Europa

As 11 melhores viagens bate-volta saindo de Roma

Ficar entediado na Cidade Eterna é impossível. Mas há muito mais para explorar... Confira os melhores passeios de bate-volta de Roma!
15 abril 2025

Do lendário Coliseu à Fontana de Trevi, passando pelos Museus do Vaticano… Roma é uma cidade com muitos lugares para você admirar e fazer diversas atividades. Você poderia passar semanas explorando cada recanto. No entanto, os turistas muitas vezes se esquecem de olhar para fora da cidade, onde há muitos outros tesouros a serem explorados. Na verdade, Roma é um excelente ponto de partida para explorar a região do Lácio. Além disso, não dizem que “todos os caminhos levam a Roma”? Claro, muitos desses destinos poderiam ser melhor aproveitados ao longo de vários dias, mas não deixe que isso impeça você de conhecer o destino dos seus sonhos em um bate-volta de Roma. Você não vai se arrepender de fazer essa visita.

Por isso, hoje, na Civitatis, vamos contar para você as 11 melhores excursões de uma dia saindo de Roma. Alguns vão ocupar um dia inteiro e outros ficam a apenas uma curta distância de carro ou de trem, então com certeza haverá algo que se encaixe ao seu itinerário.

1. Ostia Antica (90 minutos)

A uma curta distância do centro da cidade, visitar as ruínas de Ostia Antica oferece a fuga perfeita da agitação da Cidade Eterna. Esse fascinante sítio arqueológico fica a cerca de 30 quilômetros da cidade e levará aproximadamente 90 minutos para chegar de transporte público e 30 minutos de transfer privado.

Ostia, construída por volta de 335 a.C., já foi o principal porto marítimo de Roma, servindo tanto para fins militares quanto comerciais. No entanto, após a queda de Roma, a cidade foi abandonada e acabou sendo soterrada pela lama do rio. Permaneceu escondida até sua redescoberta em 1800, com a lama protegendo amplamente o local dos elementos ao longo dos séculos. O resultado é um fascinante sítio arqueológico, incluindo mosaicos deslumbrantes.

Ao caminhar por aí, você pode reconhecer Ostia. Além de suas características arqueológicas inestimáveis, essa cidade também é apresentada em Emily em Paris como a cidade de Solitano, onde Emily conhece a mãe de Marcello.

A melhor maneira de visitar esse fascinante lugar é acompanhado por um guia turístico especializado, que vai levar você para conhecer os principais destaques desse local. Reservando a excursão a Ostia Antica de meio dia, você fará um bate-volta de Roma, já com transporte incluído.

Vista aérea de Ostia Antica, com um teatro, vilas e árvores ao redor
Ostia Antica

2. Florença (1,5 hora)

Graças ao trem rápido, que leva cerca de uma hora e meia, é muito mais acessível sair de Roma e chegar a Florença. Assim, você poderá visitá-la de forma fácil em uma viagem de um dia, ao reservar esta Excursão a Florença de trem de alta velocidade. A capital toscana é um item da lista de desejos por um bom motivo. Ela é nada menos que o berço do Renascimento, Florença é a capital mundial da arte, lar de inúmeras obras-primas inestimáveis.

Você poderá ver o Davi de Michelangelo ao fazer uma visita guiada pela Galeria da Academia. Além disso, você poderá ver outras obras de Michelangelo, bem como obras de grandes nomes como Botticelli, da Vinci, Cimabue e Giotto, nesta visita guiada à Galeria Uffizi, uma das melhores coleções de arte do mundo.

A arquitetura da cidade também impressiona por pináculos góticos, arcos românicos, domos renascentistas e fachadas barrocas ornamentadas, esses ornamentos criam um horizonte harmonioso que abrange séculos de design europeu inovador. O Duomo de Florença é talvez a joia da coroa da cidade, cuja construção começou em 1294.

Se você reservar com antecedência, e não se importar em esperar na fila por um tempo, você poderá subir os seus 463 degraus e contemplar as melhores vistas panorâmicas da cidade, da maior cúpula de alvenaria do mundo. Você pode ver o Duomo e muitos outros destaques neste free tour por Florença!

O skyline de Florença, com o Duomo e a torre do relógio se destacando acima
O horizonte de Florença

3. Tivoli (30 minutos)

Tivoli é a escolha certa se você está procurando um bate-volta de Roma de um dia. De forma prática, você poderá pegar um trem que leva 30 minutos da estação Roma Termini para Tivoli por apenas alguns euros. Essa pequena cidade era uma espécie de destino de férias da Roma Antiga, frequentada por figuras como Augusto, Horácio e Catulo.

Hoje, Tivoli é uma cidade bastante pitoresca, com arte e arquitetura deslumbrantes, jardins e uma história fascinante. Um ponto de referência é a Villa d’Este, um palácio e jardins altamente ornamentados que receberam o status de Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Outras atrações incluem a Villa Gregoriana, a Catedral de Tivoli e, a apenas quatro quilômetros, você encontrará a Villa Adriana, um Patrimônio da Humanidade da Unesco construído em homenagem ao Imperador Adriano.

Villa d'Este, perto de Roma, com uma fonte em primeiro plano e uma fachada ornamentada ao fundo
Villa d’Este

4. Veneza (3 horas e 45 minutos)

Existem várias cidades italianas icônicas, mas uma que não pode faltar em seu passeio de Roma é a encantadora Veneza. Essa cidade é romântica por natureza e altamente cultural, mais conhecida por seu labirinto de canais, que servem como ruas da cidade. A melhor maneira de explorar esse lugar é em um passeio de gôndola pelos canais, o que lhe dá uma verdadeira sensação do espírito de Veneza.

Uma parada obrigatória enquanto estiver em Veneza é a Praça de São Marcos, a principal praça da cidade. Lá, você encontrará o Palácio Ducal do século XIV, um Patrimônio da Humanidade da Unesco, considerado uma joia da arquitetura gótica. Esse imponente edifício serviu como residência dos governantes de Veneza e posteriormente se tornou a sede do governo.

A praça também se destaca pela Basílica de São Marcos, a principal catedral de Veneza e uma obra-prima da arte e arquitetura bizantina, com mosaicos dourados deslumbrantes, cúpulas e grandes colunas de mármore. Você pode ver ambas no seu próprio ritmo, acompanhado por um guia, ao reservar um tour pela Basílica de São Marcos + Palácio Ducal.

Como Veneza fica mais afastada, vai exigir uma longa viagem para um passeio de um dia. No entanto, se você quiser viver essa experiência, com certeza irá conseguir. A maneira mais fácil de realizar o percurso é com parte desta excursão a Veneza de trem de alta velocidade de um dia para Veneza partindo de Roma, que inclui transporte de ida e volta. Dessa forma, você poderá explorar a cidade por conta própria por seis horas.

Um homem com um chapéu navegando pelos canais de Veneza
Explore Veneza ao longo de seus canais

5. Pompeia entre na Roma Antiga (2,5 a 3 horas)

O próximo da nossa lista é um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo, Pompeia. Lá, você encontrará a cidade romana antiga mais bem preservada do mundo. Essa cidade de classe média já teve uma população de 20.000 habitantes, mais de cem bares, dezenas de padarias, além de vários banhos públicos e bordéis. Mas foi no ano de 79 d.C., que o Monte Vesúvio entrou em erupção e cobriu a cidade em cinzas, poeira e pedras, preservando Pompeia por mais de 1.700 anos.

No século XIX, os arqueólogos descobriram registros do dia dramático que soterrou essa cidade antiga, entre eles está o de um pão assado em fornos, barracas de comida, letreiros do comércio… Pompeia merece cada pedacinho de sua fama. A melhor maneira de visitar é realizando uma Excursão a Pompeia de um dia a Pompeia, em um bate volta saindo de Roma, com a Civitatis, que inclui uma excursão guiada de duas horas pelo local.

