Europa

Os cafés literários mais importantes da Europa

O Velho Continente não seria entendido sem suas cafeterias. Por isso, hoje na Civitatis falamos sobre os cafés literários mais importantes da Europa.
22 julho 2022

Conspirações, mudanças de regimes e governos, revoluções e contrarrevoluções, invasões e assassinatos, obras-primas das letras… A história do Velho Continente não seria entendida sem aqueles lugares onde vários desse acontecimentos foram planejados. Por isso, hoje na Civitatis queremos lhe falar sobre os cafés literários mais importantes da Europa.

Além da sua essencial função como lugar de gestação de mudanças políticas, os cafés literários também serviram como ponto de encontro para escritores. De Fernando Pessoa a J.K. Rowling, passando por Dickens ou Valle-Inclán, os grandes literatos sempre encontraram em uma cafeteria um espaço de inspiração.

Pegue uma taça quente, prepare um caderno e uma caneta (ou máquina de escrever ou computador) e acompanhe-nos pela Europa em busca dos seus destacados cafés literários.

Café Gijón de Madrid

Situado no número 21 do passeio de Recoletos, em uma das áreas mais emblemáticas de Madrid, está o famoso Café Gijón. Desde sua fundação até o final do século XIX, essa cafeteria se destacou por suas animadas conversas literárias.

Fachada do Café Gijón de Madrid com grandes janelas
Café Gijón de Madrid

O Gijón não só é um dos cafés literários mais importantes da Espanha. Também faz parta da história das letras hispânicas. Inclusive, algumas obras estão ambientadas nessa cafeteria. Uma das mais destacadas é La noche que llegué al Café Gijón, de Francisco Umbral.

Além de Umbral, grandes escritores da literatura espanhola, como Camilo José Cela, Enrique Jardiel Poncela, Fernando Fernán Gómez e outros tantos, deixaram sua marca nessa cafeteria. A relevância desse estabelecimento é tanta que desde 1950 acontece aqui a entrega do Prêmio Literário Café Gijón.

Café Le Procope de Paris

Na capital francesa sempre foram muito populares os cafés-restaurantes. E os literários não são exceção. Entre os mais relevantes está, sem dúvida, o Café Le Procope. Situado no distrito VI de Paris, esse estabelecimento foi fundado em 1686.

O centenário Café Le Procope de Paris, localizado em uma rua estreita da cidade
Café Le Procope de Paris

Alguns dos frequentadores mais famosos do Le Procope foram Voltaire e Rousseau. Mas sua importância não termina aqui. Diz a lenda que o grande filósofo Diderot escreveu alguns textos da sua Encyclopédie nesse café literário de Paris.

A repercussão do Le Procope é tanta que ultrapassa fronteiras. De fato, outra lenda muito popular afirma que o político norte-americano Benjamin Franklin redatou diversos artigos da Constituição dos Estados Unidos nesse café.

Café A Brasileira de Lisboa

Todo turista que chega a Lisboa e se senta para tomar algo no terraço do Café A Brasileira não pode resistir em tirar uma foto com a estátua que preside o local. Essa escultura, situada em uma das mesas do terraço como se fosse um cliente mais, corresponde a Fernando Pessoa. Claro que esse grande escritor foi um dos clientes habituais de um dos cafés literários mais importantes de Portugal.

Estátua de Fernando Pessoa em frente ao Café A Brasileira de Lisboa
Estátua de Fernando Pessoa em frente ao Café A Brasileira de Lisboa

Inaugurado em 1905, o Café A Brasileira é a história viva da literatura lusitana, além de ser uma das cafeterias mais bonitas de Portugal, já que no seu interior encontraremos uma bela decoração de estilo art déco. Essa é uma das paradas do nosso tour de Fernando Pessoa em Lisboa, ideal para mergulhar na vida do escritor e seus heterônimos.

Além do próprio Pessoa, pelo A Brasileira também passaram grandes intelectuais portugueses, como o pintor José de Almada Negreiros ou o escritor Aquilino Ribeiro.

Café Florian de Veneza

Originário de 1720, o Café Florian de Veneza, com sua localização privilegiada na praça de São Marcos, foi testemunha de grandes acontecimentos. Considera uma das cafeterias mais antigas de toda Europa, em suas salas decoradas em estilo neobarroco conspiraram, escreveram, riram e choraram personalidades como o célebre Giacomo Casanova.

Mesas diante do Café Florian de Veza, um dos mais antigos da Europa
Café Florian de Veneza

O famoso sedutor veneziano não foi o único dos clientes ilustres do Café Florian, por onde também passaram Charles Dickens, Charles Chaplin, Friedrich Nietzsche, Marcel Proust o Andy Warhol, entre outros.

Isso sim, quem decidir tomar algo nesse estabelecimento centenário deve saber que o Café Florian é uma das cafeterias mais caras do mundo. Um café pode custar até 8,5 euros, uma cerveja, 12 euros, uma garrafa de água, 5 euros… É fácil ver que a exclusividade, elegância e história literária e política do Florian têm um preço.

Café Novelty de Salamanca

Situado em plena Plaza Mayor de Salamanca, o Café Novelty é parte imprescindível da vida cultural da cidade desde 1905. De fato, junto com o Café Gijón de Madrid, é considerado um dos grandes cafés literários da Espanha ainda em funcionamento.

Estatua de Gonzalo Torrente Ballester en el interior del Café Novelty de Salamanca
Estátua de Gonzalo Torrente Ballester no interior do Café Novelty de Salamanca

O filme Enquanto a guerra durar, de Alejandro Amenábar, ambientou algumas de suas cenas no Café Novelty. E não é de se estranhar, já que, assim como o filme reflete, Miguel de Unamuno foi dos seus clientes mais fiéis.

Com a Guerra Civil espanhola, a clientela do Novelty se dividiu e os diferentes bandos ideológicos se sentavam em lugares diferentes da cafeteria. A meados do século XX, o café foi recuperando pouco a pouco sua fama e prestígio.

The Elephant House de Edimburgo

Para fechar o círculo com os cafés literários mais importantes da Europa, concluímos esse artigo não com uma cafeteria, mas sim com um pub muito ligado às letras. Trata-se do The Elephant House de Edimburgo, onde nasceu Harry Potter.

The Elephant House de Edimburgo foi o lugar de nascimento da saga literário "Harry Potter"
The Elephant House de Edimburgo

J.K. Rowling, a autora dessas aventuras protagonizadas pelo jovem bruxo, passou muitas tardes nesse pub escrevendo algumas paisagens da saga que a tornaria famosa. Além disso, The Elephant House está a apenas alguns metros do Cemitério de Greyfriars Kirkyard, onde está o túmulo de um tal Thomas Riddell. Mas essa já é outra história…

Se você deseja conhecer mais segredos sobre o vínculo tão especial que a capital escocesa tem com o famoso bruxo, recomendamos este free tour do Harry Potter por Edimburgo.

O pub The Elephant House também está muito perto da Biblioteca Central de Edimburgo, por isso o ambiente literário dessa zona da capital escocesa é mais que evidente.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: