As 11 melhores capitais europeias para visitar em 2025
Com a chegada do novo ano, novos horizontes se abrem para serem descobertos! É por isso que na Civitatis recomendamos aquelas que consideramos serem as onze melhores capitais europeias para visitar em 2025.
Em nossa seleção, algumas podem parecer menos populares, mas todas são surpreendentes à sua maneira já que preservam história, cultura e tradições muito interessantes e extraordinárias. Você terá muitas opções para escolher!
1. Atenas, Grécia
Você quer viajar para o passado? Então, você deve incluir uma visita a Atenas em seu itinerário. Nesta cidade, você descobrirá o esplendor de uma das civilizações primordiais da Europa.
Percorrendo a capital da Grécia, você poderá conhecer o famoso Estádio Panatenaico, um estádio de atletismo onde aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos da história. Essa construção realizada inteiramente em mármore branco, lhe permitirá imaginar os atletas lançando o disco e a multidão comemorando freneticamente as vitórias.
Outro ponto obrigatório desta famosa capital europeia, é a lendária Acrópole. Nesta joia da Grécia, é possível conhecer o Partenon, atravessar o Propileu, contemplar o Odeão de Herodes Ático e até explorar a colina Pnyx.
A cidade também é famosa por sua gastronomia e, por isso, você não pode deixar de fazer uma visita a Plaka, o bairro mais antigo de Atenas. Nesse distrito com ruas de paralelepípedos, você encontrará inúmeros restaurantes que preparam deliciosos pratos da culinária grega.
Para explorar esses e outros lugares de forma divertida, aconselhamos reservar este tour de bicicleta elétrica por Atenas.
2. Bruxelas, Bélgica
Bruxelas representa muitas coisas: é a capital da Bélgica, a sede das instituições da União Europeia, o lar de diversas culturas e uma ponte entre o passado e o futuro. Em resumo, é a capital europeia por excelência que deve ser visitada pelo menos uma vez na vida.
Passeando pelas ruas de Bruxelas, você se verá admirando a imponente arquitetura dos seus edifícios, sentindo os aromas da sua culinária eclética e sorrindo divertidamente ao observar os inúmeros Manneken Pis. Para conhecer os principais pontos turísticos da cidade com um guia de língua portuguesa, você pode participar deste free tour por Bruxelas.
Também vale ressaltar que a cidade é famosa por seus requintados chocolates e por suas cervejas artesanais, que você pode desfrutar nos muitos cafés e pubs de Bruxelas ou reservando este tour do chocolate e da cerveja.
3. Budapeste, Hungria
Budapeste, tão majestosa e rica em história, é uma capital europeia que vale a pena visitar mais de uma vez, pois tem muitas atrações a oferecer.
O charme majestoso da capital húngara está certamente ligado a seus monumentos, em primeiro lugar o imponente Castelo de Buda. Mas a cidade também recebe uma alta quantidade de visitantes anualmente graças a seus inúmeros balneários naturais.
Há tantas coisas para fazer e ver em Budapeste que recomendamos adquirir o cartão turístico Budapest Card, bem como os ingressos para o famoso balneário Széchenyi se sua intenção for passar um ou mais dias de relaxamento total. Um merecido descanso na capital da Hungria!
No entanto, a capital húngara também oferece muitas experiências culturais. Para quem gosta dos enigmas, este tour pelos mistérios e lendas de Budapeste lhe permitirá descobrir o lado oculto e sombrio da cidade. E, se você preferir visitas guiadas clássicas, recomendamos reservar este passeio de barco pelo Danúbio que passa ao lado dos edifícios mais representativos da cidade.
4. Copenhague, Dinamarca
Veneza, Amsterdam e Bruges são algumas das cidades europeias mais famosas por seus canais, mas Copenhague não é exceção!
Você pode conhecer a capital da Dinamarca por terra ou por água. Nesta última opção, é altamente recomendável fazer um passeio de barco pelos canais de Copenhague e apreciar os lugares mais emblemáticos desta capital europeia na tranquilidade da embarcação. Entre os lugares que podem ser contemplados encontram-se a Ópera, o Palácio de Amalienborg, a Biblioteca Real, a Bolsa de Valores, a Pequena Sereia e a Igreja de São Salvador. Você também cruzará o canal Nyhavn, frequentado no passado por marinheiros e, hoje, repleto de clubes coloridos e populares.