Uma foto aérea do Fórum em Pompeia, com muitas outras estruturas também à vista
Fórum de Pompeia

6. Costa Amalfitana (3,5 horas)

Se você está sonhando em visitar a Costa Amalfitana… é hora de tornar isso em realidade! Nesse trajeto não há trem direto para a Costa Amalfitana. Se você quiser ir de transporte público, o ideal é pegar o trem rápido para Salerno logo de manhã, por volta das 6:00 horas, e depois um trem para Amalfi, o que levará entre três horas e meia e quatro horas e meia no total, dependendo do trem que você pegar. Outra alternativa é alugar um carro e você terá um percurso de três a quatro horas em cada sentido, mas o estacionamento pode ser muito difícil, especialmente no verão.

Quando você estiver em Amalfi, você fara uma imersão na atmosfera e contemplará a paisagem costeira. A melhor maneira de fazer isso é em um tour de Fiat 500 pela Costa Amalfitana, outra das joias deslumbrantes da Costa Amalfitana. Já para os amantes das atividades ao ar livre, recomendamos fazer a tirolesa na Costa Amalfitana para contemplar vistas espetaculares.

Uma foto aérea de uma encosta na Costa Amalfitana à noite, com muitos edifícios iluminados
Costa Amalfitana

7. Toscana (3 horas)

Uma opção de viagem de um dia um pouco diferente… agora é hora de nos voltarmos para as colinas ondulantes da Toscana. A quinta maior região da Itália, a Toscana abriga a mencionada Florença, bem como Pisa, Siena, San Gimignano, Arrezzo… a lista continua. Conhecida como a “terra dourada”, essa região muito amada é mais conhecida por suas paisagens, vinhedos e vilas medievais.

A melhor maneira de visitar essa região saindo de Roma é reservando a excursão a Montepulciano e Montalcino + Degustação de vinhos, você explorará algumas dessas vilas medievais e degustará alguns dos vinhos mais fabulosos da região.

A primeira parada é em Montepulciano, com lindas ruas de paralelepípedos que foram apresentadas na saga Crepúsculo! Então, depois de parar para uma degustação de vinhos em uma adega do século XIII, você verá Montalcino, uma verdadeira cidade de conto de fadas no topo da colina. Lá, você encontrará muralhas bem preservadas e um deslumbrante castelo medieval.

Se você quiser explorar as paisagens da Toscana por conta própria, recomendamos alugar um carro, pois ir de um vilarejo da região a outro pode ser bem complicado de ônibus. No entanto, se você quiser visitar Pisa, Arezzo ou Florença, você pode de forma fácil fazer a viagem de trem de alta velocidade. Em fim, Tocana agrada todos os gostos, lá você encontrará desde opções como fazer um passeio a cavalo pela campina toscana até aula de cozinha toscana.

Um grande espaço verde em primeiro plano, composto principalmente por terras agrícolas, e o horizonte da cidade ao fundo
As colinas ondulantes da Toscana

8. Capri (4 horas)

Um bate-volta de Roma a Capri é a maneira perfeita de conhecer uma das ilhas mais famosas da Itália. Conhecida por seus impressionantes penhascos, opções de compras e gastronomia de outro mundo, Capri faz jus à sua fama. Para chegar lá por transporte público, você poderá pegar o trem de alta velocidade para Nápoles e depois o ferry para Capri. No entanto, evite o estresse da viagem e venha com a Civitatis para fazer a excursão a Capri saindo de Roma!

Neste passeio, você fará um tour guiado por Capri, passando pela Piazzetta, a praça mais emblemática de Capri, explorando suas charmosas ruas estreitas ao longo do caminho. Você também verá a Grotta Azzurra ou Gruta Azul, uma caverna deslumbrante que é iluminada por uma luz azul intenso na água, criando um cenário mágico e inesquecível. Capri é uma mistura perfeita de beleza natural e luxo descontraído, tornando-se o passeio incrível, mesmo para uma visita de apenas um dia.

