Selecione seu idioma

As 9 melhores atrações para ver e fazer em Arequipa, no Peru
Peru

As 9 melhores atrações para ver e fazer em Arequipa, no Peru

Também conhecida como a Cidade Branca ou o Leão do Sul, Arequipa é um destino perfeito para quem gosta de mergulhar na história e na gastronomia dos países da América do Sul. Além disso, é um lugar que, independentemente de quantas vezes que você visitar, nunca deixará de surpreender. Hoje, na Civitatis, vamos te contar quais são as melhores atrações para ver em Arequipa.

Levando em conta seu fascinante patrimônio histórico, sua culinária requintada e suas paisagens de tirar o fôlego, não faltam motivos para visitar essa incrível cidade peruana.

A cidade de Arequipa vista de cima com vulcões ao fundo e palácios brancos
Panorâmica de Arequipa

Quais são as melhores atividades para fazer em Arequipa? Quer seja sua primeira visita à cidade ou não, aqui estão nossas dicas sobre o que fazer nesse belo destino do sul do Peru.

9 coisas para ver e fazer em Arequipa

  1. Passear na Plaza de Armas
  2. Ver a múmia Juanita
  3. Provar a gastronomia peruana
  4. Tirar fotos nos mirantes de Arequipa
  5. Visitar os vulcões e os arredores de Arequipa
  6. Olhar seu reflexo na Laguna de Salinas
  7. Percorrer o Vale do Colca
  8. Descobrir a pedreira de Arequipa
  9. Passear por Arequipa à noite

1. Passear na Plaza de Armas

Qualquer visita à Cidade Branca do Peru deve inevitavelmente começar na Plaza de Armas. De fato, é nessa famosa esplanada que se concentram alguns dos monumentos mais importantes do centro histórico. Um dos mais notáveis é, sem dúvida, a Basílica Catedral de Santa María, um imponente templo de estilo neorrenascentista que foi declarado Patrimônio da Humanidade.

Outro monumento religioso essencial, localizado próximo à Plaza de Armas, é a Igreja da Companhia de Jesus. Ao observar sua fachada, você perceberá que é uma obra-prima do chamado barroco andino.

A Basílica Catedral de Santa María na Plaza de Armas, em Arequipa
A Basílica Catedral de Santa María, na Plaza de Armas de Arequipa

A Plaza de Armas de Arequipa não abriga apenas edifícios eclesiásticos. Na verdade, tanto na praça quanto em seus arredores, você encontrará os melhores espetáculos nos teatros Arequepay e Fénix, o centro da dinâmica cultural da cidade.

Se você quiser conhecer a história dos monumentos mais emblemáticos da Cidade Branca, pode optar por fazer este free tour por Arequipa. A oportunidade perfeita para conhecer pela primeira vez esse importante local do Peru.

2. Ver a múmia Juanita

Arequipa também é um importante centro cultural repleto de museus interessantes. Entre eles, a uma curta distância da Plaza de Armas, se encontra o Museu Santuários Andinos. Este museu abriga uma grande coleção de vestígios arqueológicos deixados pelos incas nos vulcões de Arequipa. Um testemunho dos sacrifícios humanos celebrados por essa antiga civilização.

Uma construção colonial baixa e vermelha com algumas árvores e bancos
A entrada do Museu Santuários Andinos, que abriga a múmia Juanita

O achado arqueológico mais fascinante é a múmia Juanita, encontrada no vulcão Ampato após uma expedição dos arqueólogos José Chavez e Johan Reinhard, em 1995. Esses são os restos mortais de uma jovem inca sacrificada no cume do vulcão. Além de múmias bem preservadas, resultado de rituais antigos que envolviam sacrifícios humanos, você encontrará muitas outras relíquias da época inca.

3. Provar a gastronomia peruana

O Peru já foi em diversas ocasiões consecutivas, nomeado como um dos melhores destinos gastronômicos do mundo pelo World Travel Awards (WTA). Por isso, uma das melhores coisas para fazer em Arequipa é experimentar a deliciosa culinária peruana.

O centro histórico da cidade é um dos melhores lugares para apreciar a gastronomia de Arequipa, especialmente no Mercado de San Camilo. Lá, você encontrará vários postos com produtos frescos da região, entre os quais se destacam as frutas e legumes.

Deliciosos pratos peruanos dispostos em uma mesa e fotografados de cima
Deliciosos pratos típicos peruanos

Além disso, em San Camilo, você pode comprar ingredientes para fazer receitas típicas de Arequipa, como o solterito de queso, o rocoto recheado ou a ocopa arequipeña. Este último é um prato popular preparado com pimentão amarelo e queijo fresco.

Você pode saborear esses e muitos outros pratos fazendo um tour e aula gastronômica por Arequipa.

4. Tirar fotos nos mirantes de Arequipa

Outra das grandes atrações da Cidade Branca são os mirantes de Arequipa, dos quais é possível observar tanto a cidade quanto os cumes que rodeiam todo o núcleo urbano.