Se você prefere explorar a cidade em terra firme, nosso conselho é fazer um free tour pela capital dinamarquesa. E, se o que você busca é exclusividade e um guia que fale português, o ideal é um reservar um tour privado por Copenhague. E, para quem quer combinar as duas formas de visitar a cidade, a alternativa ideal é realizar um passeio de ônibus turístico + um passeio de barco.
5. Valletta, Malta
Você sabia que a capital de Malta foi fundada pelos Cavaleiros da ordem de mesmo nome? Construída no século XVI, Valletta tornou-se ao longo do tempo um ponto de referência para toda a ilha. Hoje, goza do título de Patrimônio da Humanidade da UNESCO, e todos os anos recebe muitos visitantes fascinados pela sua história peculiar.
Uma das melhores formas de percorrer esta capital europeia, é fazendo um tour pelo centro histórico. Além de aprender sobre a história dessa parte da cidade e apreciar seu encanto, você visitará lugares icônicos como a Concatedral de São João e os jardins do Upper Barrakka.
Uma vantagem de Valletta é que também é o ponto de partida ideal para descobrir outras cidades e locais de interesse em Malta. Da capital maltesa, você poderá empreender uma excursão a Mdina e aos impressionantes penhascos de Dingli, e ainda navegar até as ilhas de Gozo e Comino.
6. Lisboa, Portugal
Você sabia que, assim como Roma, a capital de Portugal está erguida sobre sete colinas? É por isso que suas ruas sobem e descem em um esquema verdadeiramente peculiar.
Com sua mistura de tradição e modernidade, Lisboa é um destino turístico perfeito, a ser descoberto durante todo o ano. A capital portuguesa oferece inúmeros museus e monumentos, além de clubes pitorescos e praias encantadoras.
Uma ótima maneira de explorar a cidade é visitando seus bairros, sendo Alfama provavelmente o mais famoso. Ou você pode se aprofundar na cultura portuguesa aprendendo sobre sua tradição em um espetáculo de fado.
Se você preferir fazer uma atividade mais sofisticada, pode descobrir Lisboa por mar com um passeio de veleiro para ver a ponte 25 de Abril e o Cristo Rei da água. Depois de visitar a cidade durante o dia desfrutando da luz natural, recomendamos curtir a vida noturna de Lisboa, para poder dizer que já viu tudo o que há para ver nesta capital europeia.
7. Liubliana, Eslovênia
A pitoresca capital da Eslovênia irá impressioná-lo com seu centro histórico bem preservado e as belas pontes que atravessam o rio Ljubljanica. A cidade transmite um ambiente descontraído e hospitaleiro, graças à presença dos estudantes universitários que animam os numerosos cafés nas ruas do centro.
Situada a poucos quilômetros da fronteira italiana, essa é certamente uma das mais belas capitais europeias. Liubliana oferece aos visitantes uma variedade de atividades, museus a eventos culturais. Além do mais, devido aos grandes parques e colinas verdes que a rodeiam, basta explorar a cidade a pé para respirar sua beleza!
Há várias maneiras de descobrir esta imperdível capital europeia. Você pode, por exemplo, planejar um tour de bicicleta ou, se for amante da cozinha, reservar um tour gastronômico por Liubliana com sabores e aromas característicos da cozinha eslovena. Se, por outro lado, você é apaixonado por folclore e gosta de conhecer as tradições locais, a melhor opção é reservar um jantar com espetáculo de danças tradicionais, para aprender mais sobre a cultura da Eslovênia.
8. Paris, França
Não podemos falar de capitais europeias sem mencionar Paris, o destino mais procurado da Europa, inclusive em 2025. Conhecida como a “cidade da luz”, essa esplêndida cidade irá apaixoná-lo.
É difícil resumir em poucas linhas o que ver em Paris, porque a capital da França oferece aos seus visitantes uma infinidade de monumentos, museus e lugares de interesse.