Uma foto das águas da Gruta Azul em Capri, com um barco navegando por ela e a saída à vista
Grotta Azzurra ou Gruta Azul

9. Ilha de Ponza (1,5 horas)

Um passeio de Roma à Ilha de Ponza é uma experiência um pouco mais autêntica e fora do circuito turístico em comparação com destinos como Capri. Ao fazer esta excursão a Ponza com passeio de barco, você pegará um ferry para a colorida ilha de Ponza e poderá saborear um delicioso café da manhã à beira-mar. Em seguida, embarcará em um maravilhoso cruzeiro de cinco horas pelo mar Tirreno, passando por ruínas e cavernas com paradas para nadar e praticar snorkel ao longo do caminho.

Uma encosta repleta de edifícios coloridos em tons de azul, amarelo, laranja e rosa tem vista para uma marina com barcos ancorados perto de um cais rochoso e um pequeno farol vermelho
Ilha de Ponza

10. Assis e Orvieto (2 horas 45 minutos)

Um bate-volta de Roma para Assis e Orvieto oferece uma combinação perfeita de história, arte e paisagens deslumbrantes no coração da Úmbria. Ambas as cidades são facilmente acessíveis de trem a partir de Roma, tornando-as um destino perfeito para explorar os encantadores vilarejos no topo das colinas da Itália.

Em Assis, você entrará em um mundo medieval conhecido por seu significado espiritual como o local de nascimento de São Francisco. Visite a Basílica de São Francisco, um Patrimônio da Humanidade da Unesco, adornada com afrescos de Giotto, e passeie pelas ruas de paralelepípedos repletas de charmosas lojas e cafés aconchegantes. A atmosfera serena e as vistas de tirar o fôlego da paisagem da Úmbria tornam essa experiência inesquecível.

Já Orvieto, situada em um penhasco de tufo vulcânico, também é muito cativante. Não deixe de visitar o Duomo de Orvieto, uma obra-prima gótica com mosaicos impressionantes e esculturas detalhadas. Faça um passeio pelas grutas subterrâneas e um labirinto de antigos túneis etruscos e aprecie o vinho branco local, Orvieto Classico. Essas duas cidades são ricas em história e charme, perfeitas para um passeio de um dia.

Um caminho de pedra ladeado por flores e vegetação leva a uma vila histórica com edifícios de pedra e altos campanários, cercada por árvores e colinas distantes
Um Caminho em Assis

11. Cerveteri (30 minutos)

A Roma Antiga é incrível e tudo mais, mas a Itália é o lar de um dos povos mais antigos e misteriosos: os etruscos. De fato, muitas das tradições culturais e artísticas dos romanos foram fortemente inspiradas por essa civilização, que floresceu na Itália central do século VIII ao século III a.C. Uma viagem bate-volta de Roma imperdível!

Em apenas meia hora, você poderá chegar de forma prática à estação Ladispoli-Cerveteri para explorar Cerveteri. Esta cidade abriga o incrível Necrópole Etrusca de Cerveteri, um sítio arqueológico de 2.900 anos, que conta com milhares de túmulos abobadados. Esse Patrimônio da Humanidade da Unesco também é especialmente significativo porque fornece a única evidência remanescente da arquitetura residencial etrusca.

Estrutura antiga coberta de grama com entradas de pedra parcialmente expostas. Paisagem sob um céu claro e um dia ensolarado, com árvores e arbustos espalhados ao fundo
Necrópole Banditaccia

Essas são as nossas principais sugestões para os melhores passeios saindo de Roma. Seja você um amante da cultura, ou se busca por tranquilidade ou qualquer outra coisa, há opções para todos os gostos! Não deixe que o tempo de viagem impeça você de realizar os seus sonhos… onde há vontade, há um caminho! Você pode conferir algumas opções de excursão privada saindo de Roma de um dia aqui. Se você ainda está procurando complementar o seu roteiro em Roma, confira mais passeios e experiências em Roma com a Civitatis!

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: