As cidades mais bonitas da Colômbia
A Colômbia está na moda, disso não há dúvidas. Uma viagem a esse país não estaria completa sem um passeio pelas cidades mais bonitas da Colômbia, localidades cheias de encanto cultural e natural, rodeadas por paisagens exuberantes. Vamos descobrir juntos seus atrativos especiais!
Guatapé
Temos certeza de que os visitantes do departamento de Antioquia concordam conosco que Guatapé é uma das cidades mais bonitas da Colômbia. Esse município é conhecido principalmente por sua Piedra del Peñol. É um monólito de 220 metros de altura que se pode subir por uma longa escadaria e de onde se tem uma vista esplêndida da represa de Guatapé, outra maravilha da região.
As casas de Guatapé se destacam por seus frisos de cores intensas, suas balaustradas e suas praças coloridas. Um lugar cheio de vida!
Villa de Leyva
A arquitetura colonial de Villa de Leyva, no departamento de Boyacá, é um de seus aspectos mais marcantes, mas não o único. Podemos começar pela sua praça principal, uma esplanada em calçada rodeada de fachadas brancas com varandas e com uma fonte ao centro.
Villa de Leyva foi catalogada como Cidade Patrimônio da Colômbia e é notável o seu grande número de museus, como o Museu Luis Alberto Acuña ou o Museu El Fósil. Também vale a pena mencionar seus monumentos culturais e naturais, como a casa de terracota, os Poços Azuis ou a cascata La Periquera.
Salento
A fama que o Eixo Cafeeiro adquiriu se deve sobretudo ao cinema e à televisão. E como era de se esperar, uma lista das cidades mais bonitas da Colômbia não fica completa sem Salento, uma das marcas de identidade da região. Essa localidade é apaixonante pelas suas alegres portas pintadas em cores vivas.
Localizada no departamento de Quindío, essa cidade instalada entre fazendas de café se encontra no Valle del Cocora, que se orgulha de ter as palmeiras-de-cera mais altas do mundo. A sua paisagem é conhecida no mundo inteiro!
Jardín
Nesta cidade de casas típicas de Antioquia é fácil se perder na natureza que a rodeia. O Parque Natural Jardín de Rocas, a trilha La Herrera, os Pozos Dorados ou a cascata Escalera de Cristal são apenas algumas das maravilhas naturais que podem ser encontradas dentro dos limites deste povoado colombiano.
Mas a joia da coroa é a Igreja da Imaculada Conceição, cujo interior com colunas de capitéis dourados comove até os mais incrédulos. Uma visita que você não deve perder se for a Jardín.
Santa Fe de Antioquia
Outra das cidades consideradas das mais bonitas da Colômbia, incluída na rede de Cidades do Patrimônio Nacional, é Santa Fé de Antioquia. Nesse povoado carregado de história encontramos uma bela catedral de influência barroca e uma ponte suspensa declarada Monumento Nacional. A Ponte Suspensa do Ocidente é a mais longa de toda a América do Sul.
Se você está em Medellín, é possível visitá-la com esta excursão a Santa Fe de Antioquia.
Ráquira
Você sabia que Ráquira é considerada a capital artesanal da Colômbia? A longa tradição de olaria nesta cidade lhe concedeu este título e, caminhando pelas suas ruas, é fácil ver figuras, ornamentos e objetos de barro em cada esquina. Ráquira conta com muitas oficinas de artesanato e lojinhas coloridas que vendem essas peças de barro.
Percorrer essas lojas é uma verdadeira experiência! Nesta oficina de artesanato em Ráquira que sai de Villa de Leyva você pode descobrir essa tradição em primeira mão.
Jericó
Outra cidade que segue a tradição das casas coloridas é Jericó. Nesse povoadoviveu Santa Laura Montoya Upegui, que dedicou sua vida a ajudar os indígenas, e por isso foi construído um santuário em sua homenagem.
Jericó é conhecida localmente como a Atenas do Sudoeste, pois se caracteriza por ser um local de alta cultura. Também é popular pela fabricação de carriel, um tipo de bolsa de couro que se tornou um símbolo da região de Antioquia.
Se você estiver hospedado em Medellín, pode visitá-la reservando esta excursão a Jericó.
Duitama
Duitama, a Pérola de Boyacá, é uma das cidades mais bonitas da Colômbia que melhor manteve suas tradições de origem indígena. O tempo parece ter parado em suas praças, ruas de paralelepípedos e casas charmosas com a característica decoração policromada.
Marsella
No departamento de Risaralda se encontra a Marsella colombiana, em meio às plantações de café do vale do rio Cauca. Nessa cidade colonial vale a pena parar para ver a Casa da Cultura, um edifício que lembra os pátios do sul da Espanha e que constitui um autêntico museu declarado Patrimônio Nacional da Colômbia. Marsella também tem um belo jardim botânico de flores e plantas nativas.
Você pode visitar este belo povoado com uma das nossas excursões saindo de Manizales, Pereira ou Armênia.
Filandia
O encanto do Eixo Cafeeiro também se encontra em Filandia, cujas origens estão ligadas, como se espera, ao cultivo do café colombiano. A arte e a arquitetura também são pilares fundamentais do turismo em Filandia, onde é possível visitar as típicas lojas de artesanato de palmeira de iraca e bejuco, plantas tropicais endêmicas da região.