Por isso, um dos melhores planos para fazer em Paris é se perder pelas ruas dos seus bairros. Recomendamos talvez começar com um free tour por Montmartre ou pelo centro de Paris e, depois, dar um passeio pelas animadas ruas do Quartier Latin (bairro Latino).
Mas se você não vê a hora de conhecer em primeira pessoa o enorme patrimônio artístico e cultural de Paris, pode visitar os principais monumentos da capital. Nesse caso, recomendamos que você se organize com antecedência, reservando ingressos para as atividades mais populares, como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre. Não fique sem o seu ingresso!
9. Praga, República Tcheca
O encanto de Praga é inegável: suas pontes góticas, o castelo que a domina, o art nouveau que decora as fachadas de seus edifícios e o gueto judeu com sua história fazem da cidade uma das capitais europeias que você precisa visitar pelo menos uma vez na vida.
Entre os monumentos emblemáticos da cidade destacam-se o Relógio Astronômico, a Torre da Pólvora e a Ponte de Carlos. Parecem nomes saídos de uma novela de fantasia e, de fato, esta cidade serviu de inspiração para muitos escritores ao longo da história, começando por Kafka.
Portanto, a capital da República Tcheca tem muito a oferecer, tanto em termos de cultura quanto de gastronomia, especialmente quando o assunto é a cerveja Pilsner.
Se você decidir visitar esta capital pela primeira vez, não deve deixar de fazer um tour pelo Castelo de Praga e pela Malá Strana (Cidade Pequena), um dos bairros mais antigos da cidade. E, se você quiser fechar o dia com chave de ouro, nada melhor do que desfrutar do tour da cerveja por Praga. Uma experiência obrigatória na cidade!
10. Tallinn, Estônia
Tallinn, a charmosa capital da Estônia, irá fasciná-lo com seu centro histórico medieval, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. As ruas de paralelepípedos, as casas de cores brilhantes e as torres medievais criam uma atmosfera decididamente de conto de fadas.
Mas não se deixe enganar, quando a noite cai, esta cidade também sabe como entretê-lo. Na verdade, existem milhares de boates que, especialmente no verão, animam as ruas com mesas ao ar livre e excelente música, inclusive música ao vivo. Essa combinação de antigo e moderno, faz de Tallinn uma das melhores capitais europeias para se visitar.
Você pode descobrir o melhor desta esplêndida cidade europeia adquirindo o Tallinn Card, um passe para todos os transportes públicos e algumas das principais atrações. Ou você pode optar por um passeio de bicicleta por Tallinn, para descobrir todos os cantos enquanto desfruta das melhores vistas.
E, já que estamos na Estônia, devemos fazer uma menção especial à cidade de Tartu. Com seu museu de arte e o adorável jardim botânico da universidade, Tartu também merece entrar na nossa lista de “capital” europeia para ser visitada este ano!
11. Varsóvia, Polônia
O apelido da capital da Polônia é “a fênix”. A história de Varsóvia encontra-se, de fato, repleta de conflitos, destruição e reconstrução. Esta cidade, nos fala de um passado resiliente cujo futuro pode finalmente ser considerado brilhante, portanto, vamos explorar uma das capitais da Europa que você não pode deixar de visitar em 2025.
O ponto de interesse mais famoso é certamente a Praça do Mercado, reconstruída em sua totalidade após os bombardeios nazistas. No centro, há uma estátua de uma sereia armada com espada e escudo, um símbolo da cidade ligado a uma antiga lenda.
Outro dos monumentos icônicos de Varsóvia é o Palácio da Cultura e da Ciência, um enorme edifício que abriga museus, teatros e restaurantes e, além disso, é um símbolo do renascimento desta cidade após a Segunda Guerra Mundial. Ao reservar um tour privado com um guia que fala português, você terá uma visão aprofundada da fascinante história desta incrível capital europeia.
E se você é apaixonado por música, não pode perder este tour por Varsóvia seguindo os passos de Chopin, o famoso compositor polonês que nasceu e viveu nesta capital da Europa até seus 20 anos.
Com toda esta informação, é hora de traçar seu itinerário. Então, qual será a primeira capital europeia que você visitará?