Mais da Oceania

Onde visitar os cenários de O Senhor dos Anéis

Depois de assistir à trilogia, quem não ficou morrendo de vontade de conhecer os cenários de O Senhor dos Anéis? A Civitatis revela onde estão!
8 junho 2023

“Entre as tranquilas paisagens do Condado, o Um Anel foi encontrado”. Qualquer um que leia essas palavras, automaticamente transporta sua mente a uma das grandes trilogias que chegaram às telonas pelas mãos de Peter Jackson, O Senhor dos Anéis. Além da grande devoção que essas histórias idealizadas por J. R. R. Tolkien criaram, os cenários que apareceram nos filmes são um verdadeiro paraíso para os viajantes.

Mas, onde é possível visitar os cenários de O Senhor dos Anéis? Se você quer viajar à Terra Média e ainda não sabe por onde começar, a Civitatis lhe ajuda a mostrar as localizações mais importantes que você deve visitar se é um autêntico entusiasta do universo criado por Tolkien.

Para começar, você deve saber que a maioria das cenas foi rodada na Nova Zelândia. Por isso, vamos mostrar oito lugares que você não pode perder. Marque um voo e prepare seu diário de viajante para percorrer o país de norte a sul e fazer algum tour pelos cenários de O Senhor dos Anéis. Se você ainda não conhece, “corra, seu tolo!”

Hobbiton, lar de Bilbo e Frodo Bolseiro

Como falar sobre onde visitar os cenários de O Senhor dos Anéis e não começar pelo Condado? Peter Jackson ficou de olho em Matamata para estabelecer o lar de Bilbo e Frodo Bolseiro, Samwise Gamgi, Pippin e Merry. O lugar específico para recriar as peculiares casas dos hobbits foi uma fazenda no coração da região de Waikato onde, com ajuda de um ilustrador, foram montados hortas, um lago artificial e, claro, as icônicas casas com suas portas circulares.

Pequena casa típica dos hobbits com uma porta redonda, instalada em um bosque da Nova Zelândia
Cenário do Condado, em Matamata

Ainda que o decorado tenha sido desmontado ao finalizar a trilogia de O Senhor dos Anéis, ele voltou a ser construído para a gravação de O Hobbit. A partir desse momento, esse cenário se manteve em pé para que os seguidores da saga pudessem visitá-lo. Por isso, se você está em Auckland pode reservar uma excursão a Hobbiton ou realizar alguma das experiências oferecidas no site oficial de Hobbiton.

Mordor, fortaleza do Senhor do Escuro

Seguimos viajando pela Nova Zelândia em busca das melhores localizações de O Senhor dos Anéis e, como não poderia ser de outra maneira, entraremos em um dos grandes ícones da trilogia. O que teria sido dos filmes sem Mordor? O inóspito lar de Sauron, o Senhor do Escuro, é um dos emblemas dos filmes de Jackson e, ainda que o aspecto cinza e sombrio que reflete na telona é pouco atrativo, a realidade é bem diferente.

Monte Ngauruhoe, em tons escuros, com uma lagoa no centro
Mordor, no Parque Nacional de Tongariro

Além disso, outro dos lugares onde é possível admirar as paisagens que representaram Mordor pode ser encontrada em Tawhai Falls, cachoeiras próximas do Parque Nacional de Tongariro onde foram filmados grandes momentos dos filmes. Nos referimos à lagoa de Gollum, cena em que a criatura em que Sméagol se transformou cantava e golpeava um peixe contra a pedra. Uma cena que já faz parte da história do cinema!

Vale de Valfenda, onde o destino do Anel foi decidido

Sentimos muito em lhe contar que o “Último Lar”, a casa de Elrond, não existe. Valfenda, último refúgio élfico onde foram vividos grandes momentos dos filmes de O Senhor dos Anéis teve que ser criada do zero, pois um lugar tão mágico e belo era impossível de encontrar. No entanto, as gravações foram realizadas no Parque Regional Kaitoke, no sul da Ilha Norte da Nova Zelândia.

Arco de pedra no meio de um bosque
Arco de pedra élfico na Nova Zelândia

Se você chegar até aqui, poderá observar mapas e placas explicativas ao longo do parque onde se indicam os momentos mais significativos das gravações, como o local onde Arwen e Aragorn se beijaram, o quarto onde Frodo recebeu cuidados em Valfenda e um arco de pedra élfico.

O rio Arrow e a emblemática salvação de Frodo feita por Arwen

Outro dos grandes momentos da saga acontece no primeiro filme, A Sociedade do Anel. A chegada de Arwen com seu imponente cavalo para salvar Frodo de se transformar em um Espectro do Anel pode ser um dos imprescindíveis para os amantes do universo Tolkien.

Rio Arrow situado entre as montanhas
Rio Arrow, perto de Arrowtown

A partir desse momento, Arwen sobe Frodo em seu cavalo para levá-lo até Valfenda e conseguir salvá-lo. A mítica cena nos mostra uma corajosa Arwen cavalgando velozmente através das paisagens da Terra Média perseguida pelo Nazguls. Pois bem, conheceremos esse local no rio Arrow, que é uma das localizações mais fáceis de ser encontradas se você viajar até a Nova Zelândia. Para isso, você terá que ir ao povoado de Arrowtown e poderá visitar o rio com um simples passeio a pé.

Edoras, capital de Rohan

Continuando com a nossa busca pelos cenários de O Senhor dos Anéis, vamos nos transportar até a região de Canterbury. Você sabia que foi nesse local que Edoras foi criada? A capital do reino de Rohan pode ser encontrada nos arredores do Mount Sunday, um cenário perfeito para construir o set de filmagem dessa aldeia lar de Meduseld, o castelo dourado de Rohan.

Vistas do Mount Sunday em um dia nublado e cheio de nuvens
Mount Sunday, Edoras na ficção

Se visitá-lo, sua mente levará você automaticamente ao momento do encontro entre Gandalf, Aragorn, Gimli e Legolas com o rei Théoden. Subindo até a parte alta do Mount Sunday, você desfrutará de vistas panorâmicas incríveis das paisagens e cidades que rodeiam a região. É exatamente como no filme!

Minas Tirith, fortaleza do reino de Gondor

E, por fim, chegamos a um dos grandes símbolos de O Senhor dos Anéis, Minas Tirith. A cidade e fortaleza principal do reino de Gondor foi criada no Vale Tasman, próximo do Monte Cook. Mas leve em conta que você precisará usar a imaginação, pois a imponente Cidade Branca não existe. No entanto, você pode caminhar pelos terrenos que representaram os Campos de Pelennor.

Vistas do Vale Tasman, uma cadeia de montanhas cobertas de neve em um dia de sol
Lugar onde foram recriados os campos de Pelennor

Você imagina estar no local onde ocorreu a emblemática investida dos Rohirrim? Se você tiver sorte de explorar esse fascinante lugar, não esqueça de pronunciar por nós – e por Théoden- o seguinte: “Cavalguem! Cavalguem agora até a ruína e o fim do mundo!”. Até as trombetas da cavalaria de Rohan ressoarão na sua cabeça.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leído #Mais da Oceania