As 10 bibliotecas mais bonitas do mundo

Qual é a biblioteca mais bonita do mundo? Certamente, você já se deparou com essa pergunta pelo menos uma vez na vida… Por isso, nós da Civitatis pensamos em oferecer a você nossa seleção das 10 bibliotecas mais bonitas do mundo, nos concentrando em lugares icônicos com um charme artístico e arquitetônico único.
Romances, poemas, peças de teatro… Seja qual for o gênero, os livros são uma ferramenta indispensável para o crescimento social. Os locais que os preservam, ou seja, as bibliotecas, assumem um charme especial que nenhum outro tipo de edifício pode igualar.
Em alguns casos, os textos estão nas prateleiras de bibliotecas realmente incríveis, que valem a pena visitar, não apenas por seus livros, mas também para admirar verdadeiras obras-primas arquitetônicas. Venha descobri-las conosco!
1. Biblioteca do Trinity College, parada obrigatória em Dublin
Você sabia que o Trinity College de Dublin possui a maior biblioteca para pesquisas da Irlanda? Há mais de quatro milhões de livros nessa famosa biblioteca, que desde 1801 recebe um exemplar de todas as obras publicados na Grã-Bretanha e na Irlanda.
A Biblioteca do Trinity College é frequentada diariamente não apenas por estudantes e pesquisadores, mas também por turistas, que buscam pela famosa Long Room. Essa sala, a mais antiga da biblioteca do Trinity College, é repleta de estantes de madeira que não parecem ter fim, bustos em mármore, pequenas escadas e uma harpa muito antiga que se tornou um emblema nacional. Lá, você também encontrará o Book of Kells, um manuscrito cristão meticulosamente decorado, cujas origens remontam ao século IX.
Faça um tour pela biblioteca do Trinity College, no qual você verá o Book of Kells e fará um passeio pelo exterior do Castelo de Dublin.

2. Real Gabinete Português de Leitura, uma verdadeira joia no Rio de Janeiro
Construído no final do século XIX e início do século XX, o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, possui a maior coleção de literatura portuguesa fora de Portugal.
Seu prédio oferece um dos melhores testemunhos da arquitetura neomanuelina, com a maravilhosa fachada inspirada no Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, projetada por Germano José Salle. O teto da sala de leitura, com seu lustre de ferro e claraboia, certamente deixará você maravilhado.

3. A abadia de Admont abriga uma das bibliotecas mais bonitas do mundo
Situada nos Alpes austríacos, a cerca de três horas de carro de Viena, fica o mosteiro de Admont, fundado em 1074. Esse lugar se tornou um dos principais centros culturais e espirituais da Idade Média, quando a abadia começou a reunir importantes livros para custodiá-los nos seus arquivos.
Entretanto, não foi até o século XVIII quando uma obra colossal foi realizada e deu origem a uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. O arquiteto responsável foi Joseph Hueber, um artista barroco que criou uma verdadeira “catedral de luz” para abrigar os livros do mosteiro. Considerada por muitos como a Oitava Maravilha do Mundo, a biblioteca se destaca por suas cúpulas decoradas com afrescos coloridos, belas prateleiras em tons brancos e dourados, curiosas portas secretas e esculturas de Josef Stammel.

4. A histórica biblioteca Joanina de Coimbra
Descrita como uma das bibliotecas “mais bonitas e ricamente decoradas”, este grande arquivo construído entre 1717 e 1728 por ordem do rei João V de Portugal se tornou um lugar imprescindível de Coimbra. A biblioteca se destaca por sua decoração rococó que faz com que ela se pareça mais uma capela que um arquivo bibliográfico.
Tetos pintados, estantes com folha de ouro feitas com madeiras exóticas e valiosos exemplares de livros antigos compõem essa coleção. Uma curiosidade: todas as noites, uma colônia de morcegos contribui com a manutenção da biblioteca eliminando os insetos que invadem o recinto.

5. Biblioteca pública de Nova York, um arquivo com encanto
A biblioteca pública de Nova York é frequentada habitualmente por estudantes e pesquisadores e, claro, também pelos turistas que visitam a Big Apple todos os anos. Uma época especialmente emocionante para conhecer esse emblemático edifício é o Natal, pois no Bryant Park, que fica perto de lá, é instalada uma pista de patinação no gelo e um mercado que, com certeza, irão lhe cativar. Além do mais, a árvore que decora todos os anos a biblioteca é o lugar perfeito para tirar uma foto de lembrança!
Vale a pena mencionar que, além de ser uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, é uma das maiores dos Estados Unidos. As famosas esculturas dos leões na entrada, os afrescos da Rose Main Reading Room, e os enormes candelabros e mesas de carvalho são os protagonistas desse lugar.

6. Palafoxiana, a primeira biblioteca pública da América
Uma das bibliotecas mais bonitas do México está na cidade de Puebla. A biblioteca Palafoxiana foi fundada pelo bispo espanhol Juan de Palafox e Mendoza em 1646, o que faz dela a biblioteca pública mais antiga da América. De fato, uma das condições que o religioso impôs para sua abertura é que fosse um espaço aberto para todos e não apenas para eclesiásticos.
O trabalho dos ebanistas tanto nas estantes quanto no retábulo da Virgem de Trapani é realmente impressionante. Você pode descobrir mais sobre sua história fazendo este free tour por Puebla, que para bem em frente ao edifício.

7. A biblioteca George Peabody de Baltimore, uma das 10 bibliotecas mais bonitas do mundo
A Biblioteca George Peabody foi fundada pelo famoso filantropo George Peabody. Ela está localizada no campus da Peabody no distrito de Mount Vernon, ao norte do centro de Baltimore. Projetada pelo arquiteto Edmund Lind e construída em 1860, sua impressionante sala de leitura apresenta colunas e varandas de ferro forjado.
Desde 1967, ela é a biblioteca pública de Baltimore e possui mais de 300.000 volumes, além de uma importante coleção de mapas.

8. A vanguarda da biblioteca pública de Stuttgart
A cidade alemã de Stuttgart abriga a Stadtbibliothek Stuttgart, uma biblioteca moderna projetada pelo arquiteto sul-coreano Eun Young Yi, que abriu suas portas ao público em 24 de outubro de 2011.
Cobrindo nove andares acima do solo e dois subterrâneos com uma estrutura paralelepipédica muito moderna, a Biblioteca da Cidade de Stuttgart abriga mais de meio milhão de livros, mas isso não é tudo… De fato, em seu interior há a chamada Sala da Tranquilidade, na qual é possível refletir inspirado pelos livros.

A biblioteca pública de Stuttgart, um dos centros de leitura mais vanguardistas da Europa
9. A Biblioteca Real do Mosteiro El Escorial
A Biblioteca Real do Escorial, localizada dentro do famoso mosteiro, foi construída a pedido de Filipe II, considerado um dos maiores expoentes do humanismo espanhol.
A biblioteca se destaca por seu impressionante Salão Principal, com afrescos do italiano Pellegrino Tibaldi e decorado com retratos de figuras históricas, instrumentos matemáticos e científicos, mapas, esferas, astrolábios, moedas e medalhas. Se quiser conhecer seu interior, não perca a visita guiada ao Mosteiro El Escorial!
Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1984, a biblioteca também possui uma extensa coleção de gravuras, com mais de 7.000 peças dos melhores artistas europeus da época, e uma rica coleção de catálogos de coleções de manuscritos. Em suma, sem dúvida, uma das bibliotecas mais bonitas do mundo!

10. A Biblioteca Nacional Marciana, uma joia veneziana
A Biblioteca Nacional Marciana em Veneza está localizada na parte inferior da Praça de São Marcos, entre a torre do sino e a Zecca. Além do Edifício da Biblioteca, essa biblioteca também ocupa os espaços da Fabbrica della Zecca, projetada por Jacopo Sansovino.
Em seu interior, ela abriga uma das mais importantes coleções de manuscritos gregos, latinos e orientais do mundo.

Quer você seja um entusiasta da leitura ou apenas um amante da arquitetura e da arte, as bibliotecas podem ser espaços para você saborear e apreciar. Portanto, não hesite em incluir essas 10 bibliotecas mais bonitas do mundo em seus itinerários de viagem. Temos certeza de que elas darão ainda mais charme à sua viagem!