Embora existam muitos para visitar, o mais espetacular e famoso de todos é o Mirante de Yanahuara, uma bela varanda em arco de onde se tem uma vista esplêndida de Arequipa e do vulcão Misti.

Um terraço cercado por arcos de pedra branca de onde se podem ver panorâmicas de Arequipa e um vulcão
Mirante de Yanahuara, um dos mirantes de Arequipa, com vistas magníficas da cidade

Se você gosta de fotografia, não deixe de visitar o Mirante de Carmen Alto. Embora esteja localizado mais longe do centro da cidade, vale a pena a visita, já que oferece vistas únicas dos vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu.

Além disso, se você sonha em tirar fotos das melhores paisagens da região, recomendamos optar por fazer este tour por Arequipa e seus mirantes.

5. Visitar os vulcões e os arredores de Arequipa

Arequipa é também um importante destino vulcanológico no sul do Peru. Muito perto da cidade se encontra o Misti, um impressionante estratovulcão andino localizado a 5.820 metros de altitude. É um vulcão ativo e por isso é comum ver fumaças em algumas seções de rocha. Por esse motivo, é aconselhável visitar a área com um guia especializado.

O vulcão Misti em um dia ensolarado, se eleva no meio de uma extensão desértica
Um dos majestosos vulcões nas redondezas de Arequipa

Se você é apaixonado por vulcanologia, também não pode deixar de visitar o vulcão Chachani. Esse pico de 6.057 metros, localizado a 55 quilômetros de Arequipa, permite você observar a parte peruana dos Andes em todo seu esplendor.

Os mais corajoso podem satisfazer seu apetite por aventura nesta excursão de dois dias ao vulcão Misti.

6. Olhar seu reflexo na Laguna de Salinas

Próximo do vulcão Misti, a cerca de 110 quilômetros a leste da cidade de Arequipa, está a Reserva Nacional de Salinas y Aguada Blanca. Essa é uma área que abriga vários vulcões e montanhas cobertas de neve, além de lagoas como a Laguna de Salinas.

Um vulcão sob as nuvens e coberto de neve refletido na água da lagoa Salinas
O reflexo do vulcão Misti na Laguna de Salinas

Esse trecho espetacular de água salobra também é lar de vários animais, incluindo flamingos. Vale a pena visitá-la, e é por isso que recomendamos que você reserve uma excursão à Laguna de Salinas. Você não pode perder essa paisagem única!

7. Percorrer o Vale do Colca

Outra visita imperdível para fazer em Arequipa é ao Vale do Colca: um desfiladeiro espetacular onde o majestoso voo do condor dos Andes pode ser admirado em todo o seu esplendor.

Vistas aéreas do Vale de Colca, com um mirante circular com pessoas olhando para o desfiladeiro
Visitar o Vale do Colca é uma atividade única para se fazer em Arequipa

Tanto o Vale do Colca quanto os vulcões de Andagua fazem parte de um ambiente declarado Geoparque Mundial pela UNESCO. As paisagens da zona são impressionantes e, ao visitar essa área protegida, você entenderá por que ela é considerada uma joia natural no departamento de Arequipa.

Para desfrutar melhor da beleza de suas paisagens, você pode participar desta excursão a Chivay e ao Vale do Colca saindo de Arequipa.

8. Descobrir a pedreira de Arequipa

A Cidade Branca adota seu nome do tipo de rocha com a qual foi construída pelos colonizadores espanhóis. De fato, é em torno de Arequipa que se encontram as principais jazidas de tufo vulcânico com sua cor branca característica, chamada piedra sillar.

Paredes altas de rocha branca esculpidas em forma de arcos e capitéis com alguns selos da era colonial
A pedreira de piedra sillar em Arequipa

Uma das melhores atrações para ver em Arequipa são as pedreiras de tufo branco, uma oportunidade perfeita para uma trilha especial. Você pode admirar as altas paredes de rocha branca reservando esse tour pela Rota do Sillar, que também passa pelo Cânion de Culebrillas. É verdadeiramente impressionante!

9. Passear por Arequipa à noite

Por fim, outra experiência imperdível para fazer em Arequipa é um passeio noturno pela Cidade Branca. Ao escurecer, a cidade se envolve em uma atmosfera mágica e, em particular, a iluminação da catedral e de outros monumentos na Plaza de Armas é bastante impressionante.

Naturalmente, além da praça, o resto do centro histórico de Arequipa, declarado Patrimônio da Humanidade, oferece umas vistas realmente impressionantes. Assim, tudo o que você precisa fazer é relaxar e desfrutar do ar fresco da noite enquanto passeia pelas ruas animadas do centro. A recompensa merecida depois de mergulhar na impressionante natureza da região!

Panorâmica de uma praça em Arequipa iluminada à noite
Passear pela cidade à noite é uma atividade ideal para fazer em Arequipa

A Cidade Branca está repleta de coisas para ver como entre tours culturais, gastronômicos e passeios por paisagens naturais impressionantes. Se quiser reunir mais ideias para sua viagem, explore mais atividades e planos para fazer em Arequipa. Estamos sempre prontos para completar sua viagem com novas aventuras inesquecíveis!

Mais em

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *