecer a cultura dos pubs da cidade, reserve nosso Pub Crawl pelo Temple Bar.

Buenos Aires, a maior celebração da América Latina
Curiosamente, a Argentina é o lar de uma das maiores comunidades irlandesas do mundo, com cerca de 40.000 emigrantes para o país sul-americano nos séculos XIX e XX. Por incrível que pareça, o St. Patrick’s Day em Buenos Aires tem aproximadamente a mesma participação que em Dublin, aproximadamente 500.000 celebrantes a cada ano.
A comemoração inclui um desfile e dezenas de barracas que oferecem produtos tradicionais irlandeses, artesanatos e comidas. Os bares da cidade também desempenham um papel importante nas festividades.

Londres, um dos mais extravagantes desfiles do mundo
A capital do Reino Unido, vizinha mais próxima da Irlanda e lar de milhões de imigrantes irlandeses, não é de se surpreender que realize um dos maiores e mais extravagantes desfiles do mundo. Essa celebração é caracterizada por um desfile de 2 quilômetros com inúmeros carros alegóricos coloridos. Isso, junto com muita música ao vivo e outras festividades, oferece tudo o que você precisa para se divertir.
O desfile passa por alguns dos mais famosos pontos de referência da cidade, incluindo Picadilly Circus, Nelson’s Column e Whitehall. Independentemente da época de sua visita, você pode visitar esses ícones neste free tour por Londres.

Chicago, uma das comemorações mais icônicas
Uma das mais famosas comemorações do St. Patrick’s Day ocorre em outra cidade com uma enorme população irlandesa. A cidade celebra coletivamente a cultura da Irlanda com desfiles vibrantes, ruas cobertas de verde e uma atmosfera animada. Tanto os moradores locais quanto os visitantes vestem roupas verdes festivas, desfrutando do espírito do feriado.
A festa é marcada pela cerimônia de tingimento do rio Chicago, uma tradição que remonta a 1962. O resultado é a coloração verde brilhante do rio Chicago, que atravessa a cidade. E não se preocupe, o corante não é tóxico e é de origem vegetal, para não prejudicar o ecossistema.

Como é comemorado o St. Patrick’s Day no Brasil?
No Brasil, o Dia de São Patrício não é comemorado com um grande desfile como em outros países, mas é celebrado em bares e alguns dos monumentos e edifícios destacados do país são tingidos de verde.
No Rio de Janeiro, os restaurantes e bares investem em comidas e bebidas verdes para comemorar o dia. Por sua vez, o Cristo Redentor, o Estádio do Maracanã, os Arcos da Lapa e o Edifício Estácio de Sá se iluminam em um tom esverdeado em homenagem a São Patrício.
Nesse dia, também são iluminados o Edifício Jornalista Roberto Marinho, em São Paulo; a Catedral de Pedra, em Canela; a Torre da TV Globo, em Recife; o Brasília Shopping, a Catedral Metropolitana, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Torre Digital, em Brasília.
Marque no seu em seu calendário!
Agora que você sabe um pouco mais sobre o feriado nacional da Irlanda, não deixe de marcar o dia 17 de março no seu calendário! Onde quer que você comemore, confira algumas atividades fascinantes para aproveitar com a Civitatis. Lá fhéile Pádraig sona dhuit! (Feliz Dia de São Patrício!)
O mais lido #Multidestino
Onde ver a aurora boreal? Descubra os 10 melhores destinos
19 novembro 2024Tours literários para os amantes de livros
23 dezembro 2021